Como manter a rotina escolar em casa durante a suspensão das aulasLeitura de 8 minutos
Durante o período em que as pessoas estão em isolamento social, por prevenção ao coronavírus, as escolas também suspenderam suas aulas. O desafio dos responsáveis ficou ainda maior e é importante manter a rotina escolar dentro de casa para garantir o desempenho dos alunos.
É necessário lembrar que estar de quarentena, mesmo que voluntária, não é estar de férias. As escolas devem continuar enviando conteúdos para os alunos e a família precisa estar cada vez mais conectada com os educadores para auxiliar os filhos neste momento.
Esse também é um momento para estreitar laços e aproximar os responsáveis da rotina escolar dos alunos. Para continuar a jornada educacional juntos, selecionamos algumas dicas de como manter a rotina em casa:
Defina horários e faça um cronograma
Para evitar que a falta de ir até a escola seja confundida com férias, comece definindo um calendário e horários para as atividades. Observe os hábitos dos filhos para escolher os melhores períodos de estudo e de outras atividades.
É importante pedir a opinião para que eles também possam construir sua rotina escolar. Pergunte o que ele prefere estudar, o que mais gosta na escola, quais atividades extracurriculares prefere fazer e adapte o calendário para que se sintam bem e felizes.
Veja mais: Como os pais podem estimular habilidades dos filhos em casa?
Mantenha a rotina escolar
Para não sentir a tentação de brincar ou dormir um pouco mais, estabeleça a rotina similar com a de um dia normal. Acordar cedo, tomar banho, trocar de roupa e se preparar para estudar ajudam o aluno a entender que não é hora de lazer e os horários precisam ser respeitados.
Também é importante respeitar os horários de lanche, de descanso e de diversão. Cada momento tem o seu papel na rotina escolar e é fundamental para a aprendizagem. Explique as prioridades e ajuste o cronograma de uma forma que funcione para todos.
Cronograma diário
O Head de Educação da Agenda Edu, Jones Brandão, preparou um planejamento para fazer em casa com os filhos. Confira as dicas e adapte para a realidade da sua casa e necessidades dos seus pequenos:
Manhã
Até 9h – acordar e tomar café (podendo assistir filme e desenhos)
9h – tempo de leitura
9h30 – tempo de escola (revisar tarefas, estudar com os links presentes na Agenda Edu ou as atividades propostas pela escola)
10h30 – brincadeiras
12h – banho e almoço (podendo assistir filme e desenhos)
Tarde
13h30 – tempo de leitura
14h – atividade de arte
15h – lanche
15h30 – tempo de escola
16h30 – brincadeiras
Noite
18h – exercício físico
19h – banho e jantar (podendo assistir filme e desenhos)
20h – programa em família
21h – tempo livre e preparação para dormir
Cronograma semanal
Você também pode dividir os dias da semana por temas, facilitando a organização e já deixando os conteúdos definidos durante o fim de semana. Confira um exemplo de como algumas escolas já estão orientando para os pais:
Segunda-feira: ler um livro e ilustrar a história, escrever e desenhar quadrinhos sobre uma situação engraçada que aconteceu com a criança, ligar para um amigo.
Terça-feira: fazer desenhos dos familiares e cartões, arrumar o quarto, fazer um passeio online em um museu.
Quarta-feira: colar etiquetas com os nomes dos objetos da casa em inglês, fazer um quebra-cabeça e jogo de memória.
Quinta-feira: brincar com um amigo por chamada de vídeo, fazer uma receita nova com os pais e fazer experimentos pintura com cores.
Sexta-feira: brincar de mímica, escrever uma música e encenar a história do seu livro favorito para a família.
Não se esqueça da agenda digital
Esteja sempre atento aos conteúdos enviados pela escola na Agenda Edu. Você pode receber materiais, atividades, videoaulas, aulas ao vivo e até reuniões de pais online. Acompanhe todas as atualizações, tire dúvidas e esteja presente na rotina escolar do seu filho para não prejudicar o ano letivo.
Atividades lúdicas
Além do estudo, os responsáveis também precisam preencher o tempo dos filhos com atividades de lazer. As brincadeiras de costume podem ser divididas com atividades lúdicas que também estimulam a aprendizagem.
Trabalhar as funções motoras e cognitivas, aprender sobre temas que elas gostam, brincar de faz de conta, fazer experimentos de ciência, descobrir mais sobre a própria família, brincar com quebra-cabeça, pinturas e fazer artesanatos são algumas dinâmicas que podem ser feitas em casa.
Veja mais: Faz de conta: o que as crianças aprendem com ele?
Apesar da vontade das crianças em sair para brincar com os amigos que moram no mesmo prédio ou condomínio, é importante lembrar da importância do isolamento social e evitar contato com pessoas fora do seu núcleo familiar.
Tecnologia como aliada da rotina escolar
Com o isolamento social, é comum deixar as crianças e adolescentes mais expostos à tecnologia, mas é importante manter disciplina nos horários de acesso a TV e ao celular.
Os dispositivos podem ser utilizados ao seu favor, acessando canais educativos, cursos gratuitos, procurando novas atividades e brincadeiras, assistindo tutoriais para criar brinquedos e auxiliando na rotina escolar.
Confira dicas para acessar:
- Era uma vez – canal de ciências
- Seterra – quizz de geografia
- Duolingo – aprender idiomas
- Brinque-book – canal de músicas e histórias
- Fafá conta histórias – canal de contação de histórias
- Varal de Histórias – canal de contação de histórias
Hora de ler
Esse é o momento ideal para estimular a leitura e mergulhar no mundo dos livros. Aproveite para ler aqueles volumes que estão há muito tempo na estante e nunca foram lidos, faça um cantinho da leitura e separe um momento no dia para que os filhos possam curtir seus livros, revistas e quadrinhos.
Também é interessante desenvolver a história, criando diversas atividades depois de terminar cada livro. Podem ser feitas leituras com interpretação, peças de teatro, ilustrar a história e até mesmo criar um novo final.
Não se esqueça da educação física
É comum lembrar da matemática, ciências, português e história, mas esquecer de uma das matérias mais importantes na rotina escolar dos alunos: a educação física. Fazer exercícios regularmente ajuda no desenvolvimento motor, reduz o estresse, melhora a saúde e diminui o risco de doenças.
Então, que tal afastar os móveis e colocar as músicas favoritas para dançar na sala? Lembre-se também de alongar e separar alguns minutos para meditar e descansar o corpo. Uma alternativa interessante de exercício diferente é praticar yoga com as crianças.
Conecte-se ainda mais
Este é um período difícil para todas as pessoas e não é fácil ficar em isolamento social e longe da escola. Os responsáveis precisam conversar com os filhos sobre o que está acontecendo, ensinar as formas de prevenção e tranquilizar as crianças pequenas.
Passar o dia com a família vai ajudar a estreitar laços, então aproveite estes momentos para entender mais sobre a rotina escolar dos alunos, ouvir e conhecê-los melhor e estar sempre conectado com as instruções da escola.
José Ivo
Lindo isso. Mas na prática. Melhor aproveitar o momento brincando com eles. Gastando energia. Pois se o confinamento estressa adultos imagine crianças com a energia que tem. Voltam a estudar depois . Não vai atrapalhar o"desempenho" acadêmico. Sanidade mental nesse momento eh o mais importante.