Jornada Edu Fortaleza – veja os melhores momentos da primeira edição híbridaLeitura de 10 minutos

Agenda Edu 4 de novembro de 2021
Foto da Jornada Edu Fortaleza com plateia e o apresentador Jones Brandão no palco

author:

Jornada Edu Fortaleza – veja os melhores momentos da primeira edição híbridaLeitura de 10 minutos

A primeira Jornada Edu híbrida aconteceu em Fortaleza no dia 28 de outubro. Foi o primeiro evento simultâneo presencial e online na história da Agenda Edu e marcou uma fase de muito crescimento, inovação e parceria com as escolas. 


Presencialmente, reunimos gestores de escolas e parceiros no Studio R para uma programação recheada de conteúdos e lançamentos. Ao mesmo tempo, a transmissão ao vivo acontecia gratuitamente para quase 1000 inscritos. 


Entre os convidados estavam Emilly Fidelix, criadora do Se liga, prof!, Remmy Cabó, diretor do Colégio Nova Dimensão, e o professor Renato Casagrande. Você pode conferir o evento na íntegra no nosso Youtube:



Confira também alguns dos melhores momentos:


A nova sala de aula e como mudar a gestão


A primeira atração da Jornada Edu Fortaleza foi a nossa parceira de longa data, Emilly Fidelix. Na palestra “Educação no Século XXI”, ela começou com um momento nostalgia lembrando das comunidades do Orkut, internet discada, disquete e o saudoso jogo da cobrinha. Essas ferramentas ficaram no passado e os alunos de hoje são muito diferentes de nós. 


“Hoje temos estudos falando de crianças que têm acesso total à internet, como em países da Europa, mostrando que crianças que não leem livros têm muito mais probabilidade de cair em fake news. E a gente naturaliza: são nativos digitais, sabem tudo de internet. Mas quando a gente pede: faz um trabalho sobre a Revolução Francesa do Tik Tok e me entrega amanhã, ele vai te entregar. Mas se pedir uma dissertação no Google Docs, não sabem o que é, como faz ou como manda.”


Para pensar na educação do Século XXI, não podemos naturalizar que só porque os estudantes são deste século, diferente de nós, isso signifique que não tenham trocas e aprendizados conjuntos com os professores. 


Emilly Fidelix, criadora do Se liga, prof!

Essa educação para o Século XXI é uma educação que não é só pautada na tecnologia, mas é aquela que olha para as pessoas. Quais são os talentos dos professores e alunos? Como olhar para essa singularidade? Como pensar no físico, psicológico, emocional? Tudo isso vai além das telas de celular. 



Jornada Edu São Paulo – confira os melhores momentos da edição


Como inovar na gestão escolar


Logo em seguida, o palco da Jornada Edu Fortaleza foi preenchido por Remmy Cabó que contou a sua experiência como gestor na palestra “Romper com a inércia na gestão escolar”. Para ele, o gestor tem um papel fundamental e central na transformação da escola e é preciso assumir esse papel e essa responsabilidade porque a tendência natural das coisas é que permaneçam como estão. Isso é a inércia. 


Os gestores devem ser os primeiros a buscar mudar. Para além disso, a reinvenção não precisa ser radical, é um exercício cotidiano. A primeira dica do Remmy é buscar inspiração longe do seu ambiente, visitar outras escolas e outros modelos de escola. 


Remmy Cabó, Diretor do Colégio Nova Dimensão

“Qual é o caminho? É criar o caminho, ele não existe. Precisamos inovar, não é possível criar educação desassociada de inovação. Quando se fala em inovação, automaticamente se pensa que é caro demais. Será que é caro mesmo? Uma prática pedagógica moderna é muito mais barata do que uma fachada nova. Inovação pode ser a maneira como você atende as pessoas que chegam na sua escola, pode ser mudar a forma de avaliar, pode ser a forma de fazer a formação dos professores. Você pode ter inovação nos mais simples e diversificados processos da sua escola.”



Parceiros que conectam a educação


Durante o evento, os participantes tiveram contato com diversos parceiros da Agenda Edu que ajudam a simplificar a educação. As escolas presentes conseguiram ver de perto como funciona o LIV – Laboratório Inteligência de Vida e TEC – Tecnologias e Experiências Criativas. 


Tivemos um momento para entender novas soluções que chegam para revolucionar o mercado educacional, como o Patio, unidade de negócios do grupo Eleva Educação, e o EduPay, solução financeira da Agenda Edu que ajuda a acabar com a inadimplência. 


Recorrência no cartão de crédito: a nova função do EduPay


Também subiu ao palco dois embaixadores Agenda Edu para uma roda de conversa sobre práticas de comunicação que potencializam o engajamento. Ricardo Menezes, do Colégio Moreira Xavier, e Nádia Diniz, do Colégio Expansão Educacional, compartilharam como a agenda digital simplificou a rotina escolar. 


Para fechar com chave de ouro: palestra de Renato Casagrande


Um evento tão especial merecia um encerramento inesquecível. Por isso, convidamos o professor Renato Casagrande para falar sobre “A gestão educacional na contemporaneidade: as novas dimensões e suas competências.”


O educador contou um pouco sobre a sua trajetória de escolha pela educação, comparando o dia a dia da sua irmã bancária com os perrengues que passava como professor. Todas as diferenças na rotina, desde o horário de trabalho, transporte e até mesmo o tipo de lanche. 


“Se eu pudesse dar um conselho pros jovens, seria: a vida é bela e tudo recompensa. Se eu pudesse, faria tudo de novo, porque à medida que a gente vai avançando, a gente vai descobrindo que o prazer está no encontro do que a gente gosta, do que a gente faz e principalmente quando a profissão se mistura com missão.”


Casagrande também mostrou como o papel da liderança é decisivo. “Quando eu era professor, eu olhava pro gestor de escola e colocava nele a culpa: ‘ah, se eu fosse diretor, seria diferente’. Aí eu fui ser diretor de escola, no ensino privado eu culpei o mantenedor e no ensino público eu culpei o sistema, o secretário de educação…”, conta. 


Depois, ele percebeu que a verdadeira mudança deve acontecer dentro da escola, principalmente na sala de aula. Não adianta aprender, anotar e não repassar o seu conhecimento para o corpo docente. 


Ele finalizou a noite com um discurso motivacional que levou os convidados a aplaudir de pé. “Não fujam do futuro, não o tema nem o despreze. Vá, caminhe em direção a ele. Mas, na caminhada, escolha caminhar o caminho do amor. Não permita que o medo, a angústia, as decepções o impeçam de andar. Encare-os com coragem e resiliência.”


Encontro de escolas e educadores


A Jornada Edu Fortaleza marcou um grande encontro entre escolas, educadores e apaixonados por educação. Tivemos sorteios, lançamentos com cupons exclusivos, muita troca de conhecimento e novas descobertas. 


Após cada palestra, nosso rapper residente João Pedro fez um improviso sobre o tema, totalmente ao vivo. Nos encontramos no coffee break para um café merecido e muita conversa. 


Reunimos parceiros que vieram de longe, clientes de longa data e pessoas muito dispostas a simplificar jornadas educacionais todos os dias. Nos vemos no próximo ano em mais uma Jornada Edu! 🚀


         
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *