Apoio pedagógico: melhore o desempenho dos alunosLeitura de 9 minutos

Práticas pedagógicas 10 de fevereiro de 2021
Professora ajudando aluno em apoio pedagógico

author:

Apoio pedagógico: melhore o desempenho dos alunosLeitura de 9 minutos

Existem alunos bons e alunos ruins? Sabemos que isso não é possível, já que cada pessoa tem a sua forma de aprender. Por isso, o apoio pedagógico é um grande aliado da escola para apoiar o desenvolvimento individual. 


É importante caminhar lado a lado dos estudantes na sua jornada educacional. O papel da escola e de todos os educadores é orientar e buscar estratégias para desenvolver as habilidades e competências das turmas. 


Mas, então, como funciona o apoio pedagógico? Por que devemos contar com ele e qual é a melhor forma de abordar? Continue a leitura para entender mais. 


O que é apoio pedagógico?


O apoio pedagógico é uma estratégia de orientação e de ensino para melhorar o aproveitamento do aluno na escola. Assim, o estudante consegue facilitar o processo de organização, aprendizagem e concentração. 


Afinal, quem nunca precisou se esforçar mais para estudar alguma matéria? É normal sentir dificuldade em conteúdos que você tem menos afinidade. Também é importante lembrar que cada pessoa tem o seu próprio processo de aprendizagem.


Cada aluno é diferente, alguns aprendem melhor com estímulos visuais. Outros, precisam ler e reler o conteúdo para absorvê-lo. Já em alguns casos, é preciso até mesmo ensinar para entender completamente. 


Dificuldade de aprendizagem: como ajudar os alunos a contorná-la?


Não existe uma fórmula mágica, professores e estudantes devem trabalhar em conjunto para encontrar o melhor caminho. Cada jornada educacional é individual e a escola precisa ter um olhar personalizado sobre o ensino. 


Mas como funciona o apoio pedagógico?


Agora que já entendemos que cada aluno tem o seu ritmo e processo de aprendizagem, precisamos encontrar soluções para superar os obstáculos que naturalmente surgirão pelo caminho.


Dessa forma, o apoio pedagógico deve encontrar ferramentas para que o aluno construa seu conhecimento com mais facilidade. Por exemplo, as escolas podem oferecer aulas ou atividades de contraturno.


Outra alternativa é promover mentorias, tanto com professores quanto com alunos mais velhos ou que tenham mais habilidades naquela matéria. Essa também é uma ótima forma de ajudar os mentores a estudar e dominar ainda mais os conteúdos. 


Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos sobre o universo educacional, produzidos pela Agenda Edu

* obrigatório

Além disso, a escola pode criar um plantão tira-dúvidas. Essa dica é bastante interessante para as aulas remotas, já que os alunos precisam de ainda mais apoio para estudar fora da sala de aula. 


Como fazer apoio remoto


Durante o último ano na pandemia do Coronavírus, muitos estudantes tiveram bastante dificuldade em acompanhar as aulas online. É comum e compreensível sentir ansiedade, estresse e indisposição. 


Por isso, a escola precisa estar ainda mais aliada aos estudantes e suas famílias para superar este momento. É possível fazer o apoio pedagógico de forma remota, principalmente utilizando as ferramentas certas. 


Como fazer acompanhamento pedagógico remoto


Com uma agenda escolar digital, a escola pode criar canais personalizados de mensagens, inclusive para correções de tarefas e plantões de dúvidas. Assim, os professores utilizam apenas o canal oficial para se comunicar com alunos e responsáveis. 


Na Agenda Edu, também é possível fazer transmissões ao vivo para aulas de reforço e mentorias, além de enviar atividades, comunicados, criar eventos e muito mais. 


Conheça mais sobre a Agenda Edu e comece a usar na sua escola


O papel de cada um no apoio pedagógico


Não são somente os professores e alunos que devem se esforçar para fazer o apoio pedagógico ter o melhor resultado. Toda a comunidade escolar pode e deve estar envolvida na jornada educacional, até mesmo a Secretaria de Educação.


Confira qual é o papel de cada um:


Professor


Antes de tudo, o professor deve conhecer os critérios para direcionar os alunos para o apoio pedagógico. Ele também precisa planejar as atividades, acompanhar de perto o processo de aprendizagem, utilizando ferramentas e soluções. 


