Entra mês, sai mês, e o compromisso de pais e responsáveis é o mesmo: a mensalidade escolar. Por isso, para compreender a importância das cobranças recorrentes para a educação, é preciso antes de tudo entender que a recorrência está no DNA da escola.
Por conta da praticidade no pagamento, o modelo de cobranças tem conquistado cada vez mais as instituições de ensino. Além disso, adotar a recorrência como forma de pagamento é uma estratégia eficiente para driblar um dos maiores desafios da gestão financeira: a inadimplência escolar.
Quer saber mais sobre as vantagens dos pagamentos recorrentes? Então continue a leitura e confira os principais motivos para aderir esse modelo de cobranças na sua escola.
A cobrança recorrente nada mais é do que a forma de compensação dos pagamentos por assinaturas online, planos, contratos ou mensalidades. É o caso de cobranças de serviços que tem uma frequência mensal como Netflix, Spotify, Smart Fit e outros.
O modelo conquistou o mercado e expandiu para segmentos como: cursos, academias, serviços de telefonia, clubes de lazer, assinaturas de tv, software e outros.
Basicamente, podemos classificar como cobranças recorrentes, todo pagamento periódico e automatizado, feito geralmente através de boleto, cartão de crédito ou débito. Alguns princípios também caracterizam o modelo de negócio por recorrência. Entre eles, podemos citar:
Conheça 5 estratégias de cobrança escolar para fugir da inadimplência
Pagamentos recorrentes, como as mensalidades escolares têm um processo que se repete frequentemente, por isso, não é nem um pouco indicado realizar cobranças manualmente.
Imagina controlar os pagamentos de centenas de alunos sem tecnologia? Se uma escola só cobra por carnês de mensalidades, transferência entre contas, é bem provável que não esteja lucrando como deveria.
Para um melhor controle da gestão de mensalidades, o ideal é automatizar as cobranças, com a segurança e as funcionalidades necessárias para uma recorrência eficaz.
Apostar no modelo de cobranças recorrentes, permite que a instituição tenha mais controle dos valores quitados e das prestações que ainda estão em aberto.
Com o valor certo que irá receber durante o mês, a escola consegue prever melhor o seu faturamento. Assim, a instituição consegue desenvolver um planejamento financeiro mais eficiente.
A inadimplência escolar nem sempre está ligada a uma má fase financeira da família. Em muitos casos, a rotina corrida faz com que muitos responsáveis simplesmente esqueçam o compromisso com as mensalidades. Porém, entrar em contato com a família a cada sinal de dívida, além de muito trabalhoso para escola, também exige bastante cuidado.
Automatizando as cobranças de mensalidade, as chances de os responsáveis pagarem em dias aumentam, o que ajuda a instituição a ter mais controle financeiro.
Baixe agora o ebook “Guia prático para comunicar cobranças escolares”.
Envio de boletos, pilhas de papéis, ligações para os inadimplentes. A rotina financeira escolar pode exigir muito fôlego da equipe administrativa. Por isso, contar com um sistema de cobranças recorrente é fundamental para reduzir o custo e o tempo desperdiçado nas atividades manuais.
Um dos grandes benefícios da recorrência, é a facilidade na realização dos pagamentos. Os responsáveis ganham mais comodidade, além de eliminar preocupações como, o esquecimento dos prazos, e idas à escola para quitar o débito. Esse diferencial, faz com que a escola largue na frente da concorrência, e conquiste um aumento da retenção e da fidelização de alunos.
A recorrência incentiva naturalmente os pagamentos pontuais. Com isso, oferecer descontos atrativos por assiduidade é uma ótima estratégia para reforçar ainda mais a pontualidade no acerto das prestações.
No EduPay, por exemplo, as escolas podem aplicar o desconto por pontualidade nos boletos por meio de porcentagem ou valor fixo. Com essa estratégia, os responsáveis são estimulados a pagar antecipadamente, e a instituição conquista mais previsibilidade no caixa.
Quanto mais opções de pagamento, mais se ampliam as possibilidades para que os responsáveis cumpram com os compromissos escolares. A modalidade “boleto recorrente” ainda é a forma de pagamento escolhida para pais e responsáveis mais conservadores, porém, o uso do cartão de crédito vêm ganhando cada vez mais destaque.
Quando bem executada, a gestão de cobranças recorrentes contribui para a adimplência, melhoria na previsibilidade do caixa, e dos lucros da sua escola.
O EduPay é a solução de cobranças escolares que possui diversas funcionalidades para tornar a gestão da sua instituição mais eficiente. Com poucos cliques, você cria os planos de recorrência da sua escola do ano inteiro e a ferramenta automatiza tudo por você.
Com a plataforma, a escola pode enviar lembretes automáticos, emitir relatórios completos e editar pagamentos sem custo. Além disso, é possível realizar cobranças únicas no boleto bancário ou cartão de crédito.
O EduPay também oferece mais facilidade no recebíveis, com a antecipação de todos os pagamentos para 2 dias úteis (à vista ou parcelado). Adquira agora o EduPay sem taxa de adesão ou mensalidade e conquiste mais saúde para o caixa da sua escola!
Investir em melhorias na escola é o que todo gestor quer. No entanto, em meio…
Nos últimos anos, os grupos de WhatsApp na escola tornaram-se uma ferramenta comum na comunicação…
A formatura na escola é um dos eventos mais esperados na vida escolar dos alunos.…
Uma comunicação bem estruturada faz toda a diferença no engajamento e na participação das famílias.…
Nos últimos anos, o uso do WhatsApp na comunicação com a equipe escolar cresceu de…
Você sabe como contribuir com as melhores dicas de preparação para o Enem nessa reta…