5 dicas de jogos lúdicos para o ensino remotoLeitura de 5 minutos

Práticas pedagógicas 28 de setembro de 2020
Criança brincando com jogos lúdicos e brinquedos de madeira

author:

5 dicas de jogos lúdicos para o ensino remotoLeitura de 5 minutos

Você se lembra qual era o seu jogo favorito na infância? As brincadeiras também fazem parte do aprendizado e é muito mais prazeroso aprender brincando. Por isso, os jogos lúdicos são atividades incríveis para o ensino remoto. 


Alguns professores acreditam que os jogos são apenas um passatempo, mas existem várias estratégias para desenvolver habilidades e competências. Não é apenas diversão, é uma oportunidade de se conectar com os alunos e despertar o prazer na própria aprendizagem.


Mas, por onde começar? Confira algumas dicas para entender melhor como usar jogos lúdicos na sala de aula: 


A importância dos jogos lúdicos


Os jogos podem funcionar como uma alavanca que ajuda os alunos a elaborar estratégias, respeitar regras e analisar as jogadas dos colegas. Então, a criança é capaz de desenvolver autonomia intelectual, pensando por si mesma, e autonomia moral, ao entender as regras. 


Para o professor, esse também é um momento bastante proveitoso, já que é ainda mais fácil conhecer melhor cada estudante, sua forma de aprender, pensar e socializar. 


Dicas de atividades de Educação Infantil no ensino remoto


Jogos lúdicos e jogos pedagógicos: tem diferença?


Pode parecer a mesma coisa, mas nem todo jogo lúdico é pedagógico e vice-versa. As atividades lúdicas são aquelas que proporcionam prazer, já as atividades pedagógicas são criadas para promover aprendizagens específicas. 


Portanto, é muito importante entender que não basta propor um jogo que ensina, mas que não desperta o interesse do aluno. Dessa forma, ele não vai participar com a mesma intensidade e pode rejeitar a atividade. 


Por exemplo, alguns jogos lúdicos populares para os Ensino Fundamental I são baralho, dominó, damas, xadrez, pega-varetas, jogo da memória, caça-palavras, forca e jogos de trilha. 


Os jogos no ensino remoto


Apesar de ser até fácil visualizar como os jogos lúdicos podem ser utilizados na sala de aula, é um pouco mais difícil imaginar a mesma situação no ensino remoto. Mesmo assim, é possível criar atividades muito ricas à distância. 


O professor pode contar com o apoio dos responsáveis, proporcionando também um momento de conexão entre escola, famílias e alunos. Além disso, é importante aproveitar os espaços da sala, cozinha, quarto, varanda e usar os recursos já disponíveis em casa. 


5 brincadeiras para fazer em casa na quarentena


Alguns jogos que podem ser feitos na aula remota são bingo, dominó, jogos de cartas, boliche e até mesmo um jogo de percurso. Lembre-se que essa é uma ótima oportunidade para as crianças continuarem interessadas na aprendizagem e se prepararem para a volta às aulas presenciais. 


Como escolher jogos lúdicos para a turma? 


Antes de tudo, o professor deve definir qual é o objetivo da atividade. Afinal, a brincadeira é essencial, mas precisa trazer aprendizagem. O jogo pode ser utilizado para introduzir um novo conteúdo, alinhar alguns conceitos ou ajudar em temas mais difíceis. 


Além disso, deve acontecer um planejamento prévio sobre como será o momento: materiais utilizados, espaço disponível, tempo de duração. Não se esqueça que os alunos precisam de tempo para aprender as regras, experimentar e se habituar ao jogo. 



Agora, vamos para a parte mais difícil: escolher. Pense em qual problematização quer levar para a turma, o aluno deve ser desafiado e pensar sobre o que ele está fazendo de maneira lógica para encontrar soluções. 


Confira 5 dicas para achar sua atividade, jogos e brincadeiras lúdicas:


Jogo de faz de conta


O faz de conta é muito mais que apenas uma brincadeira. Uma ótima opção para começar seus jogos lúdicos é colocando as crianças para fingir que estão em um outro papel: professor, cientista, chef de cozinha, atleta, caixa de supermercado.


Essa brincadeira ajudar a desenvolver a imaginação, criatividade e socialização, além de habilidades de linguagem, raciocínio lógico-matemático e muito mais!


Faz de conta: o que as crianças aprendem com ele?


Jogos com obstáculos


Que tal propor uma corrida de obstáculos em casa? As crianças precisam correr, pular e se exercitar para estimular os músculos e desenvolver o equilíbrio, coordenação motora, força, além de todos os outros benefícios das atividades físicas. 


Como montar um plano de aula de educação física em casa


Jogos para desenvolvimento cognitivo


Para incentivar essas habilidades, é interessante pensar em atividades de raciocínio lógico e estratégico e até mesmo aprendizado dos números e letras. Assim, alguns exemplos são amarelinha, esconde-esconde e jogo da memória. 


Jogos de movimentos com as mãos


Na Educação Infantil, é preciso lembrar da importância do desenvolvimento da coordenação motora fina. Por isso, os professores podem criar jogos lúdicos que envolvam desenho, pintura, escrita e até pequenos artesanatos. 


Desenho na Educação Infantil: Qual sua importância?


Jogos em grupo 


Mesmo no ensino remoto, é possível criar jogos lúdicos em grupo para brincar com outras crianças! É só dividir a turma em times e até usar um sistema de pontos para estimular a competição saudável.


A socialização também é um fator importante nos jogos e é preciso incentivar a conexão com os colegas mesmo distantes. 


Fontes:


Nova Escola

SAE Digital


         
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *