A utilização dos quadrinhos como prática pedagógicaLeitura de 7 minutos

Práticas pedagógicas 30 de janeiro de 2023
Criança desenhando uma história em quadrinhos

author:

A utilização dos quadrinhos como prática pedagógicaLeitura de 7 minutos

Entenda a importância da leitura em quadrinhos no ambiente escolar


Bem conhecidas por crianças e adolescentes, as HQs sempre chamaram a atenção pelas ilustrações, textos curtos e diálogos simples.


Além de permitir o acesso às diversas possibilidades de conteúdos, as histórias em quadrinhos podem ser um incentivo para aumentar o interesse pela leitura na sala de aula.


Afinal, quem não gostaria de tornar suas histórias conhecidas por outras pessoas?


O uso dos quadrinhos em sala de aula enriquece o repertório cultural do aluno, como também inspira educadores a buscar outras atividades para o processo de ensino e aprendizagem.


Unir a diversão com a prática pedagógica das histórias em quadrinhos estimula a criatividade e a imaginação. Ao mesmo tempo, pode ajudar os alunos a desenvolver o pensamento crítico e aprimorar a escrita.


Benefícios de trabalhar história em quadrinhos na sala de aula


Existem diversas possibilidades que ajudam a despertar o interesse e a curiosidade. A primeira delas é preparar o ambiente para momentos de descoberta e interação entre professores e alunos.


Saiba como utilizar estratégias de leitura na educação infantil


Muito além de organizar ideias e referências no papel, a história em quadrinhos pode servir como benefício para uma série de aplicações valiosas na prática pedagógica:


  • Facilita o acesso aos diferentes níveis de leitura: para o contexto escolar, as HQs devem colaborar para melhorar a compreensão do que é lido
  • Permite a diversidade de conteúdos: histórias em quadrinhos podem ser um caminho para ampliar a visão dos alunos a partir de outras experiências
  • Melhora a comunicação: alunos podem aprender e expressar suas ideias com mais clareza, fazendo uso de legendas e diálogos para contar suas histórias.
  • E mais: proporciona uma alternativa para alunos que não gostam de ler ?

Usando histórias em quadrinhos na sala de aula


Até aqui, já descobrimos que as histórias em quadrinhos são uma excelente ferramenta pedagógica para a prática da leitura, escrita e do pensamento crítico.


Agora, precisamos saber como relacionar ideias, desenhos e palavras para contar a história.


Indo além de explicar elementos visuais através dos textos e legendas, os quadrinhos são também um exercício prático durante o processo criativo.


Veja algumas orientações para levar as histórias em quadrinhos para a sala de aula:


1 – Seja o incentivador da criatividade


Muitos alunos que já dominam a leitura, acham difícil escrever ou não conseguem expor suas intenções ou expressar suas opiniões em um texto.  


Eles têm ideias, mas ainda precisam dominar as habilidades de linguagem escrita para criar um começo, seguir uma sequência de ideias e, em seguida, levar sua escrita a uma conclusão lógica.


Então, que tal estimular a criatividade e a escrita por meio das histórias em quadrinhos?


Deixe que a imaginação tome conta da sala de aula e deixem que eles se expressem por desenhos. Isso ajuda que eles busquem imagens  para apoiar suas ideias de linguagem.


Educação Criativa: conheça a importância e os benefícios dessa metodologia


Com isso, você verá seus alunos experimentando usar palavras e imagens para resolver seus “problemas” de narrativa que, de outra forma, não usando apenas palavras.


Assim como a leitura, os quadrinhos oferecem um alicerce seguro para que os alunos tenham sucesso em sua escrita.


Deixe que eles produzam suas próprias histórias em quadrinhos. Quem sabe você descobre um futuro desenhista ou ilustrador, não é mesmo?


2 – Colabore para a construção do conhecimento


Mesmo que os seus alunos já consigam desenvolver leituras mais complexas, os quadrinhos têm a capacidade de “falar” com eles de uma maneira que entendem e se identificam.


Então, utilize-as como instrumento de construção do conhecimento em diversos aspectos importantes para o desenvolvimento socioemocional e do aprendizado.


