História de Sucesso: Berçário e Escola Gato de Botas

Case de sucesso Agenda Edu
Leitura de 4 minutos

Sempre preocupado em focar no desenvolvimento dos alunos e na construção de um relacionamento próximo com as famílias, o Berçário e Escola Gato de Botas é referência em Uberlândia – MG há 45 anos. Sua história já é tão parte da cidade que, a partir do ano 2000 foi fundado o Colégio Drummond, oferecendo os Ensinos Fundamental I e II, já que os responsáveis não queriam quebrar a experiência que eles tinham na Escola Gato de Botas. Hoje, parte dos 600 alunos é filho ou neto de quem já estudou na escola, prova do excelente trabalho realizado nas últimas décadas.


Mesmo com todo o know-how adquirido no trabalho com Educação Infantil, quando foi feita a expansão para o Ensino Fundamental, a escola sentiu que faltava alguma coisa. A geração de crianças e adolescentes que está hoje nas escolas já nasceu conectada, não dá pra negar essa realidade. A equipe então estudou bastante e procurou referências em outros países e escolas, para trazer novas experiências para a dinâmica escolar. A primeira ação foi instalar lousas digitais em todas as salas de aula, assim o professor consegue interagir com a turma através de vídeos, jogos e softwares, aliando tecnologia e aprendizado.

 

Esse olhar mais apurado para a inovação fez a equipe do Gato de Botas logo notar que a agenda em papel estava caindo em desuso. Por vezes os professores não sabiam se os responsáveis tinham lido os recados e a troca de informações começou a ficar falha. Era latente que a escola precisava não só melhorar a comunicação, mas também ter um melhor retorno desse processo.


Em busca de uma solução no mercado, conheceram a Agenda Edu pelo sistema de ensino Dom Bosco (a Agenda Edu é parceira exclusiva da Pearson) e a solução se encaixava perfeitamente. Segundo Matheus Carrijo, Coordenador Geral:

 

As ofertas de agenda digital que existem no mercado não se adaptavam à nossa realidade. Por exemplo, o resumo diário era engessado, o que limitava o nosso trabalho com período integral. A Agenda Edu é diferente, muito mais completa“.

 

A implantação começou pelo Ensino Fundamental. No primeiro ano foi feita a transição, com o uso da agenda de papel e digital, para apoiar os pais que ainda estavam se acostumando. Ao longo do ano, os recados principais começaram a ser enviados somente pela Agenda Edu, e deixar de usar a agenda de papel foi natural. Agora, o mesmo processo está sendo feito na Educação Infantil.

 

No ano que vem teremos a escola toda se comunicando somente pela Agenda Edu. No berçário, que achamos que teríamos mais resistência, o processo foi surpreendente. Em menos de 4 meses a adesão dos responsáveis foi total. Reduzimos para 4 horas para menos de 30 minutos o tempo gasto com ligações diárias para os pais. Essa economia de tempo é incrível!”, diz Matheus.


Os treinamentos e alinhamento constante entre a coordenação e as professoras foi essencial para o sucesso do processo de implantação. Hoje cada professora tem um tablet em sala de aula e tem autonomia para preencher as informações. As informações mais importantes passam pela aprovação da coordenação, em um processo bem simples com apenas um clique.

 

Com pouco mais de um ano de uso da Agenda Edu, os números impressionam:

A ferramenta de resumo diário é muito utilizada para deixar os pais sempre informados sobre o desenvolvimento das crianças e diminuir a ansiedade por novidades. Mas são as fotos que trazem o retorno mais positivo – as mães afirmam que é um acalanto no coração receber fotos em tempo real dos seus filhos, enquanto elas estão no trabalho ou em casa.

 

A agilidade na comunicação é a principal vantagem identificada por Matheus:

 

Disparo um recado e em poucos minutos já temos as respostas. As informações ficam registradas e a comunicação é muito mais ágil e eficiente. Do lado pedagógico, com a Agenda Edu o professor fica mais perto do aluno e da família, e a coordenação da escola consegue acompanhar de perto o trabalho do professor. Agenda Edu é uma mão na roda! A informação  agora é uma via de mão dupla e assim conseguimos minimizar todos os ruídos“.

Nesses 45 anos a educação mudou muito. Hoje a escola precisa trabalhar com o aluno e com a família. E essa é uma preocupação constante na Gato de Botas, que possui vários projetos engajar a família: escola de pais, aulas abertas (vivência com os alunos) e outros diversos eventos para que eles possam entender todo o processo educacional. Aqui os responsáveis têm livre acesso ao ambiente da escola. Mas, o principal, continua sendo a comunicação: quando o pai é ouvido, acolhido, ele se sente mais engajado em participar. E a Agenda Edu tem um papel fundamental nesse processo.



Quer ter uma história de sucesso como a do Gato de Botas? Venha para a Agenda Edu, revolucione a sua comunicação e construa laços cada vez mais fortes entre todos os atores envolvidos na jornada educacional.

Veja mais!

História de Sucesso: Colégio Farias Brito
61
Com mais de 83 anos de história, o Colégio Farias Brito é uma história de sucesso e grande referência no Brasil, atuando do berçário ao ensino superio...
História de Sucesso: Bambino Escola Bilíngue
149
Fundada em 2013, a Bambino Escola Bilíngue é a materialização do projeto de um italiano que havia se mudado para o Brasil e de uma pedagoga com bastan...
História de Sucesso: Cisne Real
213
Pioneira em Educação Infantil há 51 anos, a Escola Cisne Real é uma das mais queridas da cidade de Bauru, onde cerca de 500 alunos se desenvolvem atra...