Uma frase completamente verdadeira é a que diz que a educação dos filhos é uma tarefa conjunta entre família e escola. Em alguns casos, até mesmo a ajuda de um profissional da saúde é bem-vinda nesse processo.
É comum a gente ver pais culpando escolas ou escolas culpando pais pelo fato de a criança não estar indo bem nas tarefas da sala de aula. Ou porque a alfabetização não está sendo eficiente, ou mesmo porque a aprendizagem da criança está atrasada.
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Eu costumo dizer que não existe culpado nesses casos. O que precisamos é fazer pais e escolas reconhecerem que o trabalho das duas partes é o que vai ajudar a criança a alcançar seu pleno potencial em sala de aula.
Eu diria que em um mundo perfeito, as escolas convidam os pais regularmente para avaliar a aprendizagem do filho. Se reúnem com os pais para discutir dificuldades, entender o avanço no desenvolvimento de habilidades, identificar possíveis atrasos, dentre outros assunto.
Mas sabemos que isso dificilmente acontece. O cenário que temos hoje é de escolas com uma visão individualizada e muitas vezes atrasada. E de pais que fazem transferência de responsabilidade de educação dos filhos (seja no âmbito do comportamento, desenvolvimento e aprendizagem).
“Matriculei meu filho na melhor escola não foi para eu ficar ensinando tarefa em casa. Pago caro para a criança estudar e ainda tenho que ajudar o professor a alfabetizar?”
Já perdi a conta de quantas vezes ouvi essas frases.
É imprescindível, no entanto, que os pais entendam que os estímulos trabalhados em casa, até mesmo aqueles aplicados logo nos primeiros anos de vida, é o que fará grande diferença no processo de desenvolvimento e aprendizagem da criança.
Uma simples atividade de contar os dedinhos, por exemplo, ajuda a criança nos primeiros anos de vida a adquirir uma percepção de contagem. Uma simples receita de bolo compartilhada com o filho apoia o desenvolvimento de processo e trabalho em equipe.
A dica que eu deixo para os pais é: procure entender as tarefas que seu filho tem realizado na escola. Ajude ele a rever tudo em casa. Converse com o professor. Procure saber se a criança está tendo uma dificuldade de aprendizagem.
Pergunte se o seu filho é agitado, ou se é tímido demais. Absorva tudo que a escola puder te passar de dados. Informe-se sobre a vida do seu filho.
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Todo e qualquer ponto de dificuldade que é identificado precocemente pode abrir portas para uma intervenção multidisciplinar precoce. Acredite, o futuro do seu filho depende em parte da sua participação na vida escolar dele.
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