Jornada Edu online: estratégias da Eleva Educação para crise na escolaLeitura de 5 minutos

Gestão escolar 30 de julho de 2021
Imagem da Jornada Edu online com Jones Brandão e Moyses Cohen

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Jornada Edu online: estratégias da Eleva Educação para crise na escolaLeitura de 5 minutos

A sua escola passou ou está passando por dificuldades financeiras? Muitas instituições estão vivendo um momento bastante desafiador. Por isso, convidamos Moyses Cohen para contar algumas estratégias financeiras de crise na escola. 


O Gerente de Operações das Escolas Eleva foi um dos palestrantes da última Jornada Edu online. Neste ano, o evento está com um novo formato. São 3 eventos de um dia ao longo do ano e um grande evento ao final para encerrar com muita bagagem. 


A segunda edição trouxe conteúdos voltados para os desafios dos gestores de escola com 4 horas de muito aprendizado. Se você não conseguiu acompanhar, não se preocupe! O evento está disponível na íntegra e separamos essa palestra:



Você também pode conferir os melhores momentos:


Como lidar com o cenário de crise na escola?


Antes de tudo, Moyses explica que um cenário de crise traz bastante oportunidades para aprender e criar um novo legado pós-pandemia. O ensino híbrido, por exemplo, é uma metodologia que veio para ficar.


Mas, como podemos nos proteger e evitar que a escola fique no vermelho? O que devemos fazer para não fechar as portas como tantas outras instituições? A solução começa na experiência e no atendimento. 


“A melhor defesa é sempre o ataque, se diferenciar vai ser sempre um ponto importante da sua escola para atrair os responsáveis, a comunidade escolar.  Uma coisa que eu acredito muito é que não é só no pedagogico você consegue se diferenciar, é no atendimento, no acolhimento, é garantir que genuinamente todos os funcionários desde o porteiro, inspetor, o auxiliar de serviços gerais, a recepção, a coordenação, todo mundo sempre consiga transformar a experiência do responsável ou do aluno na melhor possível.”


O grande conselho é fazer com que a experiência das famílias e dos alunos seja a melhor possível. Segundo Moyses, a gestão costuma pensar no muito no diferencial pedagógico, mas deixar de lado o acolhimento


Para entender como isso é importante, ele usa o exemplo de um restaurante. O chefe pode fazer comidas maravilhosas, mas se o atendimento do garçom e da recepção for péssimo, esse lugar é fadado a não ter sucesso. 


Confira os melhores momentos desta edição:
LIV fala sobre o socioemocional na escola
Dicas do Christian Coelho para campanha de matrícula
Cidadania digital com dicas e alertas para escola


Estratégias para se livrar de crise na escola


Moyses Cohen explica que todo gestor escolar precisa entender quais são as suas receitas e quais são os seus custos. É necessário dominar qual é a receita anual da escola e qual é o custo anual para entender pequenas oscilações e o que pode ser feito para evitar um problema maior. 


“Acompanhar a saúde financeira é como ir ao médico. Tem gente que tem medo de ir porque vai descobrir alguma doença, fazer um check-up, um exame. Mas é a chance de você se recuperar e melhorar. A mesma coisa é olhar para a saúde financeira da escola, se tiver um problema: antes tarde do que nunca. Melhor descobrir agora, corrigir e consertar.”


Devo pedir empréstimo?


Para o especialista, essa não é uma boa ideia para escolas pequenas. Essa deve ser a última saída possível e o recomendado é tentar renegociar com os fornecedores. “Sempre melhor dever para qualquer pessoa menos pro banco porque os juros vão te consumir”, explica.


Além disso, é importante entender se a necessidade do empréstimo é algo recorrente ou pontual. Se for recorrente, é motivo de muita preocupação. 



Vale a pena investir em inovação?


A resposta para essa pergunta será sempre sim! Mas, é preciso entender que a inovação deve ser algo contínuo no ambiente escolar e em todas as outras esferas da sociedade. 


“ É importante compreender o quanto cada ação vai impactar no futuro. Não precisa gastar rios de dinheiro, inovação nem sempre está associada a gastar dinheiro. Dá pra fazer coisas bacanas e inovar sem comprometer o fluxo de caixa da escola.”


E os descontos, faz sentido oferecer?


A temida inadimplência foi uma das grandes vilãs das escolas durante a pandemia. É comum receber muitos pedidos de descontos dos responsáveis e até mesmo perder um número considerável de alunos. Mas, para Moyses Cohen, também é necessário ser compreensível.


“Esse é um momento desafiador não só pras escolas, mas pra maioria das empresas e pessoas do brasil. Então, se eu tenho um aluno em dificuldade mas que historicamente sempre foi um bom pagador, eu acho que essa família deveria ter um voto de confiança por parte da escola. A vida vai voltar ao normal, alguns terão mais dificuldades que outros, mas se é uma família que tem costume de honrar os pagamentos, é preciso dar a oportunidade e lá na frente é melhor ter esse aluno do que uma cadeira vazia na escola.”


Sobre Moyses Cohen


Trabalhou desde sempre dentro da escola, passando por várias experiências, como professor, coordenador, diretor de unidade e diretor regional. Hoje, como Vice Presidente do Grupo Eleva Educação, é responsável por proporcionar recursos necessários à formação completa dos alunos das escolas Eleva.


         
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