Disciplinas eletivas no Novo Ensino Médio: o que são? Como implementar?Leitura de 7 minutos

Práticas pedagógicas 23 de fevereiro de 2022
Adolescente do Ensino Médio sorrindo em sala de aula

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Disciplinas eletivas no Novo Ensino Médio: o que são? Como implementar?Leitura de 7 minutos

Danielle Gonzaga
Pedagoga e assessora de Implantação da Agenda Edu



Que o ano de 2022 será repleto de mudanças todos sabemos, e o campo educacional, reflexo da sociedade, não sairá ileso dessa série de transformações. Pensando nisso, separamos um espaço para tratar sobre o assunto do momento: o Novo Ensino Médio, principalmente as disciplinas eletivas. 


A reestruturação tem por objetivo ampliar o tempo mínimo do estudante na escola de 800 para 1,000 horas anuais (até 2022) e definir uma estrutura curricular mais flexível e aberta e que seja definida pelos próprios estudantes, a partir do foco nas áreas de conhecimento de maior identificação. Segundo o portal oficial do Ministério da Educação (MEC):


“A mudança tem como objetivos garantir a oferta de educação de qualidade a todos os jovens brasileiros e de aproximar as escolas à realidade dos estudantes de hoje, considerando as novas demandas e complexidades do mundo do trabalho e da vida em sociedade.”


Ainda não entendeu os impactos e estrutura dessa implementação? Corre, pega teu café que já compartilhamos tudo com você! ☕


Quando devo implementar o Novo Ensino Médio?


A construção do Novo Ensino Médio está sendo realizada desde o ano de 2020, com a elaboração dos referenciais curriculares dos estados e Distrito Federal. 


No ano de 2021, contamos com a aprovação e homologação desses referenciais junto aos Conselhos de Educação. Nesse período, o foco também esteve na formação dos profissionais da Educação para atuar nesse novo cenário. 


Já o período de 2022 a 2024 será destinado à implementação das mudanças nas três séries do Ensino Médio. Segundo o Diário Oficial da União, seguindo o seguinte cronograma:


  • No ano de 2022: implementação dos referenciais curriculares no 1º ano do ensino médio;
  • No ano de 2023: implementação dos referenciais curriculares nos 1º e 2º anos do ensino médio;
  • No ano de 2024 – implementação dos referenciais curriculares em todos os anos do ensino médio; e
  • Nos anos de 2022 a 2024 – monitoramento da implementação dos referenciais curriculares e da formação continuada aos profissionais da educação.

Itinerários formativos e Novo Ensino Médio: como implementar?


Qual será a estrutura do currículo do Novo Ensino Médio?


Além das disciplinas obrigatórias, o estudante terá aulas de:


  • Projeto de vida:  componente curricular que busca oferecer apoio e orientação necessária para que os estudantes possam participar ativamente da tomada de decisão sobre os rumos de sua trajetória profissional e pessoal;

Projeto de vida e Novo Ensino Médio, qual é a relação?


  • Trilhas de aprofundamento: disciplinas que aprofundam aprendizagens de uma ou duas áreas do conhecimento;
  • Disciplinas eletivas: matérias de livre escolha do estudante. 

Ufa! Quantas informações para chegar em nosso tópico principal, né? Mas a visão do macro é essencial para compreender como todos os elementos se mesclam para o alcance da autonomia e formação holística dos estudantes que cursam esse ciclo. 


O que são disciplinas eletivas?


Segundo as diretrizes do Novo Ensino Médio, 60% do currículo dos três anos de formação é fundamentado na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Já os 40% compõem a forma flexível da proposta e contemplam as disciplinas eletivas, que podem ser escolhidas pelos alunos conforme seu campo de interesse e que podem ser voltadas à formação técnica e/ou profissional. 


Segundo o catálogo de componentes eletivos do estado do Ceará, alguns exemplos de disciplinas são:


Na área de linguagens e suas tecnologias: 


  • literatura brasileira
  • literatura para o enem
  • literatura através do cinema

Em matemática e suas tecnologias:


  •  jogos matemáticos
  • práticas laboratoriais de matemática
  • estudo das funções 

Em ciências humanas e aplicadas:


  • identidade cultural afro-indígena
  • iniciação a filosofia
  • interpretando a dinâmica espacial

Em ciências da natureza e suas tecnologias:


  • o uso do cordel no ensino de biologia
  • robótica educacional
  • transformando lixo em arte

O objetivo desta oferta é ampliar o leque de possibilidades dos estudantes, que podem aprofundar seus saberes e experimentar áreas diversificadas, tornando a aprendizagem mais significativa, além de favorecer o protagonismo discente


A mais esperada (e amada) checklist da implementação das disciplinas eletivas


Agora que você já sabe o que são as disciplinas eletivas, é essencial saber o passo a passo para sua efetivação. 


1.Passe a bola para as crianças: Não esqueça que toda e qualquer transformação realizada neste ciclo irá afetar diretamente a rotina das crianças. Por isso, crie espaços para a explanação do tema e um ambiente favorável para a troca de feedbacks e tira dúvidas;


2. Considere o Projeto Político Pedagógico da instituição: Lembre-se de que as disciplinas eletivas devem estar diretamente conectadas ao grupo de interesses dos estudantes e sua realidade. O princípio norteador para a elaboração das eletivas é: conheça as demandas dos jovens;


3. Lembre-se da duração: as eletivas tem duração de um semestre;


4. Não esqueça de orientar e disponibilizar profissionais da escola para a orientação dessas escolhas: os estudantes estão em um processo de intensas mudanças e precisam do apoio necessário para uma tomada de decisão assertiva. É de suma importância ressaltar para sua equipe/parceiros de trabalho a importância da sensibilidade e escuta ativa ao lidar com os discentes nessa nova etapa. 


Agora que você já conhece um pouco mais sobre a temática, que tal compartilhar dicas de implementação com seus colegas educadores? Deixe aqui seu comentário e vamos criar uma rede de trocas de saberes e experiências. ?


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Fontes:

Diário Oficial da União

Eleva Educaçao

Gov.br

Governo do Estado do Ceará – Catálogo

SEDUC – Goiás


         
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