4 coisas que você precisa saber antes de utilizar a agenda digital

Agenda Kids a agenda digital
Leitura de 4 minutos

A cada dia a sociedade se depara com alguma inovação tecnológica que tem grande impacto na vida das pessoas, e nas escolas não é diferente. As escolas que optam em utilizar essas ferramentas tecnológicas, demonstram avanços perante as constantes mudanças que ocorrem no mundo, acompanham a evolução e dão oportunidade de estar sempre inovando.  

 

Utilizar a agenda digital é uma forma de inserir a tecnologia no ambiente escolar, ter uma comunicação de qualidade e eficiente, além de melhorar o engajamento, aproximando os responsáveis da escola. Mas para isso, você precisa saber algumas coisas antes de aderir essa tecnologia em sua instituição. Por isso, separamos 4 dicas do que você precisa saber antes de utilizar a agenda digital.

 

São elas:   

 

1- O processo não muda, aliás, só melhora

 

Atualmente, como é feito o processo de comunicação da sua escola? Um comunicado, por exemplo, como ele é enviado? Provavelmente, você ou a pessoa responsável tenha que digitar, imprimir, recortar e colar na agenda do aluno. Com a agenda digital, as informações são enviadas com poucos cliques, de forma rápida e eficaz.

 

A agenda de digital se adapta a rotina de cada escola, ou seja, a escola não precisa contratar nem um novo profissional ou direcionar alguém para o manuseio da agenda digital, os mesmo profissionais que atuavam com a agenda de papel continuarão a atuar na agenda digital, só que agora com uma maior otimização do tempo e economia de recursos, além da preservação ambiental.

 

Além disso, o envio das informações vai depender da dinâmica da escola, a escola define os horários que serão enviadas as agendas.

 

2 – Você se sentirá mais seguro

 

Na agenda digital você se sentirá mais seguro, já que com a  agenda de papel é possível que o aluno possa perdê-la, e assim, perder toda a comunicação que foi feita com a escola, mas não só isso, ele perde um documento contendo informações pessoais, o que coloca em risco sua segurança informacional.

 

Por isso, na agenda digital a segurança vai além da informacional, a segurança está também nos aspectos jurídicos e computacionais.

 

A segurança jurídica na agenda digital, se aplica em toda ação que é realizada também é registrada em data, hora, ação e nome do profissional, garantindo assim, a confiabilidade e disponibilidade que sua escola precisa. O que você precisar estará gravado na agenda.

 

Na segurança computacional da agenda digital, todo o conteúdo fica em nuvem, com uma capacidade de manter os arquivos intactos, sem a necessidade de backups manuais, mesmo se seu dispositivo eletrônico venha a parar de funcionar. Além disso, você pode acessá-los de outros dispositivos, a qualquer hora e em qualquer lugar.

 

Já na segurança informacional, não há perda de dados, suas informações e seus dados estão seguros, garantindo assim, a confidencialidade e integridade que sua instituição necessita.

 

3 – Os responsáveis estão mais conectados

 

As tecnologias se fazem cada vez mais presentes em todos os lugares, inclusive, no ambiente familiar e escolar.  As crianças, muitas vezes chamadas de nativos digitais, já nascem e crescem com as tecnologias presentes em sua vivência, mas os responsáveis, por sua vez, também estão mais conectados e utilizam seus smartphones na maior parte do dia. Os responsáveis, cuja a rotina diária é corrida, passam a utilizar os meios digitais para se comunicarem e se aproximarem dos seus filhos.

 

4 – Você no controle

 

Com a agenda digital você tem total controle das atividades dos seus colaboradores, as trocas de informações ficam disponíveis e podem ser acessadas a qualquer hora e em qualquer lugar. Além disso, na Agenda Edu, por exemplo, você consegue mensurar a taxa de engajamento e adesão dos alunos e responsáveis em relação ao uso da agenda. Quem baixou o aplicativo, quais responsáveis visualizaram e assinaram digitalmente, assim, é possível analisar e trabalhar melhor o engajamento dos responsáveis com a escola. No geral, a diretor e coordenador consegue acompanhar tudo que está sendo comunicado entre a escola e a família o que não é possível na agenda impressa.

 

É muito mais fácil e prático para o responsável receber as informações escolares em seus celulares, em tempo real, ao ter que esperar chegar em casa para verificar a agenda de papel.  

 

Agora que você já conhece algumas das vantagens da agenda digital, que tal ter uma comunicação escolar de qualidade?

 


Para facilitar a comunicação entre escolas e famílias, conte com a Agenda Edu, a agenda digital mais utilizada do Brasil, que ajuda escolas, alunos e responsáveis a estarem sempre em contato, estimulando uma convivência saudável e imprescindível entre todos eles.

 

Agenda digital da sua escola