Estratégias para escolas: veja melhores momentos do 1º Conversa Paralela ao vivoLeitura de 6 minutos

Práticas pedagógicas 2 de fevereiro de 2022
Print da live Conversa Paralela com Jones Brandão e Emilio Munaro

author:

Estratégias para escolas: veja melhores momentos do 1º Conversa Paralela ao vivoLeitura de 6 minutos

No dia 27 de janeiro, aconteceu a primeira edição do Conversa Paralela ao vivo, uma live sobre educação para gestores e professores. Discutimos sobre estratégias para escolas no novo ano letivo com a presença de centenas de educadores de todo o país. 


Nosso primeiro convidado foi Emilio Munaro, que foi o primeiro Diretor de Educação da Microsoft Brasil e hoje é Vice-Presidente da ANEBHI – Associação Nacional de Educação Básica e Híbrida. 


A live foi conduzida por Jones Brandão, Diretor de Educação da Agenda Edu, e está disponível na íntegra no Youtube da Jornada Edu. 



Confira os melhores momentos:


Estratégias para escolas no novo ano letivo 


Emilio abriu a primeira edição do Conversa Paralela ao vivo com uma verdadeira aula de história que explicou as tendências mundiais em tecnologia, inovação e, claro, educação. 


👉 A dica de livro é Armas, Germes e Aço – Os Destinos das Sociedades Humanas, livro escrito por Jared Diamond. 


Agora, temos a ideia errada de que as escolas voltarão a ser como eram antes da pandemia. Para Emilio, isso não tem a mínima possibilidade de acontecer. Mesmo com o avanço da vacinação e controle de ambientes, nunca voltaremos a operar como antes, e precisamos estabelecer novos vínculos com os alunos. 


“O estabelecimento do vínculo presencialmente é muito mais fácil. Nem todos os alunos tiveram acesso a tecnologia, os que tiveram ficaram cansados e é tudo mais dinâmico no presencial. Mas, não dá pra enterrar os 2 últimos anos e empurrar pra baixo do tapete. O que aconteceu, aconteceu, e o que nós precisamos é repensar e ter um plano de trabalho para o futuro.” 


Como fica a educação híbrida?


Um dos termos mais pesquisados e polemizados nos últimos anos foi o ensino híbrido. Muitos educadores ainda têm uma ideia errada sobre como colocá-lo em prática e continuam resistindo em aceitar como uma metodologia que veio para ficar.


“O professor teve que se reinventar completamente. Ele passou a ser exposto, porque antes dava aula pro aluno, não pra família. De repente a gente entrou na casa dos pais e mães, eles ouviram a gente dando aula, lecionando, criando estratégias. A educação híbrida, vamos deixar uma coisa clara, não é tecnologia e presencial, é muito mais do que isso! É a capacidade que você tem de falar de diversas formas de ensino e aprendizagem, e hoje a tecnologia é uma delas.”


Um dos exemplos citados por Emilio foram as escolas dos municípios do Nordeste que enviaram o material para a casa dos alunos. Isso também é ensino híbrido. 


Baixe agora o ebook Ensino Híbrido

O papel da tecnologia na educação


Com certeza, uma das maiores estratégias para escolas neste momento é entender qual é o papel da tecnologia na sala de aula (e na instituição como um todo). Não podemos mais negar a importância do celular e da internet na vida dos alunos, mas sim torná-los aliados. 


“Como nós podemos apartar crianças e jovens que vivem com tecnologia, Instagram, TikTok para uma sala de aula em que ele tem que ficar completamente afastada dos aparelhos? A Sociedade 4.0 é formada pela tecnologia. Peço ao gestor a compreensão e empatia de trabalhar com seus professores e incentivar abertura ao novo, aprender novas tecnologias. E a escola deve ajudar para que essa tecnologia seja utilizada de forma responsável.”


A era do socioemocional chegou 


Outra estratégia para escolas primordial é o desenvolvimento de habilidades socioemocionais com um trabalho voltado para a saúde mental tanto da equipe quanto dos alunos. A escola deve ser um local de acolhimento em que seja seguro falar e aprender sobre as emoções.


“A gestão precisa revisar o currículo da escola, entender como priorizar os conteúdos e fazer com que a avaliação reflita isso. Tudo deve ser permeado com amor e ternura. Se não trouxermos o lado humano para a educação, ela fica esvaziada. A escola nada mais é do que o microcosmo da sociedade, é o instrumento para preparar crianças e jovens para a nossa sociedade.”


Leia mais:  Como trabalhar as habilidades socioemocionais na escola


Conversa Paralela ao vivo 


Toda última quinta-feira do mês em 2022, acontecerá a Conversa Paralela ao vivo, diretamente do Youtube, com convidados especiais debatendo os temas mais urgentes da educação.


Você pode se inscrever para assistir em tempo real, interagir e tirar dúvidas. Depois, o webinar será disponibilizado em formato de áudio no podcast Conversa Paralela para você ouvir quando quiser!


Em breve, divulgaremos o tema e convidados do próximo evento. Fique ligado no Instagram da Jornada Edu. 


Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos sobre o universo educacional, produzidos pela Agenda Edu

* obrigatório
         
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *