Agenda Edu, 6 anos de luta e propósitoLeitura de 4 minutos

Agenda Edu 18 de maio de 2020
Ilustração de uma mulher e um homem segurando um bolo e um balão com o número 6 para comemorar o aniversário da Agenda Edu

author:

Agenda Edu, 6 anos de luta e propósitoLeitura de 4 minutos

No dia 17 de maio, completamos 6 anos de Agenda Edu. Às vezes parece que começamos ontem e às vezes sentimos que já temos dezenas de anos de história. Mas, se temos uma certeza, é de que a nossa jornada só está começando e ainda temos um longo e maravilhoso caminho pela frente. 


Quando ainda éramos apenas o sonho de quatro pessoas que trilhavam o seu próprio caminho na educação, sempre soubemos que seríamos mais do que uma agenda digital: temos o propósito de transformar o mundo. 


Hoje, somos mais de 50 Agenda Lovers, mais de 2 mil escolas em todo o Brasil e 1 milhão de usuários. Os sonhos aumentaram e as responsabilidades também. 


Leia o Manifesto da Agenda Edu – a Jornada educacional continua


Este ano, fomos surpreendidos por uma pandemia, escolas fechadas, alunos e professores em casa e o grande desafio de sermos uma ponte ainda maior para manter a rotina escolar. Mas, como bem disse nosso Head de Educação, Jones Brandão, a educação sempre foi tema de luta e, hoje, lutamos todos em casa. Separados fisicamente, mas unidos para que a jornada educacional continue. 


“O grande desafio de educar nesse momento da história pode parecer assustador, mas é importante lembrar que a escola, como instrumento social e promotor da educação, sempre foi muito mais do que um lugar com endereço fixo. A escola é mais que uma organização. Ela é um organismo vivo feito de pessoas para pessoas, de pessoas capazes de mudar o mundo. Aqui na Agenda Edu, somos #timePauloFreire, pois como ele, acreditamos que a educação não transforma o mundo, mas sim as pessoas. E estas, impactadas e mudadas pela educação, são capazes de transformar o mundo.”


Manifesto pela educação


Chegamos até aqui porque sempre acreditamos que valia a pena cada segundo lutando pela educação. Fernanda Catunda, diretora e co-fundadora, aprendeu desde pequena com sua mãe professora que a educação é o único jeito de mudar a nossa realidade.


“Minha mãe sempre foi alfabetizadora e eu sempre a vi transformando vidas, então a educação sempre fez parte da minha vida. Trabalhar com a Agenda Edu e ver hoje a Agenda Edu transformando a educação, é para mim a realização de um sonho, pois eu sei que com a aproximação da família e da escola, nós conseguimos mudar a realidade de muitas crianças e mudar a educação do nosso país”


Para isso, precisamos ter um novo olhar e estimular uma aprendizagem em que cada aluno seja protagonista da sua jornada. Uma educação personalizada, que customiza a experiência de aprendizagem de cada um, promovendo sua voz, sua escolha e sua autonomia. Uma educação que garanta o desenvolvimento de habilidades intelectuais, emocionais, físicas, sociais e culturais.


Uma educação voltada aos direitos humanos, à produção artística, ao pensamento científico e à cultura empreendedora. Uma educação que engaja, interessa e arrebata. Se até aqui foi difícil fazer essa educação ser real para todos, agora a luta será ainda maior.


Compartilhe as experiências da sua escola no Fórum Agenda Edu 


Além da tecnologia


Somos uma empresa de educação com viés tecnológico e isso significa que fazemos muito mais do que construir uma ferramenta. Para o nosso CEO, Anderson Morais, cada uma das jornadas educacionais importa. 


O nosso trabalho é conectar pessoas, sentimentos, histórias por trás de cada “ID” que representa um aluno, um professor, um pai. Agora, mais do que nunca, essa conexão é tão importante e é preciso lembrar que nem todas as pessoas têm os mesmos recursos, como uma professora que nunca fez uma vídeo chamada ou uma família que divide um só computador. 


“O verdadeiro ‘toque’ vai além do que as teclas dos nossos computadores super modernos podem oferecer. Para ‘tocar’ de verdade, precisamos entender que nem todas as pessoas são como nós, que já nascemos digitais. Vamos continuar sempre atentos e incessantes na busca de uma tecnologia que aproxima, conecta e engaja. Acreditamos em uma tecnologia humanizada que acolha humanos não tecnológicos.”


A jornada educacional continua


Com orgulho do que já conquistamos e sabendo que os próximos passos serão ainda mais importantes, seguimos em frente. 


Hoje, não queremos falar de prêmios (que foram muitos), investimentos ou metas, e sim lembrar o que realmente somos: nós somos escola e todos vocês que fazem a educação, direta ou indiretamente, também são escola. 


Não estamos sozinhos, somos muitos! Vocês são o futuro da educação brasileira, um futuro que faz o presente ser abalado. A Agenda Edu nasceu com o propósito de aproximar e fortalecer laços para engajar escolas, alunos e famílias. Neste dia tão especial, reafirmamos nosso propósito, pois a jornada educacional continua. 


Sua escola não tem Agenda Edu? Para superarmos juntos os impactos do Covid-19 na educação, estamos disponibilizando o uso gratuito de uma versão reduzida da plataforma para não parceiros por 90 dias. Saiba mais e solicite na sua escola.


         
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *