História de Sucesso: Colégio CBV aposta em soluções tecnológicas na gestão e sala de aulaLeitura de 4 minutos

Agenda Edu 2 de setembro de 2021
Foto da equipe do Colégio CBV com o texto História de Sucesso

author:

História de Sucesso: Colégio CBV aposta em soluções tecnológicas na gestão e sala de aulaLeitura de 4 minutos

Escola Eleva usa Agenda Edu, LIV e TEC para se aproximar de alunos e famílias 


Um colégio tão apaixonado pelo seu lugar e pelas suas pessoas que carrega esse amor no nome. Esse é o Colégio CBV, de Boa Viagem, Recife (PE), que já conta com mais de 50 anos de tradição e inovação. 


A escola surgiu com a ideia do professor Ary Diniz e veste a camisa da responsabilidade ambiental com muito orgulho. Por isso, trabalhar com uma agenda digital foi um passo certeiro na sua história. 


Tecnologia em toda a escola


O Colégio CBV é destaque em tecnologia e conta com diversos espaços voltados para a aprendizagem dos alunos, como sala Google, sala Hub e sala Microsoft. 


Em 2018, a escola decidiu dar mais um passo e substituir a agenda de papel por uma digital. Um professor que veio de Fortaleza trouxe na bagagem a ideia de utilizar a Agenda Edu e a equipe abraçou o novo projeto. 


Luciene Trajano, secretária escolar, e Viviane de Oliveira, assistente de secretaria, contam que a plataforma começou a ser utilizada por uma parte dos alunos e no ano seguinte já estava abrangendo toda a escola. 


“Todos os pais têm grande facilidade em acessar e sempre fizemos um trabalho muito em equipe para garantir o engajamento, incentivando o uso da agenda.”


Engajamento da equipe


A participação dos colaboradores foi essencial para mostrar todos os benefícios da solução. As educadoras contam que até hoje esse trabalho ajuda a melhorar a adesão dos responsáveis. 


“Na matrícula, a gente já ajuda a fazer o acesso. Se algum pai liga e pede informação, perguntamos se ele já está usando o aplicativo. A Agenda Edu é o canal de mensagens oficial do colégio, é importante que todos estejam ativos. A nossa estratégia é realmente conversar para que isso aconteça.”


A escola também incentiva que os alunos usem a plataforma ao seu favor, melhorando o engajamento na rotina escolar. Além do Ensino Médio, vários estudantes do Ensino Fundamental já têm acesso a pedido dos próprios responsáveis. 


A equipe também simplificou o dia a dia na escola. Professores preparam as aulas e já deixam as atividades agendadas para notificar, a coordenação aproveita bastante os Comunicados e as Mensagens são as grandes favoritas, trazendo as famílias para perto da escola e facilitando a comunicação com coordenação, secretaria, recepção e professores. 


Números de uso do Colégio CBV na Agenda Edu

Transformação nas aulas online 


Assim como outras escolas no Brasil e no mundo, o Colégio CBV precisou se adaptar durante a pandemia da Covid-19. Durante as aulas online, a Agenda Edu foi essencial para manter a aprendizagem. 


“Foi aquele trabalho força-tarefa, fizemos um levantamento de quem ainda não tinha acesso à plataforma e esse foi o nosso contato salvador. Enviamos links, informações e usamos bastante os filtros para achar conteúdos com facilidade. Foi importante ter a experiência e saber que a gente consegue, envolver as tecnologias ainda mais no dia a dia e fazer um acompanhamento diário do início da pandemia até agora.”


Leia mais: Eventos online na escola: como criar e aproveitar o ambiente digital


Colégio CBV agora é uma escola Eleva


Além de usar a Agenda Edu, o Colégio CBV também se tornou uma escola Eleva em 2020. A parceria foi essencial para comunicar aos responsáveis essa decisão e garantir mais crescimento para todos. 


“Estamos sempre aprendendo. Nós éramos CBV local e agora somos CBV Eleva nacional. Estamos dentro de algo bem maior e temos a responsabilidade de manter o engajamento pela Agenda Edu, deixando os pais envolvidos, trocando informações e sugestões”, conta Viviane.


Além da agenda digital, o colégio também adotou o LIV – Laboratório Inteligência de Vida em 2019 para trabalhar as competências socioemocionais em sala de aula. A experiência foi ainda mais rica durante as aulas online. 


“Os alunos gostam muito do LIV, os professores foram engajados e preparados para essa nova realidade. Foi um projeto muito bem aceito pela comunidade escolar. Trabalhar as habilidades socioemocionais é uma demanda necessária, os estudantes se sentem à vontade para falar, ter confiança nos professores e em quem está conduzindo o processo.”


Para trazer ainda mais novidades na escola, o Colégio CBV também adotou neste ano o TEC – Tecnologia e Experiência Criativas. É uma nova experiência que trouxe mais engajamento na sala de aula e está sendo bastante aproveitado pelos alunos. 


Ebook "Como transformar a sua escola em um case de sucesso"

         
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *