Família e escola possuem papéis diferentes na educação dos alunos, porém são papéis complementares, onde ambas devem caminhar juntas para o desenvolvimento e a formação do aluno como cidadão.
Muito se fala sobre a participação dos pais na educação, mas para as escolas, fazer com que os pais participem ativamente da rotina escolar ainda é um grande desafio.
De um lado, a escola sente falta da presença dos pais no ambiente escolar, do outro, temos pais atarefados, com grandes dificuldades de irem até a escola e acompanhar o dia a dia escolar.
Para enfrentar esse desafio, as escolas devem investir em ações que aproximem a família e aumente o engajamento escolar. Sabemos que cada escola é única, com necessidades diferentes, por isso é preciso descobrir junto com as famílias um jeito de melhorar o engajamento, de forma que ambas as partes sintam-se à vontade.
Leia também: Relação família e escola: como melhorar?
Existem diversos estudos que demonstram como a participação da família na educação traz grandes benefícios na vida familiar e escolar do aluno.
O engajamento familiar na vida do estudante possui uma influência muito grande, o aluno passa a ter uma maior performance em sala de aula e se desenvolver de forma saudável. Pais e professores devem se unir e ajudar o aluno nesse processo.
A família é o primeiro ponto de contato do aluno, por isso, é muito importante que os pais estejam presentes em sua rotina, seja ajudando na lição de casa, participando das reuniões, eventos escolares, etc.
Já o professor, ele é o mediador e orientador do conhecimento, ele deve valorizar mais o feedback, entender melhor a estrutura familiar do aluno e buscar conversar com a família sobre o ensino e aprendizagem do aluno.
Listamos alguns dos benefícios da aproximação da família da escola, confira!
Quem trabalha com educação já percebeu que, quando a família faz parte da rotina escolar, o aluno obtém melhorias efetivas no seu desempenho acadêmico. Mas para que o aluno alcance os melhores resulta e seja bem-sucedido, o ideal é que escolas e famílias trabalhem juntas.
O que faz diferença na hora de aproximar famílias e escolas é a percepção de ambas de que essa parceria pode trazer resultados para o aluno.
A participação dos pais, além de auxiliar os alunos a transitarem por diferentes etapas das suas vidas, também colabora para promover a equidade, já que famílias mobilizadas podem demandar mudanças práticas em escolas e nas políticas educacionais.
A equidade reconhece as diferenças e necessidades de cada pessoa, com a aproximação da família entendemos a aprendizagem entre alunos de diferentes etnias, idades, e realidades socioeconômicas.
A presença dos responsáveis no cotidiano do aluno faz com que ele se sinta mais motivado para buscar resultados cada vez mais positivos e entenda o valor da educação em sua vida.
Além disso, nós, da Agenda Edu, queremos conectar o maior número de pessoas, por meio da tecnologia, para que possamos transformar jornadas educacionais. Facilitamos a comunicação e engajamos alunos e responsáveis na rotina escolar, mas queremos criar laços cada vez mais fortes.
Agora que já entendemos a importância e os benefícios que a participação da família traz para os alunos, listamos algumas ações que as escolas podem realizar facilmente para atrair os pais para o ambiente escolar e fazer parte da comunidade escolar. Confira!
Promover campeonatos esportivos pode ser uma boa solução para trazer as famílias para a escola, além de mostrar que a instituição se preocupa também com o bem-estar dos estudantes.
As festas e comemorações são ótimas oportunidades de criar uma relação mais próxima dos pais com a escola. Não somente encontrá-los em reuniões, mas também em momentos de descontração, faz com que os responsáveis se aproximem ainda mais do ambiente escolar.
Eventos online na escola: como criar e aproveitar o ambiente digital
A feira de ciência, além de ser um trabalho em equipe, é o momento onde o aluno realiza experimentos, ele põe em prática seus conhecimentos com fundamento e maior significado. Ao convidar os pais para participar desse momento, o aluno valoriza e se sente orgulhoso do seu trabalho. É uma motivação para que ele continue se dedicando.
Os professores podem desenvolver atividades em diversas modalidades como pintura, modelagem, arte, música, dança, movimento e apresentações teatrais. É interessante que os professores aproveitem essas ocasiões para fazer exposições do que foi criado. A abordagem multidisciplinar garante não só a participação dos pais, mas de toda a escola.
Como podemos ver, a participação da família na escola é fundamental para a aprendizagem e o desenvolvimento dos alunos. E, para fortalecer ainda mais essa relação, a comunicação pode ser um forte aliada.
Baixe grátis o nosso e-book e saiba como melhorar a comunicação entre família e escola!
Investir em melhorias na escola é o que todo gestor quer. No entanto, em meio…
Nos últimos anos, os grupos de WhatsApp na escola tornaram-se uma ferramenta comum na comunicação…
A formatura na escola é um dos eventos mais esperados na vida escolar dos alunos.…
Uma comunicação bem estruturada faz toda a diferença no engajamento e na participação das famílias.…
Nos últimos anos, o uso do WhatsApp na comunicação com a equipe escolar cresceu de…
Você sabe como contribuir com as melhores dicas de preparação para o Enem nessa reta…