Como se comunicar com os diferentes perfis de pais e responsáveis da sua escola

Comunicação entre família e escola
Leitura de 5 minutos

Você sabia que existe uma pesquisa onde foi comprovado os cinco tipos de perfis de pais e responsáveis em relação à Educação dos seus filhos? A pesquisa foi realizada pelo movimento “Todos pela educação” e foi baseada de acordo com o vínculo que os responsáveis demonstravam ter com os alunos e quanto valorizavam o ensino. O objetivo do estudo era dimensionar e mapear as atitudes e comportamentos dos responsáveis pelos alunos, que impactam a relação das crianças e jovens com a escola.

 

Assim, foram identificados 5 tipos de perfis, junto ao seu nível de interesse e participação na educação dos filhos, sendo eles:

 

Comprometidos com a Educação: 12%

Envolvidos com a escola: 25%

Vinculados aos filhos: 27%

Intermediários: 17%

Distantes: 19%

 

Mas o que sua escola pode fazer para melhorar a comunicação com esses pais/responsáveis e melhorar o relacionamento entre família e escola? Uma boa comunicação pode ser a saída para melhorar esses resultados e fazer com que os responsáveis se preocupem e participem, cada vez mais, da rotina escolar dos alunos.

 

Por isso, listamos algumas dicas de como melhorar a comunicação com cada tipo de perfil de pais e responsáveis.

 

Perfil de pais e responsáveis distantes

 

Os distantes, são sem dúvidas, os que requerem mais atenção. Eles somam 19% da amostra. São eles que apresentam o conjunto de respostas com grau mais baixo de vínculo e valorização. Eles não se relacionam com outros pais ou com a escola e dialogam pouco com as crianças e jovens. É o grupo que tem menor assiduidade nas reuniões e eventos escolares.

 

Mas você já pensou em inovar na forma de se comunicar com esses responsáveis? Uma comunicação mais atrativa, moderna, fácil e eficiente. É assim que funciona com as agenda digitais. Quem nos dias de hoje não está o tempo todo conectado? Os responsáveis estão cada vez mais atualizados e utilizam seus smartphones na maior parte do dia, principalmente, aqueles cuja a rotina diária é corrida e passam a usar os meios digitais para se comunicarem e se aproximarem dos seus filhos. E por que não acompanhar essa evolução na escola também?

 

Tornar a reunião mais atrativa, conseguir mensurar quantos estarão presentes, confirmar um evento digitalmente, são alguns dos diferenciais da comunicação digital.

 

Perfil de pais e responsáveis intermediários

 

Os responsáveis do grupo intermediário tiveram uma média de respostas, tanto em relação ao vínculo quanto à valorização, mais elevada do que a dos Distantes, porém abaixo da graduação máxima. Os dados revelam que 70% conferem se o filho faz as lições de casa e 67% olham os cadernos, livros e apostilas.

 

Mas esse resultado ainda pode ser melhor! Imagine enviar uma notificação no celular do responsável contendo todos os conteúdos passados em sala de aula. Isso é possível com a agenda digital! Os responsáveis podem visualizar o que o aluno viu em sala de aula, como está o seu nível de aprendizagem e, principalmente, ajudar, incentivar e motivar os estudantes na realização da lição de casa.

 

Para saber mais sobre a importância da lição de casa, clique aqui.

 

Perfil de pais e responsáveis vinculados aos filhos

 

Os vinculados representam a maior fatia percentual dos entrevistados: 27%. Os que são assim classificados exibem um comportamento mais ligado ao vínculo com a criança do que com a valorização da Educação. São responsáveis que dialogam frequentemente com os filhos, mas não acompanham tão incisivamente a rotina escolar.

 

E que tal oferecer aos responsáveis a possibilidade de acompanharem a rotina escolar dos alunos pelo seu próprio celular, computador ou tablet? Um dos maiores problemas que os responsáveis enfrentam é a falta de tempo, devido a longa rotina de trabalho, mas com uma agenda digital escolar, eles podem acompanhar o dia a dia dos filhos na escola, receber um comunicado, evento, trocar mensagem, receber uma foto. Todas as informações são enviadas para os seus smartphones.

 

Perfil de pais e responsáveis envolvidos com a escola

 

O grupo dos Envolvidos representa 25% do total, de acordo com a pesquisa. São aqueles que praticam mais ações de valorização do que de vínculo e, portanto, destacam-se por acompanhar a rotina escolar do filho. Ao mesmo tempo, apresentam um ambiente familiar menos propício ao diálogo e um relacionamento menos próximo com a criança.

 

Sabemos da importância da família no processo de aprendizagem dos alunos. Por isso, existem algumas práticas que podem estreitar os laços familiares, seja uma tempo para leitura com os filhos (confira aqui), ajudar na lição de casa, apoiar, incentivar.

 

Para mais detalhes, confira como a escola pode ajudar nesse processo, clicando aqui.

 

Perfil de pais e responsáveis comprometidos com a educação

 

Os considerados comprometidos somam 12% da amostra. Eles apresentam o conjunto de respostas com maior graduação tanto na valorização escolar quanto no vínculo com a criança. Por exemplo, é o perfil que participa das reuniões e dos eventos escolares com maior assiduidade. Eles buscam informações sobre a escola, estabelecem parceria com outros pais e professores e apoiam os filhos na rotina.

 

Esse é o grande objetivo da Agenda Edu. Engajar alunos e responsáveis com a escola, aproximando cada vez mais a família da rotina escolar dos alunos, além da criação do vínculo dos responsáveis com a criança ou jovem.

 


Para facilitar a comunicação entre escolas e famílias, conte com a Agenda Edu, a agenda digital mais utilizada do Brasil, que ajuda escolas, alunos e responsáveis a estarem sempre em contato, estimulando uma convivência saudável e imprescindível entre todos eles.

 

Agenda digital da sua escola

 

Fonte: Todos pela educação.

 

Veja mais!

Como educar crianças protagonistas?
185
A palavra “protagonista” é muito comum quando falamos de histórias, para se referir ao personagem principal de um livro ou filme. Mas você já ouviu fa...
A influência positiva da família na vida escolar das crianças
446
Por Yuska Garcia, psicóloga e mestra em Educação.   Nossa parceira Yuska Garcia, compartilha sua visão sobre a importância da parceria entre ...
O papel dos pais e responsáveis no uso das tecnologias
1303
Costumamos dizer por aqui que educação é um processo misto, que compreende todas as práticas vistas em casa, na escola, na sociedade como um todo. É u...