Estratégias de Cobrança: Live gratuita para escolasLeitura de 4 minutos

EduPay Gestão escolar 23 de junho de 2022
Estratégias de Cobrança

author:

Estratégias de Cobrança: Live gratuita para escolasLeitura de 4 minutos

Desde o seu surgimento, o EduPay tem a missão de tornar a rotina da escola mais simples e com o financeiro sempre em dia. Nos últimos meses, desenvolvemos algumas estratégias de cobrança essenciais para livrar de vez as escolas dos atrasos nas mensalidades. 


E para contar um pouco dessas dicas, nosso Diretor de Operações Henrique Froufe, participou de uma live no perfil da Agenda Edu no Instagram na noite do dia 22 de junho de 2022. 


Froufe, que possui mais de 9 anos de experiência com gestão financeira para escolas no grupo Eleva Educação, compartilhou “5 Estratégias de cobrança para sua escola receber sempre em dia”.


A live foi conduzida por Jones Brandão, especialista em Educação da Kattum, e trouxe temas imperdíveis como:


  • Soluções para prevenir os atrasos nos pagamentos escolares;
  • Como oferecer uma melhor experiência de pagamentos para as famílias;
  • Estratégias para reduzir o tempo gasto nas cobranças;
  • Como realizar cobranças sem constrangimentos;


Confira as 5 estratégias discutidas na live:


1- Eliminar o trabalho manual com a automação de cobranças

“Com a automação a gente consegue diminuir o trabalho manual, o que evita muito o erro. Além disso, a gente garante que a comunicação chegue pra todos. De enviar pra todos os responsáveis da forma correta, ter dados e entender quem está recebendo, quem conseguiu visualizar e quem ainda não visualizou. Outra grande vantagem é que você consegue fazer os planos uma vez e sem precisar repetir isso todo o mês. (Henrique Froufe)


 2 – Utilizar uma Régua de Cobrança

Saber o momento certo de falar, e falar de forma a que atinja a todos. Isso requer um planejamento com base no seu histórico e no comportamento das pessoas, mas não pode ser feito de um jeito diferente para cada pessoa. Isso inviabiliza a escola e estressa o processo. É aí que surge a necessidade de uma régua de cobrança. (Jones Brandão)


“Cobrar na escola é diferente de uma cobrança qualquer. A gente sabe que existe uma conexão muito forte do responsável com a escola. Então a forma de falar na cobrança é muito importante. E a grande vantagem de usar a régua de cobrança é que você consegue colocar o processo dentro de um plano programado”. (Henrique Froufe)

3 – Oferecer várias formas de pagamento


“A escola deve sempre oferecer facilidade para o pagamento do responsável. E se a automação e a régua de cobrança ajudam no combate do esquecimento e da inadimplência, as diversas formas de pagamentos também é uma forma de trazer mais facilidade”. (Henrique Froufe)


4 –  Utilizar dados e indicadores

“Muitas instituições não têm histórico dos seus feitos. Navegam no cheiro ou no achismo. Isso precisa mudar. É vital para uma boa gestão financeira ter indicadores gerados a partir de métricas e dados”. (Henrique Froufe)


“Só se gerencia o que se mede. Se você não enxerga, não sabe o que está acontecendo e não olha para os indicadores, você não consegue ter ações assertivas. E existem alguns indicadores que são fundamentais para reduzir a inadimplência na escola”. (Henrique Froufe)


5 – Oferecer incentivos para o pagamento no prazo

“Talvez alguém pense que pagar no dia é apenas a obrigação do responsável. Bom, está certo, mas um incentivo é sempre um empurrão relevante”. (Jones Brandrão)


“Existem alguns incentivos que a escola pode ter para conquistar mais adesão de pagamentos. E tem também, algumas sanções por não ter o pagamento dentro do prazo”. (Henrique Froufe)


Dica Bônus: Como Garantir as Mensalidades sempre em dia com o EduPay


“Apresentamos estratégias pra te apoiar na redução ou superação da inadimplência. Com essas dicas você vai melhorar muito sua operação, mas ainda assim terá que operacionalizar tudo. Agora imagina o mundo perfeito? Onde você gestor não tenha que ficar dando conta de toda essa operação de cobrança? Imagina alguém fazendo tudo isso por você? Isso existe com o Mensalidade Garantida.  (Jones Brandrão)

         
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *