Agenda Edu

Sem quadro, sem projetor e sem material impresso



Por Idelfrânio Moreira – @FisicaMarginal. Professor de Física no Ceará, criador do Quase 24 horas de Física e que trabalha com a missão de mostrar que “Você Sabe Física, Só Não Sabe Que Sabe!”.


Neste artigo, vamos mostrar uma Aula diferente ministrada pelo professor Idelfrânio numa praça aberta, dentro de um shopping em Fortaleza, para mais de 300 alunos.


Olá, pessoal!


Para iniciarmos nossa aula, peguem aí seus celulares, acessem meu instagram – @FisicaMarginal – e usem o link que está no meu perfil para baixar/abrir o material, ok! Vocês irão encontrar os slides – que vocês mesmos irão controlar durante a apresentação teórica – juntamente com as questões que resolveremos.


Reparem que elas são interativas e, à medida que vocês marcarem suas respostas, eu irei acompanhando aqui do meu celular, em tempo real, as alternativas – certas e erradas – escolhidas pela turma.


A partir dos erros e dos acertos do grupo, conduziremos nosso debate, tá. Ah, mais uma coisa: lá no perfil tem também um link para um grupo no Whatsapp para vocês compartilharem suas dúvidas/perguntas durante a aula mesmo.


Assim comecei uma aula para mais de 300 alunos, numa praça aberta do Shopping Iguatemi, em Fortaleza, numa tarde de sábado. Sem quadro, sem projeção e sem material impresso! Uma aula de Física, sobre corrente e resistência elétricas, com revisão da teoria e resolução de questões de vestibulares. Aula mesmo, com conteúdo importante e resolução de questões relevantes!





Para não haver problemas de compatibilidade com os diferentes sistemas operacionais e modelos de smartphones, ou mesmo problemas de conexão, os arquivos foram disponibilizados como .ppt, .pdf e até .jpg. A interatividade das questões aconteceu via Google Forms.


O compartilhamento de perguntas e das dúvidas, feito via grupo Whatsapp. Enquanto um professor dirigia a aula, outro acompanhava e respondia tudo. Experiência de sucesso com aprovação do público.





Detalhe: os alunos ficaram sabendo da aula pelas redes sociais, fizeram sua inscrição – gratuita – online e tinham como um dos atrativos conhecer o professor Fabrício Scheffer, de Porto Alegre, cujo canal no Youtube a maioria já acompanhava há tempos.


O @FisicaFabris conta com +380 mil fãs/seguidores/inscritos somando aí Facebook+Instagram+Youtube. (Se considerarmos aí meus próprios números, passamos de 400 mil alunos.)


Outro dado importante: uma parte significativa dos inscritos recebeu seu link de inscrição, bem como a confirmação de participação via Agenda Edu!


E assim, unimos as duas pontas do país, mesclando o presencial e o online, numa grande sala de aula invertida. O mais importante: através do uso de tecnologias comuns, cotidianas, de uso corriqueiro pelos alunos. Nada que não possa ser feito por qualquer professor, em qualquer lugar!


Conheça mais sobre o Projeto Física Marginal que engaja alunos de todo o país através de vídeos na internet

Agenda Edu

Recent Posts

4 dicas para organizar o financeiro e investir em melhorias na escola

Investir em melhorias na escola é o que todo gestor quer. No entanto, em meio…

3 dias ago

Grupos de WhatsApp na escola: riscos para gestão e o engajamento

Nos últimos anos, os grupos de WhatsApp na escola tornaram-se uma ferramenta comum na comunicação…

1 semana ago

Formatura na escola: um guia para planejar e executar o evento usando o SuperApp Agenda Edu

A formatura na escola é um dos eventos mais esperados na vida escolar dos alunos.…

2 semanas ago

Modelos de comunicados escolares para enviar às famílias

Uma comunicação bem estruturada faz toda a diferença no engajamento e na participação das famílias.…

3 semanas ago

Comunicação com a equipe escolar: como melhorar usando o SuperApp Agenda Edu

Nos últimos anos, o uso do WhatsApp na comunicação com a equipe escolar cresceu de…

1 mês ago

Reta final Enem: dicas para otimizar o tempo e preparação dos alunos

 Você sabe como contribuir com as melhores dicas de preparação para o Enem nessa reta…

1 mês ago