Quais os benefícios em usar a tecnologia na educação?

Leitura de 4 minutos

Quer saber quais as razões para usar a tecnologia na educação? No post de hoje trouxemos quais os benefícios em utilizar as TICs (Tecnologia da informação e comunicação) na educação, como as tecnologias podem ajudar no processo de educação dos alunos. 

Fique então, com os principais benefícios que estas ferramentas pedagógicas digitais oferecem, tanto para o seu plano de aula, como para melhorar o desempenho dos seus alunos.

 

Benefícios da tecnologia na Educação

 

Agiliza as atividades do dia a dia

O uso das ferramentas tecnológicas na escola agilizam as atividades desenvolvidas no dia a dia tanto pelos alunos, como pelos professores, seja em uma pesquisa didática ou na comunicação entre eles, proporcionando novos caminhos para o ensino e colaborando assim, com o processo de aprendizagem de todos.

 

 

Aproxima os alunos e os professores

Com as tecnologias na escola, é possível uma maior aproximação dos alunos e professores, aqui ambos aprendem juntos, como também aproxima pais e responsáveis da escola, desse forma, há uma maior aproximação das pessoas de todas as idades e de todas as classes sociais, uma rede que os conectam e faz com que o número de exclusão digital reduza significadamente e conte com a participação de todos.  

 

 

Desperta a curiosidade

A tecnologia desperta a curiosidade, mas não apenas isso, ela proporciona um maior interesse nos alunos, uma nova forma de pensar, se comunicar, ajudar o próximo, estudar e aprender. Quando o conteúdo é passado de forma atraente, dinâmico, os alunos tende a ter um maior interesse e buscam novas formas de resolver os problemas apresentados em sala de aula.

 

 

Redução de papel

A escola é o principal local onde ocorrem os maiores desperdícios de papel. Um dos principais motivos desse desperdício são as quantidades de folhas desperdiçadas, sejam folhas de caderno arrancadas pelos alunos, a agenda escolar, comunicados, lembretes ou convites da escola. Estudos apontam que a tecnologia deve ser a solução para o grande volume de desperdício de papel nas escolas. O uso de computadores, tablets e até mesmo celulares, podem ajudar nesta causa.

 

 

Comunicação direta

As tecnologias ajudam na construção de uma comunicação mais clara, direta e global. Uma comunicação mais rápida e eficaz, que aproxima não só alunos dos professores, mas também aproxima pais e responsáveis da escola. Com o uso das tecnologias na escola, a comunicação se torna mais fácil, seja para escola enviar um comunicado aos pais, uma atividade, ou os pais saberem como anda a vida escolar do filho. Você pode encontrar tudo isso e muito mais na Agenda Edu.

Viu que com o uso das tecnologias na educação todo mundo só tem a ganhar? Depois de todos esses benefícios você não vai querer ficar de fora.

 


 

Leitura

 

Separamos 4 livros que podem auxiliar os educadores neste exercício de entender como os recursos tecnológicos vêm ganhando espaço nas relações de ensinar e aprender.

 

Confira alguns livros que vão te ajudar a entender um pouco melhor sobre a utilização das tecnologias na educação.

 

Gestores educacionais estão constantemente em busca de novas estratégias para aprimorar o ensino que oferecem. Afinal, é preciso, como instituição, ter diferenciais competitivos para que pais e alunos prefiram esta àquela escola; e como missão, facilitar os processos de aprendizagem e cumprir fielmente ao que se propõe. Clique aqui e veja como aumentar a eficiência da sua escola com o uso da tecnologia na educação.

 

 

Os recursos

 

Lousas digitais, tablets, redes sociais e ferramentas tecnológicas fazem parte da realidade das crianças, jovens e muitas escolas atuais.  Quando se trata de tecnologia, todo aparelho é bem-vindo, porém é essencial saber usar essa poderosa ferramenta para obter dela as vantagens que pode trazer.

 

Nem sempre a escola possui essa ferramenta e, quando possui, nem sempre sabe de que forma utilizar esse recurso, e por vezes acaba não usando a tecnologia a seu favor, deixando então de fazer uso de uma auxiliar poderosa e estimulante para alunos, pais e professores.

 

Saiba como usar a tecnologia como fator decisivo para mudanças na educação.

 

 

Aos professores

 

Será mesmo que os professores da sua escola preferem preencher todas as agendas manualmente? Não seria muito mais rápido, fácil e eficaz o envio das agendas com poucos cliques, onde os responsáveis recebem as informações em seus celulares?

 

Por isso, existem algumas práticas que o gestor pode adotar para estimular o uso de recursos digitais entre seus docentes. Clique aqui e saiba quais são.

 

 

Quer saber como incentivar seus professores ao uso da tecnologia!? Clique aqui e saiba mais.

 

 

Veja aqui mais informações sobre a educação 3.0 nas escolas 

 

Veja mais!

Gestão escolar e tecnologia: o que sua escola tem a ganhar com essa parceria
116
Ao adotar um bom software de gestão escolar, a instituição impulsionará a atuação de diversos setores, como financeiro, administrativo e pedagógico &...
BNCC, tecnologia e inovação
211
Por Marcelo Freitas –  Mentor em inovação educacional; Especialista em Gestão Estratégica e Capital Humano; CEO em EdTechs, escritor e pales...
A importância do professor frente às novas tecnologias
1154
O uso das tecnologias estão cada vez mais presentes na vida das pessoas, é comum vermos crianças, jovens e adultos conectados. A tecnologia chega a se...