O papel e os desafios do coordenador pedagógico na escolaLeitura de 8 minutos

Gestão escolar 25 de fevereiro de 2021
Coordenadora pedagógica em pátio da escola

author:

O papel e os desafios do coordenador pedagógico na escolaLeitura de 8 minutos

Quando pensamos na escola, os protagonistas costumam ser os alunos, professores e até mesmo as famílias. Mas, o coordenador pedagógico também desempenha um papel de destaque e cria um elo entre todos. 


Esse educador é muito mais do que um gestor, ele é responsável por construir um ambiente ideal para as práticas educativas, apoiar os projetos dos professores, garantir a aprendizagem dos estudantes e se comunicar com os responsáveis. 


Então, você sabe como funciona o trabalho do coordenador pedagógico? Quais são os seus atuais desafios? Continue a leitura para entender mais. 


O que você vai encontrar neste artigo?


O que faz um coordenador pedagógico?

Os desafios do coordenador pedagógico


O que faz um coordenador pedagógico?


Na escola, cada profissional tem as suas tarefas definidas e costumam focar em realizá-las, sem perder tanto tempo com as atividades dos outros colaboradores. Por isso, é tão importante ter uma coordenação organizada que consiga alinhar todos os processos. 


O coordenador pedagógico deve articular para manter toda a instituição de ensino trabalhando em prol do seu maior objetivo, que é colocar o Projeto Político-pedagógico (PPP) em prática. 


Isso significa que o papel desse educador se desdobra em diversas funções na rotina escolar, como por exemplo:


  • Realizar reuniões com professores para discutir planejamento de aulas e estratégias pedagógicas
  • Promover encontros entre docentes para discutir melhorias e trocar experiências
  • Se comunicar com os responsáveis para aumentar o engajamento 
  • Solucionar problemas e conflitos
  • Garantir um bom desempenho escolar
  • Investir em soluções e inovações para a gestão e sala de aula

É importante que o coordenador pedagógico seja um grande articulador e agente de transformação. Ele precisa ter uma postura crítica, resolutiva e  assumir o papel de mediar o currículo escolar entre professores, responsáveis e alunos. 


Podemos até mesmo pensar que ele é um guardião da escola. Assim, ele consegue fortalecer parcerias, garantir o bom funcionamento da instituição e se comunicar de forma efetiva com todos. 



Conheça mais de perto algumas das suas funções:


Estruturar o Projeto Político-pedagógico


Você sabe o que é o Projeto Político-pedagógico da escola? É o documento que vai reger todas as atividades feitas no ano letivo. Dessa forma, o coordenador deve elaborar um projeto que esteja de acordo com os valores e objetivos da instituição de ensino, assim como dos responsáveis e estudantes. 


O PPP é essencial para definir os métodos de avaliação, estrutura das aulas, currículo escolar e metodologias de ensino. Por isso, o papel da coordenação é essencial, já que age como uma facilitadora. 


Como elaborar um bom currículo escolar de olho nas tendências


Acompanhar o desempenho dos alunos


Também é parte importante do trabalho do coordenador pedagógico acompanhar o processo de aprendizagem dos alunos. Ele deve avaliar o rendimento escolar dos estudantes, individual e coletivamente. 


Então, isso significa que ele deve ter um olhar cuidadoso sobre o ensino da escola, quais são as dificuldades enfrentadas e quais são as soluções que devem ser implementadas. 


Como o uso de indicadores de desempenho pode ajudar a escola?


Acompanhar o desempenho dos professores


Não são só os alunos que precisam ser monitorados. O coordenador pedagógico também deve estar lado a lado dos professores, garantindo que os objetivos educacionais da escola estejam sendo atingidos. 


Assim, sua função é deixar estes objetivos bem claros, auxiliando na sua implementação. Também é necessário avaliar as aulas e as metodologias de ensino para entender os pontos fortes e os pontos de melhoria. 


Ensino personalizado: metodologias para tornar o aprendizado mais dinâmico e interativo


Ser a ponte de comunicação da escola


Para ser um bom coordenador pedagógico, é preciso saber se comunicar de forma realmente efetiva. Afinal, esse profissional é o responsável em conectar informações, problemas e necessidades entre professores, alunos, responsáveis e todos os agentes envolvidos no processo de aprendizagem.


Mas o que isso significa? A comunicação é a chave para transformar jornadas educacionais. É com ela que conseguimos engajar famílias na rotina escolar dos estudantes, além de melhorar o trabalho dos professores. 


Como gestor, o coordenador deve ter um entendimento de todas as expectativas, interesses e ainda solucionar conflitos. É preciso ter uma visão 360 da escola para que todos estejam conectados. 



Os desafios do coordenador pedagógico


Um dos maiores desafios da coordenação é a resolução de conflitos. É importante saber identificar problemas e encontrar soluções rápidas e conclusivas. Assim, é importante estar atento a tudo que acontece dentro e fora da escola. 


Outra habilidade desafiadora do coordenador pedagógico é encontrar e investir em soluções que simplifiquem a rotina escolar. Por isso, é preciso estar sempre atento e aberto para a inovação. 


Isso também significa investir em capacitação para a equipe. O gestor deve sempre procurar melhorias para a instituição e todos os seus colaboradores, treinando profissionais capacitados nas maiores tendências educacionais. 


Gestão escolar: conceitos, práticas e estratégias


O ensino remoto emergencial mostrou como é importante ter uma formação contínua, atualizada e desenvolver habilidades com ferramentas digitais. No futuro, o coordenador será ainda mais cobrado em proporcionar um ensino alinhado com a tecnologia. 


Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos sobre o universo educacional, produzidos pela Agenda Edu

* obrigatório

Como o coordenador pedagógico pode melhorar a comunicação


Mais um grande desafio da coordenação está ligada à comunicação da escola. Como já vimos, uma parte importante do seu papel é agir como uma ponte entre professores, responsáveis e alunos. 


Para fazer isso, o coordenador pedagógico também deve ser um bom comunicador. Essa é uma habilidade que pode ser desenvolvida e melhorada com ajuda de soluções.


Ter uma ferramenta de comunicação escolar é o grande apoio para que o gestor consiga acompanhar de perto todas as informações essenciais que devem passar pelo corpo docente e pelas famílias. 


Com uma agenda escolar digital, é possível otimizar o tempo da equipe em até 16 horas semanais e garantir mais engajamento dos responsáveis na rotina escolar. O coordenador pedagógico consegue visualizar e aprovar todas as comunicações antes de serem enviadas. 


Por que contar com uma agenda escolar digital em 2021?


Dessa forma, nenhuma informação é perdida, as mensagens ficam centralizadas e registradas para consulta posterior. Além disso, a escola ainda economiza até 60% ao ano com papel e impressão. 


Na Agenda Edu, é possível enviar comunicados, atividades, eventos com lembretes automáticos, criar canais personalizados de mensagens, diários escolares, cardápios, murais de fotos e até fazer transmissões ao vivo e cobranças digitais


Assim, o coordenador pedagógico tem visibilidade completa de todas as informações essenciais e garante uma comunicação simples, rápida e efetiva. Simplificando rotinas, é possível transformar jornadas educacionais. 


Ainda não tem Agenda Edu na sua escola? Clique aqui para saber mais e começar a transformar a educação. 


Fontes:

Proesc

Livro Fácil

Gennera


         
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *