Marketing educacional: por que sua escola precisa disso?Leitura de 8 minutos

Gestão escolar 29 de janeiro de 2021
Profissional de marketing educacional sentada em mesa com notebook

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Marketing educacional: por que sua escola precisa disso?Leitura de 8 minutos

É comum encontrar propagandas de escolas em todos os locais, seja em outdoors, comerciais na TV e posts nas redes sociais. Mas, o marketing educacional vai muito além disso. Se você ainda não está investindo nele, é hora de mudar. 


Já passamos do tempo em que bastava dizer que a sua escola era número 1 na região ou com mais aprovados no Enem. O relacionamento com o público deve ser construído diariamente e existem diversas maneiras de conquistar seus alunos.


Mas, o que realmente significa marketing educacional? Continue a leitura para aprender as principais tendências para alavancar sua escola. 


O que você vai encontrar neste artigo?


O que é marketing educacional?


Tendências do marketing educacional

Os benefícios do marketing educacional


O que é marketing educacional?


Marketing educacional é o conjunto de táticas e estratégias aplicadas em instituições de ensino para garantir uma comunicação efetiva, resultando em mais engajamento, captação e retenção de alunos


Para isso, precisamos atrair e envolver o público-alvo, ou seja, alunos e responsáveis. Mas, lembre-se que não adianta se comunicar somente com os potenciais clientes, mas sim garantir a confiança dos próprios estudantes e famílias da escola. 


É importante produzir e alinhar todas as comunicações, campanhas, ações e planos para garantir um bom posicionamento da instituição, além de estreitar os laços com relacionamento. 


Se você ainda acha que não precisa do marketing educacional, pense sobre essas perguntas:


  • Qual é o propósito da sua escola?
  • Qual imagem ela quer transmitir?
  • Como você quer ser reconhecido?
  • Como seus alunos e famílias descreveriam a escola?
  • Por que eles escolheram essa escola? 
  • Por que outros alunos deveriam escolhê-la?

Com um bom marketing educacional, será possível entender cada questionamento e traçar objetivos para mostrar o valor do seu negócio e ser referência na captação e fidelização de estudantes. 


Captação de alunos: como ser a escola escolhida pelas famílias


Tendências do marketing educacional


Mas, por onde começar? Primeiro, é necessário contratar uma equipe de marketing. Não adianta delegar essa função para professores ou secretários, é preciso investir em profissionais capacitados que se dediquem totalmente ao trabalho. 


Existem diferentes estratégias que podem ser adotadas, mas é importante ter em mente que não existe fórmula mágica. O marketing educacional, assim como qualquer outro, é baseado em testes


É preciso experimentar para encontrar o melhor caminho para a sua escola e, principalmente, investir em um trabalho de qualidade. Os resultados virão depois do esforço. 


Entretanto, separamos algumas das principais tendências do marketing educacional para ajudar a nortear seu caminho. 


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Produção de conteúdo


Não basta enviar comunicados só quando é preciso informar algo extremamente importante. A produção de conteúdo é uma ótima estratégia para atrair potenciais alunos e reter os seus estudantes. 


Algumas possibilidades são:


  • Blog com artigos 
  • Webinar
  • Podcasts
  • Quizzes
  • Jogos
  • Posts em redes sociais
  • Vídeos 

Lembre-se também que o público da escola não é um só. É preciso entender quem é o seu cliente e personalizar a comunicação para alcançar seus objetivos de maneira efetiva. 


Comunicação com alunos e responsáveis: saiba como se comunicar com os diferentes perfis da sua escola


Redes sociais


Falando em redes sociais, elas devem ser uma grande aliada no seu marketing  educacional. Hoje, não é mais possível ficar de fora de canais como Facebook, Instagram, Youtube, Twitter e até Tik Tok. 


Essas ferramentas são uma ótima solução para ganhar engajamento e estreitar laços. Também é possível criar mais um canal de SAC dentro das próprias redes sociais e até criar atividades com os próprios alunos. 

Mídia paga e SEO


Você também já deve ter ouvido falar que também é preciso anunciar na internet. Com a mídia paga, sua escola pode criar anúncios no Google Ads (para o seu site aparecer primeiro nos resultados das pesquisas) e no Facebook Ads (para seus posts impactarem mais pessoas). 


Além disso, também é importante que a sua equipe de marketing aplique SEO (Search Engine Optimization) nos artigos do blog. Ou seja, usar diversas técnicas para que os seus artigos sejam mais relevantes nas buscas. 


Segurança na escola: como proteger dados no mundo virtual


Influenciadores


Outra maneira de expandir sua presença nas redes sociais é contratar influenciadores digitais. Eles são pessoas com forte influência na decisão de compra das pessoas e que podem alavancar seu negócio.


Mas, é preciso ter atenção na hora de escolher um influenciador que dialogue com o seu público e compartilhe os valores da escola. 


Omnichannel


Essa estratégia conecta diferentes canais para capturar leads (potenciais clientes) e transformá-los em alunos da escola. Para isso, utilizamos várias ferramentas diferentes com o mesmo objetivo. 


Um bom exemplo é criar uma Central de Atendimento que funciona por telefone, mas também pelo Instagram e agenda escolar digital. Dessa forma, a integração entre canais facilita o dia a dia de estudantes e responsáveis. 

Marketing de experiência


O marketing de experiência é uma grande aposta para o setor educacional. As pessoas adoram experimentar e testar algo antes de comprar e também é possível fazer isso com uma escola. 


Você pode criar tours virtuais pela instituição, fazer aulas experimentais ou eventos abertos ao público. Assim, podemos ganhar mais confiança dos futuros responsáveis e alunos. 


Os benefícios do marketing educacional


Como você já deve ter percebido, o marketing educacional pode trazer diversos benefícios para a sua escola. O principal deles é desenvolver uma boa comunicação com a comunidade escolar. 


Assim, você pode construir um relacionamento mais próximo e efetivo, o que contribui com o melhor desempenho dos alunos. Da mesma maneira, o marketing também ajuda na captação de novos estudantes. 


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Outro grande benefício é melhorar o posicionamento no mercado. Afinal, existe uma grande concorrência entre escolas e é preciso se destacar e firmar sua marca para ganhar relevância, e consequentemente, lucro. 


Agenda escolar como aliada


Agora que você já entendeu os benefícios do marketing educacional, deve estar ansiosa para começar a implementar na sua escola. Uma ótima maneira de dar início é adotando uma agenda escolar digital. 


Agenda Edu conecta escola com alunos e responsáveis, garantindo uma comunicação rápida e efetiva para transformar jornadas educacionais. Assim, é possível aumentar o engajamento e melhorar o relacionamento. 


É possível enviar comunicados, atividades, compartilhar fotos, criar eventos e canais de mensagens personalizados, atualizar informações importantes como diário escolar, cardápio e até fazer transmissões ao vivo. 


Utilizando boas práticas no uso da agenda escolar, a instituição já consegue trabalhar o marketing educacional no dia a dia, com apoio dos próprios professores e gestores. 


Experimente Agenda Edu na sua escola e comece a transformar jornadas educacionais.


         
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