Dicas de atividades de Educação Infantil no ensino remotoLeitura de 5 minutos

Práticas pedagógicas 17 de agosto de 2020
Menina fazendo atividades de Educação Infantil brincando com peixes de papel em frente ao notebook

author:

Dicas de atividades de Educação Infantil no ensino remotoLeitura de 5 minutos

Com as escolas fechadas, professores e famílias compartilham as dificuldades em criar novas atividades de Educação Infantil de forma remota. Como se conectar com as crianças e ajudá-las a aprender? 


Por isso, é tão importante planejar momento síncronos (ao vivo) quanto assíncronos (gravados). Assim, os alunos terão mais oportunidades de manter os laços com a escola, professores e colegas. 


Dificuldades do ensino remoto


As aulas remotas pegaram todos de surpresa. Escola, alunos e famílias precisaram enfrentar esse desafio sem nenhum preparo e a Educação Infantil foi uma das mais afetadas. 


Os pequenos estudantes devem superar a falta de concentração em frente a uma tela, além da alta exposição à tecnologia. Além disso, eles perdem a interação presencial com seus coleguinhas e professores, o que é um dos pontos fundamentais para o seu aprendizado. 


Do outro lado, os responsáveis também precisaram se desdobrar para auxiliar nas tarefas, criar cronogramas e ajudar seus filhos a manter a rotina escolar. Dessa forma, o apoio dos educadores com atividades de Educação Infantil é ainda mais crucial.

Ilustração do guia de volta às aulas com botão pata baixar agora

Atividades de Educação Infantil remotas


É importante lembrar que os professores também estão passando por um momento bastante desafiador. Criando atividades diferentes, acompanhando à distância, gravando aulas e fazendo transmissões ao vivo. 


Por isso, educadores e famílias devem estar unidos pela jornada educacional dos alunos. Confira algumas dicas de atividades de Educação Infantil:


Vídeos interativos


Grave vídeos curtos conversando com seus alunos. Que tal criar mensagens personalizadas para cada um deles? Assim, as crianças se sentem amadas e especiais, ganhando mais confiança para realizar as tarefas. 


Os vídeos de atividades de Educação Infantil podem ser contações de histórias, com as músicas que eles cantam na escola, teatro de fantoches e até pequenas experiências. 


Dicas para gravar videoaulas e fazer transmissões ao vivo


Atividades de psicomotricidade


Durante as aulas remotas, é importante relembrar das atividades de psicomotricidade. Você pode gravar vídeos curtos com tarefas lúdicas de coordenação motora fina (dedoches, separando grãos, argolas coloridas, pregando botões).


Como os pais podem estimular habilidades dos filhos em casa?


Também é interessante propor dinâmicas de coordenação motora global para desenvolver a consciência corporal, como dança, pular corda, bambolê e amarelinha. Assim, os pequenos também aproveitam uma boa atividade física!


Como montar um plano de aula de educação física em casa


Experiências científicas


Para prender a atenção das crianças, que tal fazer pequenas experiências científicas? Lembre-se de escolher atividades com materiais facilmente encontrados em casa. Confira alguns exemplos:


Areia movediça


Ingredientes: Amido de milho, água e corante (opcional).


Modo de fazer: Use a proporção de 2 copos de água para 1 de amido de milho. É só misturar em um copo, bacia ou outro recipiente e colocar corante para ficar mais divertido.


Quando a criança colocar os dedos ou objetos devagar, eles afundam até a base. Mas, se bater os dedos rapidamente, a mistura fica dura. 


Feijão no algodão


Ingredientes: Pote de vidro, um feijão e algodão.


Modo de fazer: Umedeça o algodão com água. Encha o vidro de algodão úmido e encaixe o feijão no algodão na lateral do vidro. Não deixe secar, todos os dias coloque um pouco de água. 


Em cerca de 3 dias, a raiz vai começar a aparecer. Quando o feijão tiver mais de 20 centímetros, pode ser retirado e plantado em um pote de terra. 


Vulcão em erupção 


Ingredientes: Massinha de modelar ou papel machê, garrafa PET, água morna, 2 colheres de sopa de bicarbonato de sódio, 6 gotas de detergente, vinagre e corante vermelho (opcional). 


Modo de fazer: Corte o bico da garrafa PET e use como base. Encha até a metade de água morna e misture com bicarbonato de sódio, detergente e corante. Depois, faça o modelo cônico de vulcão em volta da garrafa com massinha ou papel crochê.


Para fazer o vulcão entrar em erupção, é só colocar um pouco de vinagre e se preparar para a diversão!


Atividades de arte


A arte não pode ficar de fora das atividades de Educação Infantil. Podem ser feitos desenhos para um museu de arte, peças de teatro e competições de dança por videochamada e até rodas de conversa depois da leitura de livros.


Arte na Educação Infantil: atividades para engajar no ensino remoto


Receitas culinárias


Outras alternativas para atividades de Educação Infantil são receitas culinárias. Além de divertidas, os responsáveis devem participar, aumentando o vínculo afetivo e os momentos e famílias em casa.


Depois, todos os alunos podem compartilhar suas receitas divertidas e tirar fotos das experiências na cozinha!


Artesanato


Existem várias tarefas de artesanato para se divertir com seus alunos. É só usar a imaginação e usar objetos fáceis de encontrar em casa, como rolo de papel higiênico, garrafas PETS, tampinhas, botões e jornais. Você pode fazer:


  • Bichinhos com pratos de papel
  • Brinquedos com saco de pão
  • Máscaras com caixas de ovo
  • Ampulheta com garrafa PET
  • Telefone sem fio com copo descartável
  • Vários jogos e brincadeiras!

Outra dica é aproveitar para falar sobre sustentabilidade e reciclagem. A turma também pode fazer uma pequena hortinha em que cada criança planta algo diferente em casa para discutir o desenvolvimento com os colegas. 


Sustentabilidade na escola: como levar esse dever para casa?


Como fazer boas atividades de Educação Infantil


A comunicação entre escola e família deve ser ainda mais eficiente no ensino remoto. Os alunos precisam de apoio para realizar tarefas lúdicas e também necessitam de acompanhamento próximo.


Para garantir essa conexão, uma agenda escolar é a escolha mais segura e fácil de usar. Com Agenda Edu, os professores podem enviar atividades e videoaulas e fazer transmissões ao vivo.


A escola ainda pode enviar comunicados, criar canais de mensagens personalizados e muito mais. Aproveite condições especiais e experimente Agenda Edu na sua escola.


         
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *