Comunicação com alunos e responsáveis: saiba como se comunicar com os diferentes perfis da sua escolaLeitura de 6 minutos
Que a comunicação é fundamental para o bom relacionamento da escola (gestores, professores e outros funcionários) com a comunidade que ela envolve (pais, demais responsáveis e alunos) você já sabe, não é mesmo?
Através da boa comunicação — e, claro, da qualidade de ensino — as instituições têm a oportunidade de transmitir segurança e conquistar a confiança da comunidade escolar.
Mas promover essa comunicação da maneira eficiente não é tarefa fácil. Por isso, estabelecemos alguns pontos relacionados à comunicação com alunos e responsáveis que você, como gestor, deve estar atento.
Como lidar com a comunicação com alunos e responsáveis em sua escola
Quanto aos pais
Em primeiro lugar, vale salientar que os pais valorizam a comunicação transparente vinda da instituição de ensino responsável por parte da educação de seus filhos. E que é fundamental que os estudantes — menores de idade, em especial — contem com o acompanhamento próximo de seus responsáveis. Sabemos, contudo, que nem sempre isso acontece, de fato.
Já falamos, aqui pelo blog da Agenda Edu, que existem cinco diferentes perfis de pais quando o assunto é a educação dos filhos. Esses perfis foram identificados pela pesquisa “Atitudes pela Educação”, realizada pelo movimento “Todos pela educação” e divulgada em novembro de 2014.
O estudo foi estruturado de acordo com o vínculo que os responsáveis demonstravam ter com os alunos e o quanto valorizavam o ensino. O objetivo da pesquisa era dimensionar e mapear as atitudes e comportamentos dos responsáveis pelos alunos, que impactam a relação das crianças e jovens com a escola.
Segundo o documento, os cinco tipos de responsáveis que foram mapeados — bem como o percentual de abrangência de cada um deles — são:
Comprometidos com a Educação: 12%
Envolvidos com a escola: 25%
Vinculados aos filhos: 27%
Intermediários: 17%
Distantes: 19%
Baseados nisso, nós também listamos algumas dicas de como melhorar a comunicação com cada tipo de perfil de pais e responsáveis.
Como se comunicar com os diferentes perfis de pais e responsáveis da sua escola“
Quanto aos alunos
Para se comunicar de forma eficiente com os alunos também é necessário conhecê-los. As crianças e adolescentes do século XXI já crescem “conectados”, cercados pelas tecnologias e, por isso, exigem das instituições processos de ensino e de comunicação mais práticos e dinâmicos; bem como recursos que ofereçam agilidade e mobilidade.
Soluções tecnológicas que ajudam no processo de comunicação com alunos e responsáveis
Hoje em dia existem algumas ferramentas tecnológicas focadas em aprimorar a comunicação entre as instituições de ensino e a comunidade escolar, entre elas o SophiA Gestão Escolar.
Trata-se de um software que possui inúmeras funções de gestão e, no que se refere à relação entre o colégio e a comunidade escolar, oferece canais especialmente voltados a esse tipo de comunicação. Por exemplo:
Para os pais
Através do SophiA Gestão Escolar, a escola pode disponibilizar aos pais dos estudantes um aplicativo móvel que aprimora e facilita a comunicação. Dentre as funcionalidades que podem ser acessadas rapidamente pelos responsáveis por meio da interface mobile, estão:
- Apresentação de todas as notas do aluno, agrupadas pela divisão anual escolhida pela escola (bimestral ou trimestral);
- Calendário escolar completo com todos os eventos escolares, desde provas e reuniões de pais e mestres até excursões, feiras e competições que os estudantes irão participar;
- Alertas de ocorrências referentes ao comportamento do aluno, atrasos ou acidentes;
- Visualização de arquivos e links disponibilizados pelos professores com conteúdos relativos às aulas ministradas;
- Acesso à ficha financeira do aluno e visualização dos boletos.
Para os alunos
Para os estudantes, o SophiA Gestão Escolar desenvolveu um canal chamado Terminal Web. Entre os serviços oferecidos por esta ferramenta que tornam a comunicação com os alunos mais assertiva, estão:
- Quadro de avisos;
- Boletim de notas e faltas;
- Ficha de ocorrência;
- Ficha financeira e impressão de boletos;
- Consultas a arquivos e links disponibilizados pela instituição, como conteúdo das aulas, apresentações, tarefas, etc.
Se você se interessou por nossa sugestão, entre em contato com os responsáveis pelo SophiA Gestão Escolar e peça uma demonstração de como a ferramenta pode auxiliar a sua escola no processo de comunicação com alunos e responsáveis.
Ainda, para saber mais sobre como otimizar a comunicação da sua instituição com a comunidade escolar, baixe o e-book “Otimize a comunicação com os pais dos seus alunos!“.