Práticas pedagógicas

Jornada Edu online: cidadania digital com dicas e alertas para escola

Você sabe o que é cidadania digital? Já parou para pensar em como a escola, alunos e professores devem usar a internet de forma responsável? Sabe quais são seus direitos e deveres? 


Muitas escolas não param para pensar em segurança de dados no meio digital e até mesmo como proteger a sua comunidade. Na Jornada Edu online, convidamos as especialistas Kelli Angelini e Karolyne Utomi para falar sobre cidadania digital com alertas e dicas para educadores e famílias.


Neste ano, a Jornada Edu está com um novo formato. São 3 eventos de um dia ao longo do ano e um grande evento ao final para encerrar com muita bagagem. A segunda edição trouxe conteúdos voltados para os desafios dos gestores de escola com 4 horas de muito aprendizado. 


Se você não conseguiu acompanhar, não se preocupe! O evento está disponível na íntegra e separamos a primeira palestra:



Você também pode conferir os melhores momentos:


Afinal, internet é terra sem lei?


Claro que a resposta para essa pergunta é não! Mas, muitas pessoas ainda cometem erros achando que nunca serão descobertos ou punidos de forma apropriada. Para uma escola, isso não pode acontecer. 


Segundo a advogada Kelli Angelini, o que a gente vê na prática é que apesar de já termos um entendimento evoluído sobre a internet, ainda encontramos muitos adolescentes e adultos que acham que podem fazer o que quiser na internet e que não haverá consequências. “Internet não é terra sem lei, o que você faz gera responsabilidade. Assim como a gente tem que agir adequadamente na rua, a gente tem que agir adequadamente no meio digital”, afirma. 


Karolyne Utomi também mostra que quando as pessoas estão conectadas, na sala ou no quarto têm a falsa impressão de que estão sozinhas. Mas, isso não é verdade. 


“Quando estamos no computador ou com o celular na mão, estamos com a porta do mundo aberta. As pessoas estão te vendo, você está sendo observado. Temos a ilusão de que estamos escondidos, mas sabemos que existem técnicas para chegar até pessoas que cometam infrações.”


Confira os melhores momentos desta edição:


Cidadania digital na escola


Crianças e adolescentes geralmente não têm a noção de que tudo que estão fazendo deixa rastros na internet. Isso significa que tudo que é postado, como fotos e comentários, fica arquivado. 


Segundo Kelli, é aí que entra o papel da escola e dos responsáveis de informar sobre o uso responsável da internet e também do legado que as pessoas estão deixando lá. Essas noções de responsabilidade e conscientização são fundamentais na educação. 


Segurança na escola: como proteger dados no mundo virtual


Além disso, o mal uso da internet pode repercutir na própria escola, o que envolve multas e até mesmo a reputação da instituição de ensino. 


“A escola tem que pensar como empresa e saber como se proteger nesse ambiente. Por exemplo, professores que tiram fotos de alunos e postam nas suas redes sociais particulares sem nenhuma autorização não estão de acordo com o ordenamento jurídico. A escola deve não só capacitar os seus professores e instruir os seus alunos como também se proteger como empresa, como instituição.”


Karolyne também ressalta que é preciso ter cuidado com as ferramentas contratadas. Muitas vezes, ao encontrar uma solução que pareça prática, a escola se esquece de conferir os riscos e proteção de dados. 


“Os gestores devem ter responsabilidade na contratação das plataformas de ensino É comum contratar algo que todo mundo está usando, mas as escolas são responsáveis por qualquer infração de terceiros contratados.”


Por isso, ao contratar uma nova ferramenta, confira se ela está de acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Além disso, peça para a equipe jurídica e de Tecnologia da Informação conferir todos os detalhes e cláusulas. 


Seus alunos têm responsabilidade no uso da internet?


Durante o evento, fizemos essa enquete ao vivo para os educadores presentes. 87% das pessoas votaram em “não tenho tanta certeza” e apenas 12% escolheram “acho que sim”. 


Karolyne acredita que o papel da escola é justamente relembrar que boas práticas de convivência são essenciais tanto no ambiente físico quanto online. Os alunos devem aprender que existem direitos que precisam ser respeitados. 


Cyberbullying – Como lidar na escola?


Kelli concorda que a falta de responsabilidade das crianças e adolescentes está muito ligada à falta de conhecimento. Estando na frente de um computador ou celular, muitos alunos se sentem impulsionados a fazer o que vem à cabeça, mas eles ainda são pessoas em desenvolvimento com pouca noção de riscos e perigos. 


“ A instrução da escola é essencial. Na prática, a gente vê escolas com alunos que pegam fotos de colegas pra fazer memes, criam perfis falsos que podem humilhar ou ofender alguém e até imagens de professores podem ser utilizadas. Muitos adolescentes fazem isso por falta de responsabilidade. Agora nas aulas online, isso acontece demais com uso de imagens indevidas, vídeos, comentários. A gente tem que fazer o nosso papel de levar instrução para prevenir más condutas na internet.”


Sobre as palestrantes


Kelli Angelini


Advogada especializada em Direito Digital. Gerente de Assessoria Jurídica do NIC.br. Palestrante e Idealizadora do Projeto Internet com Responsa – cuidados e responsabilidades no uso da Internet para jovens, pais e educadores. Autora de Guias sobre o uso consciente, seguro e responsável da Internet. Membro do grupo de especialistas da pesquisa TIC Kids Online do Cetic.br.


Karolyne Utomi


Sócia fundadora da Kaosu e Rigopoulos Sociedade de Advogados. Advogada especialista em Privacidade, Proteção de Dados Pessoais, Direito Digital, Compliance e Contratos e Empreendedora em Educação Digital.


Agenda Edu

Recent Posts

4 dicas para organizar o financeiro e investir em melhorias na escola

Investir em melhorias na escola é o que todo gestor quer. No entanto, em meio…

3 dias ago

Grupos de WhatsApp na escola: riscos para gestão e o engajamento

Nos últimos anos, os grupos de WhatsApp na escola tornaram-se uma ferramenta comum na comunicação…

1 semana ago

Formatura na escola: um guia para planejar e executar o evento usando o SuperApp Agenda Edu

A formatura na escola é um dos eventos mais esperados na vida escolar dos alunos.…

2 semanas ago

Modelos de comunicados escolares para enviar às famílias

Uma comunicação bem estruturada faz toda a diferença no engajamento e na participação das famílias.…

3 semanas ago

Comunicação com a equipe escolar: como melhorar usando o SuperApp Agenda Edu

Nos últimos anos, o uso do WhatsApp na comunicação com a equipe escolar cresceu de…

1 mês ago

Reta final Enem: dicas para otimizar o tempo e preparação dos alunos

 Você sabe como contribuir com as melhores dicas de preparação para o Enem nessa reta…

1 mês ago