Coordenador pedagógico


O coordenador também precisa acompanhar os estudantes de perto, definindo critérios de avaliação e analisando os processos de ensino. Além disso, seu trabalho está diretamente ligado aos professores.


Esse educador é responsável por investir na formação dos docentes, acompanhar o planejamento, acompanhar a frequência dos grupos de apoio e registrar o desenvolvimento do aluno, compartilhando com os professores.


Saiba como ter um planejamento escolar eficiente


Diretor escolar e gestor


O diretor também tem um papel importante no apoio pedagógico. Ele deve analisar os índices de aprendizagem em conjunto com o coordenador e formar classes da melhor maneira possível.


Na gestão do espaço, é preciso garantir as condições físicas da escola para entender os alunos. Na gestão de tempo, definir horários para as aulas de apoio. Já na gestão de comunicação, manter um bom relacionamento com os responsáveis.


Na gestão material, é necessário garantir os materiais necessários para as aulas e, na gestão pedagógica, compreender o processo de ensino e aprendizagem de acordo com o plano pedagógico. 


Gestão escolar: conceitos, práticas e estratégias


Por fim, na gestão administrativa, seu papel é acompanhar a aprendizagem dos alunos e a frequência dos alunos e professores, fazer avaliações compartilhadas com o gestor do apoio pedagógico e assegurar que o professor cumpra suas atividades de apoio regularmente.


Secretaria da Educação


Para que o apoio pedagógico funcione de forma efetiva, a Secretaria da Educação também deve estar envolvida, realizando levantamentos sobre o processo de aprendizagem dos alunos, definindo critérios para o grupo de apoio e parâmetros para a seleção de professores.


Também é função da secretaria definir questões operacionais com diretores, analisar aspectos financeiros, acompanhar o desempenho dos alunos e buscar legislação para ajudar na tomada de decisões, como pagamento dos professores, transporte escolar e remanejamento de alunos. 


Os benefícios do apoio pedagógico 


Entendendo o papel da comunidade escolar no apoio pedagógico, chegou o momento de saber por que é tão importante investir na sua escola. Conheça os principais benefícios:


Melhor desempenho dos alunos 


O apoio pedagógico garante um olhar mais atencioso ao aprendizado individual dos alunos. É importante que ele se sinta valorizado e tenha apoio emocional para conseguir desenvolver suas habilidades. 


Dessa forma, também é interessante contar com a ajuda de outros profissionais, como psicopedagogos e até mesmo terapeutas ocupacionais e fonoaudiólogos em casos pontuais. 

Trabalhando em conjunto, é possível complementar conteúdos que estejam com lacunas e resolver questões que não foram bem compreendidas. Assim, os alunos tiram suas dúvidas e melhoram o seu desempenho. 


Aluno com mais confiança 


A dificuldade em sala de aula também reflete nas emoções dos alunos. É normal se sentir triste e desestimulado quando as notas estão baixas e isso interfere diretamente no rendimento escolar. 


Junto com o apoio pedagógico, os educadores também podem melhorar a autoconfiança e autoestima dos estudantes, mostrando que eles são capazes de superar as dificuldades, identificando os problemas e criando estratégias para resolvê-los.


Como motivar e engajar os alunos em sala de aula


Além disso, o aluno também passa a entender melhor seus pontos de melhoria. Dessa forma, aprende a se organizar nos estudos, respeitar prazos e consequentemente melhorar suas notas. 


Ensino focado e personalizado


A escola não deve estimular que os alunos apenas passem de ano, mas sim aprendam o conteúdo sem deixar lacunas para a próxima etapa. Afinal, as matérias se complementam e precisam do aprendizado anterior para se desenvolverem. 


Ensino personalizado: metodologias para tornar o aprendizado mais dinâmico e interativo


Com o apoio pedagógico, os estudantes conseguem aprender os conteúdos de forma mais personalizada, tirando suas dúvidas e sentindo confiança para resolver problemas. Isso faz toda a diferença no processo de aprendizagem. 


2 comentários
  1. Elias

    Definição bem completa e ampla do Apoio Pedagógico. Parabéns pela publicação!

    • Thais - Agenda Edu

      Que bom que você gostou, Elias! 💜 Aproveite para se cadastrar na nossa newsletter e receber todas as novidades sobre educação do nosso blog.

         
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *