História de Sucesso: Gradus VitaLeitura de 4 minutos

Histórias de Sucesso 7 de junho de 2019
crianças e professoras da escola Gradus Vita juntos

author:

História de Sucesso: Gradus VitaLeitura de 4 minutos

A escola Gradus Vita leva uma educação voltada para a aprendizagem construída a partir das interações e conexões humanas. Confira mais uma história de sucesso!

 

Em meio ao cerrado brasileiro, na jovem cidade de Sinop, no interior do Mato Grosso, um grupo de amigos percebeu uma necessidade inquietante de levar uma educação de qualidade aos seus conterrâneos, e foi assim que a Gradus Vita – escola de Educação Infantil – nasceu.

 

Murilo, diretor da escola e um dos fundadores, conta que ele e os amigos  já tinham uma grande vontade de empreender e, sendo os três professores universitários, enxergaram na paixão compartilhada por educação a melhor aposta para pôr o sonho em prática.

 

Há cerca de 4 anos, a escola leva à quase 80 alunos uma educação voltada para a aprendizagem construída a partir das interações e conexões humanas. O diretor também nos conta que esse foco é o que faz a escola entender que o contato das crianças com tecnologia precisa ser monitorado ainda nessa idade.

 

“A tecnologia para nós é uma ferramenta, mas, por exemplo, nós não trabalhamos com telas, com tablets dentro da sala de aula, justamente porque as crianças, muitas vezes, já tem essa experiência em casa. Nós enxergamos esse ensino analógico e focado no aprendizado do contato muito mais proveitoso para a idade em que eles estão.”

 

Murilo também aponta que a tecnologia no dia a dia da escola está muito mais presente na forma como a instituição administra a rotina e se comunica com os pais. E, escolher o digital para gerir essas questões, foi o remédio certeiro para uma dor que incomodava tanto à escola quanto aos responsáveis.

 

Durante uma ida às compras, enquanto ouvia no carro o podcast da Endeavor Brasil, sobre Scale-Ups transformadoras, Murilo conheceu a Agenda Edu e enxergou na nossa solução a saída ideal para esse problema.

 

“As nossas professoras perdiam muito tempo preenchendo as agendas de papel uma a uma, tendo que escrever e adicionar as informações de uma forma lenta. Isso diminuía de certa forma o contato que elas tinham com as crianças e reduzia o aproveitamento do tempo de aprendizado.”, relata o diretor.

 

Ele também conta que trazer a praticidade de uma agenda digital para a escola fez com que a entrega da qualidade aos responsáveis fosse bem maior e melhorasse a confiança e a credibilidade por parte da família.

 

Contudo, apesar de os responsáveis terem aceitado prontamente a nova forma de comunicação adotada pela escola, a escola Gradus Vita sofreu um pouco com a resistência da equipe.

 

Sabemos que mudanças mexem com a escola inteira e, por isso, é preciso adaptações. Alinhar todos os envolvidos na jornada educacional de maneira correta, é a melhor forma de  proporcionar os impactos positivos na novidade da escola.

 

Durante a implantação, professores (principalmente os mais experientes e com mais tempo em sala de aula) não viram tantas vantagens na ideia e só enxergaram um aumento de trabalho. Mas a direção já esperava que isso pudesse acontecer e escolheu uma estratégia de imersão no uso para mudar a visão dos professores que discordavam.

 

“Nós decidimos inseri-los no processo de implantação e fazer junto com eles. Foi um momento de aprendizado bem proveitoso e mostramos, de maneira palpável, que usar uma agenda digital, faria com que todos pudessem aproveitar ainda mais o tempo com os alunos”.

 

De todas as funcionalidades da Agenda Edu, as mais usadas pela escola são as ‘Atividades’, os ‘Planos de Aula’, o ‘Resumo Diário’ e o ‘Mural de Fotos’. O que, segundo a direção da escola, é bastante representativo em relação à melhoria da comunicação com as famílias.

 

Estes são os número da escola, do início do ano até aqui:

 

 

Dados da escola Gradus Vita. Atividades 171; Resumos diários 1.600; foto 735

 

E mesmo com ótimos índices, e com responsáveis engajados, a escola ainda enfrenta um desafio em relação a comunicação mais instantânea com as famílias, pois os grupos em mensageiros virtuais persistem.

 

Leia também: Quais os problemas em utilizar o WhatsApp no ambiente escolar?

 

As mensagens da Agenda Edu podem ser a melhor solução para substituir aos grupos de comunicação online, evitando que informações sejam perdidas e permitindo concentrar as mensagens em um único lugar com segurança e histórico.

 

Nós até já falamos aqui na Jornada Edu sobre “Como utilizar as Mensagens da Agenda Edu para aproximar famílias e escola” e enumeramos algumas dicas que podem ajudar tanto a Gradus Vita, quanto a sua escola a implementar as mensagens da Agenda Edu como canal oficial de comunicação na sua escola.

 

Quer saber como transformar a comunicação da sua escola em um case de sucesso? Baixe grátis o nosso e-book e confira!

 

Ebook "Como transformar a sua escola em um case de sucesso"
         
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *