Sem quadro, sem projetor e sem material impressoLeitura de 3 minutos

Agenda Edu Práticas pedagógicas 31 de maio de 2018
Fisica Marginal Post Maio

author:

Sem quadro, sem projetor e sem material impressoLeitura de 3 minutos



Por Idelfrânio Moreira – @FisicaMarginal. Professor de Física no Ceará, criador do Quase 24 horas de Física e que trabalha com a missão de mostrar que “Você Sabe Física, Só Não Sabe Que Sabe!”.


Neste artigo, vamos mostrar uma Aula diferente ministrada pelo professor Idelfrânio numa praça aberta, dentro de um shopping em Fortaleza, para mais de 300 alunos.


Olá, pessoal!


Para iniciarmos nossa aula, peguem aí seus celulares, acessem meu instagram – @FisicaMarginal – e usem o link que está no meu perfil para baixar/abrir o material, ok! Vocês irão encontrar os slides – que vocês mesmos irão controlar durante a apresentação teórica – juntamente com as questões que resolveremos.


Reparem que elas são interativas e, à medida que vocês marcarem suas respostas, eu irei acompanhando aqui do meu celular, em tempo real, as alternativas – certas e erradas – escolhidas pela turma.


A partir dos erros e dos acertos do grupo, conduziremos nosso debate, tá. Ah, mais uma coisa: lá no perfil tem também um link para um grupo no Whatsapp para vocês compartilharem suas dúvidas/perguntas durante a aula mesmo.


Assim comecei uma aula para mais de 300 alunos, numa praça aberta do Shopping Iguatemi, em Fortaleza, numa tarde de sábado. Sem quadro, sem projeção e sem material impresso! Uma aula de Física, sobre corrente e resistência elétricas, com revisão da teoria e resolução de questões de vestibulares. Aula mesmo, com conteúdo importante e resolução de questões relevantes!



aula diferente no iguatemi


Para não haver problemas de compatibilidade com os diferentes sistemas operacionais e modelos de smartphones, ou mesmo problemas de conexão, os arquivos foram disponibilizados como .ppt, .pdf e até .jpg. A interatividade das questões aconteceu via Google Forms.


O compartilhamento de perguntas e das dúvidas, feito via grupo Whatsapp. Enquanto um professor dirigia a aula, outro acompanhava e respondia tudo. Experiência de sucesso com aprovação do público.





Detalhe: os alunos ficaram sabendo da aula pelas redes sociais, fizeram sua inscrição – gratuita – online e tinham como um dos atrativos conhecer o professor Fabrício Scheffer, de Porto Alegre, cujo canal no Youtube a maioria já acompanhava há tempos.


O @FisicaFabris conta com +380 mil fãs/seguidores/inscritos somando aí Facebook+Instagram+Youtube. (Se considerarmos aí meus próprios números, passamos de 400 mil alunos.)


Outro dado importante: uma parte significativa dos inscritos recebeu seu link de inscrição, bem como a confirmação de participação via Agenda Edu!


E assim, unimos as duas pontas do país, mesclando o presencial e o online, numa grande sala de aula invertida. O mais importante: através do uso de tecnologias comuns, cotidianas, de uso corriqueiro pelos alunos. Nada que não possa ser feito por qualquer professor, em qualquer lugar!


Conheça mais sobre o Projeto Física Marginal que engaja alunos de todo o país através de vídeos na internet

         
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *