Um doador chamado Pedagogo

dia do pedagogo
Leitura de 3 minutos
Por Jones Brandão – Jones descobriu-se professor e nunca mais largou a descoberta, atuando dentro e fora da sala de aula. Da matemática, passou à pedagogia e chegou à mais longa atuação: explorador de possibilidades. É um apaixonado por desenvolver pessoas e levá-las ao máximo do seu potencial. É fã de seriados, Applemaníaco, leitor eclético, observador das pessoas, casado e pai de duas crianças. Hoje atua na área pedagógica do grupo Santillana e é consultor pedagógico da Agenda Edu.

O post de hoje é nossa homenagem especial para esse profissional vocacionado da Educação – O Pedagogo. Quem escreve hoje é nosso consultor pedagógico, Jones Brandão. Aproveite e deleite-se na leitura! 💜  

 

20 de maio é o dia do pedagogo?

Mas não é o dia 15 de outubro?

Pedagogo é a mesma coisa que professor, certo?

(…)

 

Meio certo… talvez até mais do que meio, mas não completamente, pois nem todo pedagogo é professor, assim como nem todo professor é pedagogo.

Uma boa parte dos que estudam pedagogia se fazem professores, já outra se faz de formas variadas, mas ambas estão ligadas por um ideal: desenvolvimento de pessoas através da aprendizagem.

 

💜 São bons condutores

 

Existem pedagogos e pedagogas em salas de aula da educação infantil, do fundamental 1, mas também das faculdades, dos ambientes de formação profissional, dos espaços de pesquisa, dos hospitais e clínicas. O dicionário define pedagogia como “ciência que trata da educação dos jovens, que estuda os problemas relacionados com o seu desenvolvimento como um todo”. Gosto da parte “desenvolvimento como um todo”. Isso indica integralidade, pois não há como desenvolver uma parte sem influenciar outras. Os pedagogos e pedagogas sabem bem isso.  

 

 

💜 Desenvolvem integralmente

 

Me fez pedagogo pelo interesse de entender sobre os processos ligados a aprendizagem. A Universidade me deu um pouco disso, mas foi na escola, nos livros, nos encontros, nas experiências, nas conversas com professores, alunos, pais e gestores que me encantei com o ser pedagogo.

Descobri que a arte de conduzir pessoas para o aprender não está tão ligada ao conhecer (ao que sei), mas ao motivar, ao potencializar o que o outro tem e fazê-lo acreditar que pode chegar. Nesse sentido, pedagogos (e professores) são doadores de possibilidades. É isso que fazemos todos os dias ao exercemos nossa pedagogia.

 



 

💜 Doamos possibilidades

 

Meus caros companheiros pedagogos, companheiros de Jornada da Educação, venho aqui lhes entregar meu abraço por meio dessas palavras, na esperança de que elas digam que você não é apenas o “tio” ou a “tia” das crianças, mas que (talvez) a partir daí você é o cientista da educação. Em você pulsa uma paixão arrebatadora por mostrar a cada criança, jovem ou adulto suas possibilidades, mas também pulsa o conhecimento científico que precisa ser respeitado e ouvido. Dito isto, não permita (não mais) que sua formação e posição seja minimizada ou desconsiderada. Não baixe a cabeça quando dentro dela existe muito para ser dito e defendido.

 

 

💜 Assuma-se!

 

Continue firme na sua jornada, engajando pessoas em um compromisso perene com a descoberta e o desenvolvimento. Que ela seja repleta de significados para você e para os que você conduzir. Que seja marcada por histórias repletas de conquistas e superações.

Nessa jornada da educação a recompensa não é o que nos aguarda ao final ou mesmo o que alguém pode nos oferecer. A recompensa é a própria jornada. Portanto, viva intensamente!

 

Vida longa à Jornada.

Vida longa ao pedagogo.

Vida longa à pedagoga.  

 

Saiba mais sobre o Dia do Pedagogo e regulamentação da profissão