Deixe que a combinação de imagens e leitura permita a exposição do aluno a diferentes tipos textuais, como sátira, simbolismo, ponto de vista, drama, trocadilhos e etc. 


Além de deixar que ele entre em contato com histórias que falem do convívio em sociedade, que tratem de emoções, das diferenças e da diversidade. 


Desse modo, você estará trabalhando para uma construção muito além da leitura e escrita, mas também em diversas áreas do conhecimento essenciais para os alunos.


3 – Conecte histórias em quadrinhos com outras disciplinas


O professor, como principal mediador dessa ferramenta de ensino, pode aprimorar a sua prática pedagógica enquanto proporciona um aprendizado multidisciplinar.

É a oportunidade de utilizar temáticas e conceitos de outras áreas do conhecimento, como:


  • História: para eventos históricos, como guerras, revoluções e movimentos sociais;
  • Literatura: para aprender conceitos literários (personagem, enredo, narrativa, estilo);
  • Arte: para mostrar as aplicações de desenho, pintura, composição e design;
  • Ciência: para relacionar conteúdos de física, ciências humanas e da natureza;
  • Matemática: para complementar o estudo de formas, fórmulas e cálculos.

Dessa forma, os estudantes se sentirão mais estimulados à reflexão, criação e aos debates sobre diferentes temas e conteúdos no espaço escolar.


Como oferecer uma experiência prática de quadrinhos na escola?


Existem várias maneiras de estimular o uso de histórias em quadrinhos com atividades práticas, de acordo com a idade e o nível de ensino:


Análise de histórias


Para tornar a dinâmica da criação de histórias mais interativa, reúna os alunos para analisarem juntos os elementos existentes em cada quadrinho.


Essa atividade pode se transformar em uma oficina de produção de texto ou em uma semana de apresentações em grupo.


A prática do trabalho em equipe fará com que eles se comuniquem mais e desenvolvam o senso de colaboração.


Exposição de quadrinhos


Após a criação das histórias, ofereça aos alunos a oportunidade de expor seus quadrinhos além das salas de aula.


Uma boa dica é elaborar uma exposição das atividades e incentivar que cada aluno ou grupo explique como os personagens foram criados, como pensaram no tema e quais as motivações encontraram para contar as histórias.


Explique que esta pode ser uma oportunidade de mostrarem seus talentos e habilidades para a comunidade escolar ou para seus responsáveis.


Jogos de criação


Toda história tem começo, meio e fim, mas já pensou no que pode acontecer quando ela vier acompanhada de um final surpresa? Ou de um destino diferente para um único personagem?


A adaptação de histórias populares, como contos de fadas e aventuras, é um dos jogos que colocam a criatividade no centro do processo de ensino e aprendizagem.


Por isso, mostre aos alunos que é possível usar a imaginação para que esse aprendizado seja uma experiência significativa.


Ao final da atividade, faça com que os alunos percebam que o processo de criação de novas histórias, a partir das que já existem, fez com que melhorassem a capacidade de pensar de forma criativa e a enxergar histórias de diferentes pontos de vista.


Atividades extracurriculares de leitura


As atividades extracurriculares são importantes para que seus alunos entre em contato com temáticas diferentes daquelas contidas no currículo tradicional. 


Para isso, utilize esse momento para introduzi-los aos clássicos da literatura e desenvolver ainda mais seus conhecimentos em outras áreas. 


Mas atenção: é fundamental tornar essa atividade prazerosa, então que tal uni-la com outras?


Isso mesmo, você pode desenvolver momentos de desenhos ou até mesmo de teatro, todos baseados nas histórias em quadrinhos lidas.


Essas atividades estimulam a interação social, a criatividade e autonomia. 


Além disso, você pode introduzir com essa atividade um momento para interpretações e críticas sobre a leitura, em outras palavras, realize uma roda de conversa. 


Como conduzir uma roda de conversa na educação infantil?


Um comentário
  1. Jenna Chauarria

    | Oi, seu blog é maravilhoso, seus artigos são mais informativos do que muitos que encontramos na nas revistas ! Saiba que seu blog é uma grande fonte de informações.

         
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *