Alunos no retorno das aulas: como lidar com o novo modelo de escolaLeitura de 6 minutos

Família na escola 11 de agosto de 2020
Aluna de máscara no retorno das aulas, com mochila na sala de aula

author:

Alunos no retorno das aulas: como lidar com o novo modelo de escolaLeitura de 6 minutos

A pandemia do coronavírus fez a educação mudar e os estudantes não tiveram outra opção além de se adaptar. Com a aproximação de uma nova grande mudança, como será a realidade dos alunos no retorno das aulas?


O Dia do Estudante, 11 de agosto, vai ser comemorado de uma forma muito diferente. Ao invés de dinâmicas na sala de aula, palestras e apresentações culturais, a festa acontece dentro de casa. 




O que você vai encontrar neste artigo?


Legado do ensino remoto


Desafios no retorno das aulas


O papel dos alunos no retorno das aulas


Prepare-se para a nova realidade


Legado do ensino remoto


As escolas foram surpreendidas com a pandemia e os alunos começaram a estudar com o ensino remoto sem preparação. Por isso, é tão importante lembrar da sua jornada. 


A adaptação não foi fácil – ansiedade, estresse, falta de concentração e pouco acesso a internet e dispositivos eletrônicos foram só alguns dos obstáculos. Mas, 5 meses depois, muita coisa foi aprendida. 

Baixe agora o infográfico com 12 perguntas sobre a volta às aulas

Durante a educação à distância, os alunos encontraram apoio na tecnologia como solução educacional, aprenderam a ter mais autonomia, responsabilidade e confiança na sua aprendizagem.  


Foi necessário desenvolver empatia pelos colegas e professores, administrar seu tempo, buscar novos materiais e se comunicar de uma forma diferente. Então, como será a nova mudança dos alunos no retorno das aulas?


Desafios no retorno das aulas


Agora que os estudantes se acostumaram com uma nova realidade, precisarão mudar mais uma vez. Algumas escolas já voltaram para as aulas remotas e várias estão se planejando para a retomada nos próximos meses. 


É normal se sentir ansioso e com medo. Alguns estudantes estão vivendo o luto, sofreram dificuldades financeiras e estão acostumados com novos hábitos que precisam ser desconstruídos. Por isso, é tão importante trabalhar as competências socioemocionais dos alunos no retorno das aulas. 


Competências socioemocionais na escola: volta às aulas na pandemia


Os alunos que chegarão nas aulas presenciais não são os mesmos de quando saíram. Professores, gestores e a famílias deverão ter um olhar mais atento, acolhedor e escutar as suas necessidades. 


Converse com alunos e famílias


Antes de trazer os alunos de volta para a escola, entenda o que eles sentem e querem. Esse é um bom momento para fazer pesquisas com responsáveis para saber qual é a realidade de cada um. 


A escola também pode marcar reuniões de pais remotas para discutir as melhores estratégias e garantir o apoio da comunidade escolar na retomada. Aproveite para informar todos os protocolos e medidas de segurança que serão adotados. 


Reunião de pais: dicas para um encontro online de sucesso


Entenda e respeite cada realidade


É recomendado que a decisão de retorno seja tomada em conjunto com os responsáveis. Também é preciso entender cada caso: estudantes que convivem com parentes no grupo de risco, que tem necessidades especiais e dificuldades para seguir protocolos de saúde ou que dependam do transporte público. 


Por isso, a melhor solução para garantir a segurança dos alunos no retorno das aulas é implantar o ensino híbrido, com aulas presenciais e remotas acontecendo simultaneamente. 


Ensino híbrido: o que é e como começar na sua escola


Dessa forma, todos os alunos poderão participar das atividades, seja em casa, na sala de aula ou em outros espaços da escola, como laboratórios e biblioteca. 

Ilustração do guia de volta às aulas com botão pata baixar agora

O papel dos alunos no retorno das aulas


Primeiro, é importante entender que todos estamos vivendo um momento desafiador. A retomada deve ser feita aos poucos e não há problema em demorar a se acostumar com a nova realidade. Alunos de todo o mundo estão passando por isso e juntos podemos continuar a jornada educacional


Lembre-se de tudo que foi aprendido nas aulas online e continue usando a tecnologia a seu favor. Não tenha medo de pedir ajuda, respeite seu tempo e sempre converse com colegas e professores sobre suas dificuldades.


Não foi fácil chegar até aqui e não é hora de desistir! Acredite em você, nos seus resultados e trace novos objetivos para fechar o ano de forma positiva.


A família como apoio


A família sempre foi um dos protagonistas da educação. Neste momento, os responsáveis devem escutar os estudantes, respeitar seus limites e trabalhar junto com a escola na retomada. 


Mantenha a comunicação aberta com alunos e escola, não perca as reuniões e tomadas de decisões, seja ativo na comunidade escolar. Represente sua família e participe ativamente da educação. 


5 dicas de comunicação para escola e família na quarentena


Prepare-se para a nova realidade


Sua escola já está preparada para a volta às aulas? Além de pensar na infraestrutura (como carteiras separadas, janelas abertas e torneiras disponíveis) e protocolos de saúde (como uso obrigatório de máscara, álcool em gel e medição de temperatura), existem outros desafios. 


Como o mundo está se preparando para a volta às aulas presenciais


O relacionamento com alunos e famílias é essencial para uma retomada de sucesso. Com a Agenda Edu, sua escola tem uma comunicação eficiente e segura com a agenda escolar líder de mercado no Brasil.


Além das funcionalidades de comunicados, atividades, eventos (com transmissões ao vivo), mensagens, diário e muito mais, você ainda pode implantar os produtos da Agenda Edu:


  • EduPay: faça uma campanha de rematrícula de sucesso e diminua a inadimplência com pagamentos digitais e cobranças automáticas.
  • EduGO: organize a entrada e saída de alunos para evitar aglomerações na portaria e diminuir o trânsito.
  • EduMenu: elimine as filas com a nova solução de cantina. Alunos e responsáveis pedem e pagam os lanches de forma digital e recebem no horário marcado. 

Conheça todas as soluções da Agenda Edu e experimente na sua escola 

banner curso sua escola pronta para a retomada
         
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *