5 dicas essenciais de marketing para melhorar sua campanha de rematrículaLeitura de 9 minutos
O período da campanha de rematrícula é um dos mais desafiadores para a escola. Esse é o momento de garantir que as famílias e alunos desejem continuar na instituição, o que vai trazer melhor previsibilidade financeira e dar o tom para todo o ano letivo.
Nos últimos anos, durante a pandemia da Covid-19, ficou ainda mais latente a necessidade de colocar todas as cartas na mesa durante a rematrícula. Com altas taxas de inadimplência e evasão, as escolas precisam encontrar estratégias cada vez mais ousadas de retenção dos alunos.
Mas, como fazer isso? A resposta está no marketing. Sim, o marketing pode te ajudar a criar uma campanha de rematrícula que vai fazer toda a diferença nos resultados da sua instituição de ensino.
Separamos 5 dicas essenciais para você colocar em prática agora e mudar a narrativa da sua escola. Vamos lá?
1. Planejamento em primeiro lugar
Você pode estar cansado de ouvir, mas essa é uma dica que nunca está defasada. O planejamento é a etapa inicial e mais importante de qualquer projeto. É preciso reunir sua equipe de gestão, pedagógica, financeira, administrativa e, claro, de marketing para criar um plano de ação.
Nele, sua escola vai detalhar quais são os objetivos, as metas e quais etapas serão necessárias para alcançá-las. Detalhe o seu orçamento, quais estratégias serão feitas e o que cada pessoa será responsável em realizar.
Mas, não se esqueça de que nenhum planejamento está escrito em pedra. Tão importante quanto fazê-lo é revisar e ajustar os pontos que não estão funcionando. Nem sempre as coisas acontecem exatamente como planejamos, por isso é preciso ser flexível e ter um olhar crítico sobre o seu próprio trabalho.
2. Entenda o propósito da sua escola
Podem existir milhares de escolas na sua cidade, mas só uma como a sua. Para criar uma campanha, um dos pontos principais é entender quais são os diferenciais que destacam a sua instituição dos demais.
Então, antes de colocar a campanha de rematrícula em prática, que tal revisitar o propósito, os valores e a missão? Você lembra por que a sua escola foi fundada? Sabe qual é a sua história? Mais importante, os colaboradores, alunos e famílias estão cientes disso?
Muitas vezes, a resposta é: não, não tenho certeza sobre qual é o propósito da sua escola. Tudo bem, aproveite esse momento para entender, junto com a comunidade escolar, qual é o seu verdadeiro objetivo.
Uma ótima opção é lançar uma pesquisa ou propor rodas de conversa. Para atingir novos clientes, é preciso primeiro entender o seu público, onde ele está, o que ele deseja e o que não gosta.
3. Encontre o melhor lugar para a sua campanha de rematrícula
Agora que você já conhece o seu público-alvo, pode encontrar o melhor lugar para se comunicar com ele. E acredite, nem sempre é tão fácil quanto parece!
Não são todos os veículos que vão funcionar para todas as escolas. Por exemplo, um outdoor parece uma escolha óbvia, já que sempre vemos vários espalhados por aí. Mas, talvez no seu bairro ou na sua cidade não existam tantos outdoors e a população não tenha o costume de olhar para eles.
Uma propaganda de rádio é ótima se os responsáveis vão de carro até o trabalho ouvindo música. Mas, se você tem uma escola pequena em uma localização em que muitas famílias se desloquem à pé, não é uma opção tão boa assim.
Portanto, escolher o lugar para veicular sua campanha de rematrícula está totalmente ligado aos hábitos de consumo do seu público. Converse com as famílias, lance pesquisas e esteja aberto a tentar e experimentar. Isso nos leva à próxima dica!
4. Invista no digital
Já estamos cansados de saber que vivemos em uma era digital. Quase todo mundo tem um celular e não consegue controlar o vício de telas durante o dia. Por isso, é interessante que a sua campanha de rematrícula esteja presente na internet.
As redes sociais podem ser suas grandes aliadas! É um espaço gratuito para mostrar o dia a dia da escola, quais são os diferenciais, fotos da feira de ciências, encontro com as famílias, trabalhos dos alunos. Abuse da criatividade e use como uma vitrine da sua empresa.
Além disso, é interessante entender quais canais são mais acessados pelo seu público. Se você quer conversar com mães jovens, talvez o Pinterest seja uma ótima opção. Para responsáveis mais velhos, tente o Facebook. Se quer falar com jovens alunos, precisa estar no Instagram e Tik Tok. Se quer se aproximar dos estudantes mais novos, tem o Youtube.
Hora de usar a criatividade e pensar fora da caixa. Aposte em formatos de vídeos, grave sobre a rotina na escola, tire dúvidas, lance promoções, use fotos reais da sua escola e, claro, sempre responda todas as perguntas.
Orçamento digital é essencial
Mas, as redes sociais não são terra sem lei. É preciso ter cuidado com seu conteúdo e tom de voz, por isso contar com uma equipe de marketing é tão importante. Além disso, apesar de serem gratuitas, o alcance nas redes sociais só será significativo com investimento nos anúncios e campanhas.
Investir no digital é tão ou mais importante do que investir em propagandas de TV ou jornal. É muito importante entender que uma boa estratégia digital pode trazer resultados enormes, mas precisa de orçamento e direcionamento para dar certo.
Dica extra
Além das redes sociais, invista a sua campanha de rematrícula também nos anúncios do Google. O Google Ads é essencial para que as pessoas encontrem sua escola no portal de busca. Por isso, não se esqueça de separar um orçamento para ele!
5. Fidelização é a chave para a campanha de rematrícula
Quando você gosta muito de um serviço, costuma voltar, certo? E se você gostar bastante de um produto, também aumenta as chances de comprar de novo. A escola, como qualquer outra empresa de serviço, precisa fidelizar os clientes.
Um exemplo bem clássico: a sua campanha de rematrícula também pode estar associada a uma campanha de indicação. Ou seja, quem indicar um amigo que se matricule na escola, ganha algum desconto ou benefício.
Mas, isso só funciona se os clientes enxergarem valor no seu negócio. Para além de pagar menos, as famílias devem acreditar no propósito da sua escola. Só assim, elas vão ter confiança para indicar.
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Organize os descontos
E os famosos descontos? É comum que os responsáveis peçam sempre para abaixar o valor, principalmente em um momento de pandemia em que muitos foram prejudicados financeiramente.
Apesar de muitas escolas também estarem com um fluxo de caixa comprometido, é possível analisar cada caso. Se você tem um aluno antigo que já é fiel à sua escola, será que não vale a pena dar um desconto para mantê-lo? Se a família é boa pagadora, será que não é possível oferecer condições mais flexíveis de pagamento?
Acreditamos que sim, é possível fidelizar alunos também em forma de desconto. Para isso, separamos alguns dos principais:
- Desconto por tempo de casa: alunos mais antigos da instituição
- Desconto por vínculo: alunos que têm irmãos na mesma escola ou são parentes de colaboradores
- Desconto por mérito ou bolsa de estudo: alunos com melhores desempenhos
- Desconto por antecipação: alunos que pagam o ano ou semestre adiantado
- Desconto por pontualidade: alunos que pagam antecipadamente ou à vista
Engaje alunos e responsáveis
A fidelização não acontece somente por descontos ou benefícios. Existem outras maneiras de engajar os seus alunos e famílias e fazer com que eles vistam a camisa da escola.
Esse é um trabalho que deve ser feito constantemente, não somente na campanha de rematrícula. Esteja sempre de portas abertas, crie um canal fácil de comunicação, escute seus desejos e dificuldades, crie ações de relacionamento para trazer os responsáveis para dentro da escola, incentive os alunos a participarem da rotina escolar e serem protagonistas do seu aprendizado.
Tudo isso vai fazer com que a sua escola saia na frente e consiga conquistar mais estudantes, garantindo uma vida saudável para o seu negócio. Lembre-se: esse é o momento de investir na sua escola. Conte com uma boa equipe de marketing e tenha confiança na sua escola!