Segurança na escola: organize a entrada e saída de alunosLeitura de 5 minutos

Gestão escolar 19 de agosto de 2020
Segurança na escola: ilustração mostrando aluna esperando carro na porta da escola

author:

Segurança na escola: organize a entrada e saída de alunosLeitura de 5 minutos

A portaria sempre foi um grande ponto de atenção para a segurança na escola, mas agora é ainda mais importante organizar a entrada e saída de alunos. No retorno das aulas, educadores e responsáveis precisam olhar com cuidado para as aglomerações. 


Com a pandemia do coronavírus, todos os protocolos mudaram. A saúde de todos deve estar em primeiro lugar. Ou seja, é preciso criar novas regras para garantir a segurança na escola para estudantes, educadores e famílias. 


Esse é o momento da sua escola parar e pensar: o que é preciso definir antes de abrir as portas no cenário pós Covid-19? Como controlar a entrada e saída de alunos? Continue a leitura para se preparar!




O que você vai encontrar neste artigo?


Organize a entrada e saída de alunos


Se aproxime da comunidade escolar


Saídas escalonadas


Segurança na escola digital


Organize a entrada e saída de alunos


Um dos protocolos mais importantes de segurança na escola é o fluxo de alunos tanto na sala de aula, quanto em todos os ambientes. No horário de início das aulas e no final, é ainda mais necessário buscar soluções para evitar a aglomeração de pessoas. 


Pesquisa de retomada das aulas: como as escolas estão se preparando


Lembre-se como era na sua escola antes da pandemia: trânsito pesado, responsáveis saindo dos carros para, esperar, deixar ou buscar seus filhos, alunos mais velhos se reunindo para conversar e até mesmo vendedores ambulantes nas calçadas.  


Mas como é possível controlar esse fluxo de maneira realmente organizada?


Se aproxime da comunidade escolar


Primeiramente, a escola deve estar próxima da comunidade escolar para garantir o sucesso de qualquer estratégia. Portanto, antes do início da volta às aulas, converse com os responsáveis sobre todos os novos protocolos, incluindo a entrada e saída de alunos. 


Nesse momento, você deve alinhar todos os detalhes: quais são os horários corretos de cada turma, como proceder em caso de atraso e como funcionam os controles de acesso, como catracas. 


Reunião de pais: dicas para um encontro online de sucesso


Também é importante falar sobre boas práticas na portaria e no entorno para segurança na escola. Algumas dicas são: não parar em fila dupla, não estacionar em locais proibidos, evitar buzinar e sempre respeitar as instruções do guarda de trânsito, se ele existir.  


Saídas escalonadas


Escalonar a entrada e saída de alunos é uma ótima estratégia para escolas que possuem mais de uma portaria. É possível organizar os alunos por turmas ou por segmentos. Os estudantes do Ensino Fundamental podem utilizar um portão diferente do Ensino Médio, por exemplo. 


Também é interessante separar horários diferentes e não se esquecer de comunicar aos responsáveis para que eles estejam cientes do horário correto para entrada e saída da escola. 

Baixe agora o infográfico com 12 perguntas sobre a volta às aulas

Segurança na escola digital


Agora que os cuidados são redobrados em prevenção ao coronavírus, não é viável fazer o controle de entrada e saída de alunos de forma manual, por isso é importante utilizar uma solução digital


Com o EduGO, os responsáveis avisam com antecedência que estão chegando a escola se prepara para agilizar todo o processo rapidamente. 


Quer saber como funciona?


  1. O responsável programa o chamado no seu celular quando estiver saindo de casa e a própria plataforma envia o aviso quando estiver se aproximando da escola. Assim, os pais também evitam o uso do celular quando estiverem dirigindo. 
  2. A escola recebe o aviso e prepara o aluno para a saída inteligente.
  3. Todos saem rapidamente, em segurança e sem causar nenhum trânsito em torno da escola. 

Dessa forma, a escola tem muito mais controle e consegue organizar o fluxo de forma ágil, além de não sobrecarregar os funcionários. 


Simples e fácil de usar


O EduGO é muito fácil de usar. Tanto para os responsáveis, quanto para os educadores, a plataforma é simples e intuitiva. Tenha um aplicativo moderno na sua escola que organiza e controla a saída de alunos com histórico dos registros de dados. 


As famílias sentem mais segurança, evitam o contato com mais pessoas e ambientes e otimizam o tempo, já que não precisam entrar para procurar os filhos no meio de vários estudantes. Todo o processo é rápido e ágil.


Além disso, você ainda garante melhor mobilidade nas ruas. Com a saída inteligente, é possível reduzir a fila de carros e o trânsito no entorno da escola, um benefício para toda a comunidade escolar. 


Confira esta dica: Como fazer uma campanha de rematrícula na retomada


Feito para você


O EduGO foi desenvolvido pela Agenda Edu, a agenda escolar líder de mercado no país, em parceria com a Filho sem Fila. O aplicativo foi pensado para facilitar e organizar a gestão escolar, conectando ainda mais escolas com famílias. 


Além de uma comunicação efetiva que estreita laços para transformar jornadas educacionais, agora você também pode ter uma melhor mobilidade e mais segurança para o retorno das aulas presenciais. 


Aproveite condições especiais e experimente EduGO na sua escola. 



Quer conhecer mais soluções? A Agenda Edu tem produtos completos para o novo momento da educação: evite filas na cantina e contorne a inadimplência escolar, tudo digital. Clique aqui para saber mais.


         
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *