Segurança na escola: como proteger dados no mundo virtualLeitura de 4 minutos

Gestão escolar 6 de julho de 2020
Mulher sentada em frente ao notebook digitando senha para garantir segurança na escola

author:

Segurança na escola: como proteger dados no mundo virtualLeitura de 4 minutos

Você já parou para pensar na segurança na escola com o uso de tecnologia? O uso de senhas na Internet é uma das melhores formas de manter a segurança dos seus dados, mas devemos ficar atentos à qualidade dessas senhas.


Podemos acessar a Internet pelo celular, tablet ou computador e realizar inúmeras ações, como publicar fotos, vídeos, mandar mensagens e até fazer transações bancárias, como pagar contas, receber ou transferir dinheiro.


Isso tudo é feito utilizando sites ou aplicativos (apps). Para isso, nós precisamos fazer um login, onde inserimos nome ou e-mail e uma senha, ou seja, nós precisamos autenticar que quem está acessando realmente somos nós.



Assim, é possível confirmar nossa identidade no mundo virtual usando combinações entre caracteres e a complexidade desta combinação define o quão boa é a sua senha.


Esses caracteres podem ser letras (diferenciando-se em maiúsculas e minúsculas), números ou símbolos. Então, não é só o tamanho (quantidade de caracteres) que dita a força da senha. Devemos ficar atentos também para o tipo de senha que o site/= ou app requer. Alguns pedem senha apenas com números, outros pedem para mesclar número e letras (o que é mais seguro).


Como minha senha pode ser descoberta? 


Infelizmente, há pessoas que tentam se beneficiar violando os dados pessoais dos outros e também podem atingir a sua escola. Confira algumas das formas mais comuns usadas para fazer isso:


  • Quando sua senha é usada em computadores que você não conhece (podem conter vírus)
  • Por uso de técnicas de hackeamento
  • Por meio de acesso a arquivo onde a senha foi armazenada
  • Pela tentativa baseada em adivinhação
  • Pela observação dos movimentos dos seus dedos no teclado/tela, se a pessoa mal intencionada estiver por perto.

Os maiores riscos de um invasor acessar suas contas


Além de se preocupar com a sua conta pessoal, é preciso ter atenção à segurança na escola e seus dados. Se alguém invadir sua conta, é possível:


  • apagar arquivos e emails
  • enviar emails em seu nome
  • trocar sua senha, impossibilitando você de acessar seus recursos
  • obter informações, como outras senhas
  • acessar suas redes sociais e denegrir sua imagem
  • fazer compras online.

Dicas para ter uma boa senha e proteger a segurança na escola


Você pode seguir algumas indicações para criar uma senha forte na sua escola. Se for exclusivamente numérica, nada de datas de aniversário ou números óbvios, faça uma sequência aleatória de números. 


Use o máximo de caracteres que puder, sempre evitando palavras que constam no dicionário, nomes de pessoa ou muitos caracteres repetidos. Quanto maior a mistura de caracteres, melhor! 


Você pode escolher uma frase que você não vai esquecer e usar apenas a letra inicial de cada palavra – ex: eu amo pudim de leite como sobremesa, e a senha seria: eapdlcs, podendo adicionar números para melhorar.



Também pode criar uma substituição que só você sabe – ex: pr0t3g3nd01s3nh1* (protegendoasenha*), substituindo algumas letras por números e ainda colocando um símbolo no final, aumentando a força da senha.


Além disso, certifique-se de não deixar sua senha anotada em local visível, ou digitá-la expondo a estranhos, tente usar conexões seguras e evite deixá-la salva em sites. Se for anotar, guarde em um local que só você saiba.


Outra dica é tentar alterar sua senha semestralmente ou em intervalo menor, caso haja necessidade. Seguindo essas recomendações você continua preservando sua identidade virtual e os seus dados na rede.


Frank Braga – Coordenador de capacitação docente no TEC
No TEC – Tecnologias e Experiências Criativas, a aprendizagem ativa é utilizada para ensinar ciência e tecnologia aos estudantes do Ensino Fundamental dos anos iniciais e finais.


         
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *