História de sucesso: escolas da Rede Salesiana BrasilLeitura de 6 minutos

Agenda Edu 11 de setembro de 2020
Equipe do Colégio Salesiano Dom Bosco, escola da Rede Salesiana

author:

História de sucesso: escolas da Rede Salesiana BrasilLeitura de 6 minutos

Uma das maiores redes de escolas católicas da América Latina cresce com tecnologia


Quando pensamos em um colégio católico, imaginamos uma educação totalmente tradicional, mas a Rede Salesiana mostra que isso está bem longe da realidade. É possível ser uma escola de tradição sem ser tradicional. 


Com apoio da tecnologia e foco no desenvolvimento integral dos alunos, a rede já tem 110 escolas e 15 universidades espalhadas pelo país. Além dos ensinamentos cristãos, os estudantes têm aulas de robótica e usam agenda digital. 


Instituto Teresa Valsé 


O Instituto Teresa Valsé está há 61 anos em Uberlândia (MG) e pertence às filhas de Maria Auxiliadora. São mais de 1.000 alunos de 2 a 16 anos e até mesmo estudantes que são filhos de ex-alunos. 


A escola percebeu a importância de unir a tecnologia com a aprendizagem na sala de aula. Desde a Educação Infantil, os alunos estudam robótica com lógica educacional e os professores usam dinâmicas com diversas ferramentas e até mesmo sala de aula invertida. 


Sala de aula invertida como solução de engajamento na sua escola


União com as famílias


Para se aproximar mais das famílias, o Instituto Teresa Valsé percebeu que não poderia mais contar com a agenda de papel. Com o início da pandemia do coronavírus, não dava mais para esperar e chegou o momento de implantar uma agenda digital. 


Para a diretora pedagógica Ana Paula Gerino, a escolha da Agenda Edu aconteceu pela disponibilidade, prontificação de negociação e suporte muito rápido


“Na gestão, conseguimos ter uma visualização geral da escola. Enquanto mãe, eu também uso a Agenda Edu e vejo tudo que a minha filha vai aprender no dia seguinte, vejo os comunicados e fica tudo registrado”


Os responsáveis gostaram da mudança. A escola sempre foi muito aberta para a família e fazia uma acolhida no pátio todos os dias. Agora, elas recebem mensagens positivas todas as manhãs na acolhida digital e as reuniões acontecem online com ainda mais participação. 


Equipe do Instituto Teresa Valsé da Rede Salesiana
Equipe do Instituto Teresa Valsé

“Fizemos uma pesquisa recentemente e perguntamos o que os responsáveis gostariam que continuasse fazendo parte da escola depois da retomada. O que ganhou foram as reuniões pedagógicas online. São mudanças que vêm para melhorar”, conta Ana Paula. 


Reunião de pais: dicas para um encontro online de sucesso


Apoio no ensino remoto


Nas aulas remotas, a Agenda Edu foi essencial para registrar e validar todas as atividades, relatórios com as famílias e links de aulas. Os professores e alunos se acostumaram rapidamente, já que os estudantes usavam material digital em tablets ao invés de livros físicos. 


Algumas das funcionalidades mais utilizadas são Atividades para enviar avaliações e aulas gravadas, Eventos para fazer transmissões de aulas ao vivo e o Mural de Fotos para compartilhar fotos da Educação Infantil. 


Até mesmo os grandes eventos da escola foram adaptados. A Feira das Profissões aconteceu de forma online com todos os alunos do 9º ano e Ensino Médio com várias salas digitais e palestras. 


Colégio Salesiano Dom Bosco


Diferente do Instituto Teresa Valsé, o Colégio Salesiano Dom Bosco pertence aos filhos de Dom Bosco. Mas, os dois têm uma paixão em comum: a tecnologia na sala de aula. 


Com mais de 300 alunos e 80 anos de história em Fortaleza (CE), a escola funciona juntamente com a paróquia e a Rádio Dom Bosco, que divulga as ações do colégio aos sábados no programa Educar.  A foto da equipe da escola ilustra o destaque desta publicação.


Lego education e robótica


Os alunos também começam a ter contato com robótica na Educação Infantil. Eles usam o programa Lego Education para brincar de construções. A escola ainda tem um pequeno robô que mostra para as crianças noções de espaço e lateralidade. 


Ebook grátis: Tecnologia na Educação Infantil e o protagonismo dos alunos


No Ensino Fundamental I, os estudantes aprendem com sensores de aproximação, toque, visão. Já no Ensino Fundamental II, eles constroem robôs maiores, associando conhecimentos práticos com os teóricos nas aulas de matemática e ciências. 


Além disso, o material didático da escola está disponível de forma digital na própria plataforma da Rede Salesiana e os alunos não precisam comprar livros. Antes mesmo da pandemia, os professores já aplicavam provas e até simulados online.  


Como fazer avaliações online em aulas remotas


A chegada da agenda digital 


Robótica não é a única tecnologia presente no Colégio Salesiano Dom Bosco. A escola se apaixonou à primeira vista pela Agenda Edu, mas primeiro experimentou outra agenda digital, alternando com a agenda de papel. Para a gerente educacional Cristina Correia, a nova mudança foi perfeita. 


“A Agenda Edu nos atendeu de forma magnífica, começamos a usar neste ano e ficamos encantados em como ela nos salvou durante a pandemia. Ano passado já preparamos os pais para o uso exclusivo da agenda digital e o aplicativo é muito fácil e didático.”


Preparação para o ensino híbrido


A escola está ansiosa para a volta dos alunos, mas seu maior objetivo é a segurança de toda a comunidade escolar. Para a retomada, eles vão apostar no ensino híbrido e fizeram uma pesquisa com os responsáveis para entender quem está se sentindo seguro para voltar. 


“A gente conhece nossos alunos pelo nome, cada um tem uma história diferente. Fizemos ações como drive-thru da Educação Infantil para matar a saudade e todo ano temos a Festa da Família. O colégio quer deixar as famílias mais próximas, afinal a escola é feita de uma parceria. O aluno precisa se sentir feliz, amparado e ter suporte para voltar.”


Ebook "Como transformar a sua escola em um case de sucesso"

         
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *