Tudo sobre o Atendimento Educacional Especializado (AEE)Leitura de 7 minutos

Gestão escolar 8 de abril de 2021
Aluna e professora de máscara conversando em Libras em atendimento educacional especializado

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Tudo sobre o Atendimento Educacional Especializado (AEE)Leitura de 7 minutos

Com certeza você já deve ter ouvido falar muito sobre educação inclusiva, mas muitas vezes esse parece ser um conceito muito distante. Com o Atendimento Educacional Especializado (AEE) conseguimos entender melhor como estruturar a escola para atender todos os alunos. 


Todas as crianças e jovens têm direito a uma educação de qualidade. Estando matriculados em uma instituição de ensino, é preciso garantir que eles possam se desenvolver independente de qualquer deficiência ou transtorno de aprendizagem. 


Mas afinal, o que é a AEE? Como funciona e para quem serve? Todo professor precisa se especializar? Toda escola precisa ter? Continue a leitura para entender melhor. 


O que caracteriza o Atendimento Educacional Especializado?


O Programa AEE não é apenas um reforço ou uma sala de estudos. É uma política pública direcionada aos alunos que têm necessidades específicas de aprendizagem. 


O principal objetivo é eliminar barreiras de aprendizado e encontrar ambientes e formas de ensino adequadas para cada estudante. Isso não deve ser um trabalho feito pelo professor na sala de aula, mas sim um programa conjunto com um educador especialista.


O Atendimento Educacional Especializado deve acontecer no contraturno, ou seja, se um aluno estuda pela manhã, será atendido no período da tarde. Além disso, é importante lembrar que os alunos também têm direito ao professor auxiliar em classe.


Então, o professor do AEE não é o mesmo que o auxiliar de educação inclusiva na sala de aula. Eles devem trabalhar de forma integrada, sendo um no contraturno e outro no horário regular. 


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Os principais objetivos do AEE


O Atendimento Educacional Especializado é destinado para todos os alunos com deficiência física, visual, intelectual, auditiva, transtornos do espectro autista (TEA), como também estudantes com altas habilidades / superdotação. 


Ao entender quem vai se beneficiar desse programa, conseguimos traçar alguns objetivos principais:


  • Identificar as necessidades dos alunos
  • Criar um planejamento amparado pela Proposta Político Pedagógica
  • Produzir materiais acessíveis
  • Adquirir ferramentas e materiais de apoio
  • Orientar professores do ensino regular e famílias
  • Promover a formação continuada dos professores do AEE, educadores do ensino comum e toda comunidade escolar.

Além de tudo isso, vale lembrar que o AEE é parte integrante da educação inclusiva que deve estar presente em todas as escolas. Mas, não podemos jogar toda a responsabilidade para este educador.


O atendimento só será realmente eficaz se trabalhado em todas as dimensões: na sala de aula, na sala do AEE, em casa, na coordenação, no pátio, na cantina, na biblioteca. Gestores, educadores e família fazem parte de todo o processo. 


Dificuldade de aprendizagem: como ajudar os alunos a contorná-la?


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Os desafios do Atendimento Educacional Especializado


Um dos principais obstáculos do AEE é ser compreendido pela escola. Muitos educadores não entendem qual é o seu objetivo ou como funciona. Além disso, também é comum imaginar que seja um trabalho a mais que vai atrapalhar o desempenho dos demais alunos. 


Por isso, é preciso que o programa seja integrado à proposta pedagógica da escola. A educação inclusiva deve estar presente em toda a instituição. Não podemos esperar que somente o professor de AEE lide com os seus alunos, mas sim promover um ensino pleno e inclusivo. 


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Outro grande desafio é envolver as famílias, que são essenciais para o processo de aprendizagem. Todos os alunos precisam do engajamento familiar para se desenvolver na sua jornada educacional, mas os responsáveis dos estudantes do AEE devem estar ainda mais conectados com a escola. 


Também é importante mencionar o investimento em recursos. Nem toda escola tem orçamento para compra de novos materiais e ferramentas, principalmente as escolas públicas. 


Para resolver este conflito, responsáveis e educadores devem exigir o bom funcionamento para a diretoria da instituição e até mesmo para a Secretaria de Educação. 


O Atendimento Educacional Especializado está previsto no decreto presidencial 7611, garantindo que é dever do estado ofertar para as escolas todos os recursos que precisarem para atender seus alunos.


Já no caso de escolas particulares, faz parte da sua obrigação como instituição de ensino ofertar o Atendimento Educacional Especializado e arcar com as despesas, recursos e serviços. 


Atribuições do professor de AEE


O professor do Atendimento Educacional Especializado deve ter formação em educação inclusiva. O seu principal trabalho é ampliar as habilidades e promover a aprendizagem dos alunos, avaliando os recursos, acessibilidade e ambientes da escola.


Confira algumas das suas principais atividades:


  • Identificar as necessidades educacionais especiais (NEE): definir e liderar as estratégias, adaptar o currículo, elaborar procedimentos e práticas pedagógicas
  • Planejar momentos de estudos coletivos que envolvam a coordenação, professores, profissionais de apoio à inclusão (professor auxiliar), intérprete de libra e instrutor de braile
  • Promover reuniões e encontros com os responsáveis 
  • Organizar recursos pedagógicos e de acessibilidade que são essenciais para as atividades pedagógicas
  • Solicitar novos recursos para a diretoria da escola
  • Registrar a frequência no diário escolar
  • Participar da elaboração do Projeto Político-Pedagógico
  • Elaborar um Plano de Desenvolvimento Individual para registrar o avanço e dificuldade dos alunos. 

Como podemos ver, não é um trabalho fácil, mas essencial. Também não é um trabalho individual em que o professor deve se responsabilizar sozinho pelos seus alunos do AEE. 


O Atendimento Educacional Especializado é um programa de toda a escola, dos diretores, coordenadores, gestores, professores, alunos, famílias até secretários, monitores e bibliotecários.


Uma escola inclusiva é construída com diversas mãos: todos temos um papel a desempenhar para garantir que os alunos tenham acesso a uma educação que desenvolva suas habilidades e transforme jornadas educacionais. 


Leia mais: Alunos com necessidades especiais: como planejar a retomada


         
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