Distanciamento social na escola: como adaptar a infraestruturaLeitura de 5 minutos

Gestão escolar 31 de agosto de 2020
Alunas na sala de aula se cumprimentando com cotovelos no distanciamento social

author:

Distanciamento social na escola: como adaptar a infraestruturaLeitura de 5 minutos

Como está a preparação da sua escola? A maioria das instituições estão esperando a liberação do governo para voltar às aulas presenciais, mas é importante já se preparar para este momento. O distanciamento social e protocolos são algumas das maiores preocupações atualmente. 


Na teoria, sabemos que precisamos evitar a aglomeração de pessoas em qualquer ambiente, mas como colocar isso em prática na escola? Com tantos alunos e colaboradores, parece uma tarefa impossível. 


Confira dicas para a adaptar a sua infraestrutura e preparar a sala de aula e todos os ambientes para o retorno. 



O que você vai encontrar neste artigo?


Distanciamento social


Como garantir distanciamento na escola

Soluções para sua escola


Distanciamento social


O distanciamento social é necessário para evitar a contaminação do coronavírus. Além do uso de máscaras e higienização das mãos, a Organização Mundial de Saúde recomenda manter uma distância de 1 metro entre cada pessoa. 


Já outras organizações e escolas estão adotando 2 metros para garantir a eficácia do distanciamento. Para os colaboradores, é fácil visualizar como isso pode ser alcançado, mas e para os alunos?  


Como garantir distanciamento na escola


Como as escolas já estão se preparando há meses para a retomada, alguns protocolos já foram adotados. Mas, é importante fazer um bom planejamento antes de investir em uma nova infraestrutura. 


Não adianta comprar centenas de totens de álcool em gel sem pensar nos locais estratégicos para colocar. Da mesma maneira, não faz sentido instalar dezenas de pias em locais que vão gerar filas e aglomerar alunos. 


Como o mundo está se preparando para a volta às aulas presenciais


Por isso, o planejamento é tão essencial para a volta às aulas. Estude a arquitetura da sua escola e conte com ajuda de profissionais para entender o que deve ser melhorado. 

Baixe agora o infográfico com 12 perguntas sobre a volta às aulas

Distanciamento social na sala de aula


A primeira dúvida dos responsáveis sobre o retorno das aulas é: como garantir que os alunos conseguirão seguir os protocolos? Esse questionamento acontece principalmente com as crianças da Educação Infantil.


Os pequenos alunos têm mais dificuldade em usar máscaras, manter a higiene e ficar longe dos coleguinhas. É normal sentir saudade, brincar juntos e compartilhar materiais, mas a escola deve ser paciente para ensinar novos hábitos


Algumas medidas que podem ser tomadas:


  • Vídeos educativos e brincadeiras para mostrar a importância dos protocolos
  • Aproveitar a ventilação natural abrindo as janelas
  • Combinar diariamente com os responsáveis quais materiais devem ser usados para evitar o compartilhamento
  • Reorganizar a distribuição de mesas
  • Diminuir o número de alunos por turma 
  • Intercalar os horários por segmentos ou turmas
  • Usar outros ambientes da escola para aulas, como ginásio e quadras
  • Adotar o ensino híbrido 

O ensino híbrido é a metodologia mais recomendada para a volta às aulas presenciais, já que os alunos podem ser dividido em turma na escola e turma em casa ou até turma na sala de aula e laboratórios. 


Nesse momento, o apoio da tecnologia é ainda mais essencial para garantir o distanciamento social dos alunos e até mesmo apoiar aqueles que são do grupo de risco ou não podem voltar para a escola. 


Alunos com necessidades especiais: como planejar a retomada


E nos outros espaços da escola?


Agora que a sala de aula já está organizada, ainda falta pensar em todos os outros ambientes da escola. Por exemplo, muitas escolas estão optando por suspender aulas de Educação Física e de laboratório e fechar as cantinas. 


Confira mais recomendações:


  • Divisórias de acrílico no refeitório
  • Demarcação de bancos no refeitório e arquibancadas
  • Uso do banheiro em horários alternados
  • Interditar os bebedouros e recomendar que os alunos tragam uma garrafa de água própria
  • Entrada e saída escalonada

Soluções para sua escola


Alguns protocolos de distanciamento social podem ser resolvidos com apoio da tecnologia. Primeiro, é necessário manter uma comunicação constante e eficiente com alunos e responsáveis. 


Para isso, sua escola pode utilizar uma agenda digital. Com Agenda Edu, você pode mandar comunicados, enviar mensagens, atividades, criar eventos e até mesmo fazer transmissões ao vivo. 


Outra dificuldade atual é como organizar a entrada e saída de alunos. Usando EduGO, você controla e agiliza a portaria e ainda evita trânsito no entorno da escola. Os responsáveis avisam com antecedência que estão chegando e a escola prepara o aluno para a saída inteligente. 


Conheça o EduGO


E para as cantinas? É possível evitar filas e aglomerações com o EduMenu, nova solução da Agenda Edu. Alunos e responsáveis fazem o pedido do lanche pelo aplicativo, pagam de forma digital e recebem somente na hora marcada. 


Conheça o EduMenu 


Aproveite condições especiais e experimente Agenda Edu na sua escola. 


         
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *