Por Idelfrânio Moreira – @FisicaMarginal. Professor de Física no Ceará, criador do Quase 24 horas de Física e que trabalha com a missão de mostrar que “Você Sabe Física, Só Não Sabe Que Sabe!”.
Para iniciarmos nossa aula, peguem aí seus celulares, acessem meu instagram – @FisicaMarginal – e usem o link que está no meu perfil para baixar/abrir o material, ok! Vocês irão encontrar os slides – que vocês mesmos irão controlar durante a apresentação teórica – juntamente com as questões que resolveremos.
Reparem que elas são interativas e, à medida que vocês marcarem suas respostas, eu irei acompanhando aqui do meu celular, em tempo real, as alternativas – certas e erradas – escolhidas pela turma.
A partir dos erros e dos acertos do grupo, conduziremos nosso debate, tá. Ah, mais uma coisa: lá no perfil tem também um link para um grupo no Whatsapp para vocês compartilharem suas dúvidas/perguntas durante a aula mesmo.
Assim comecei uma aula para mais de 300 alunos, numa praça aberta do Shopping Iguatemi, em Fortaleza, numa tarde de sábado. Sem quadro, sem projeção e sem material impresso! Uma aula de Física, sobre corrente e resistência elétricas, com revisão da teoria e resolução de questões de vestibulares. Aula mesmo, com conteúdo importante e resolução de questões relevantes!
Para não haver problemas de compatibilidade com os diferentes sistemas operacionais e modelos de smartphones, ou mesmo problemas de conexão, os arquivos foram disponibilizados como .ppt, .pdf e até .jpg. A interatividade das questões aconteceu via Google Forms.
O compartilhamento de perguntas e das dúvidas, feito via grupo Whatsapp. Enquanto um professor dirigia a aula, outro acompanhava e respondia tudo. Experiência de sucesso com aprovação do público.
Detalhe: os alunos ficaram sabendo da aula pelas redes sociais, fizeram sua inscrição – gratuita – online e tinham como um dos atrativos conhecer o professor Fabrício Scheffer, de Porto Alegre, cujo canal no Youtube a maioria já acompanhava há tempos.
O @FisicaFabris conta com +380 mil fãs/seguidores/inscritos somando aí Facebook+Instagram+Youtube. (Se considerarmos aí meus próprios números, passamos de 400 mil alunos.)
Outro dado importante: uma parte significativa dos inscritos recebeu seu link de inscrição, bem como a confirmação de participação via Agenda Edu!
E assim, unimos as duas pontas do país, mesclando o presencial e o online, numa grande sala de aula invertida. O mais importante: através do uso de tecnologias comuns, cotidianas, de uso corriqueiro pelos alunos. Nada que não possa ser feito por qualquer professor, em qualquer lugar!
Conheça mais sobre o Projeto Física Marginal que engaja alunos de todo o país através de vídeos na internet
Investir em melhorias na escola é o que todo gestor quer. No entanto, em meio…
Nos últimos anos, os grupos de WhatsApp na escola tornaram-se uma ferramenta comum na comunicação…
A formatura na escola é um dos eventos mais esperados na vida escolar dos alunos.…
Uma comunicação bem estruturada faz toda a diferença no engajamento e na participação das famílias.…
Nos últimos anos, o uso do WhatsApp na comunicação com a equipe escolar cresceu de…
Você sabe como contribuir com as melhores dicas de preparação para o Enem nessa reta…