Proteger a relação entre escola e famílias é muito importante para o desenvolvimento educacional de toda comunidade escolar. No entanto, quando se trata de cobranças e mensalidades escolares em atraso essa relação pode sofrer algumas discordâncias.
Afinal, nem sempre é possível equilibrar as necessidades financeiras da escola com as dificuldades enfrentadas pelas famílias, que por inúmeros motivos deixam de cumprir com o compromisso com a escola.
E para driblar esse desequilíbrio e ainda manter a boa relação, a escola precisa saber não só cobrar, mas também como negociar.
Pensando nisso, neste artigo traremos 5 práticas para negociar mensalidades escolares em atraso com eficiência e com a sensibilidade que a situação exige.
Antes de iniciar qualquer negociação, é importante que a escola e a família tenham pleno conhecimento dos seus direitos e deveres. Isso inclui conhecer as leis que regem a relação entre a escola e as famílias dos alunos, que está estabelecida no Código de Defesa do Consumidor, Lei 8.078/90.
Nela, há pontos importantes que precisam ser levados em consideração quando se trata negociação de dívidas. Veja aqui quais são:
Agora que já destacamos pontos relevantes para uma negociação de acordo com o que está assegurado em lei, tanto para escola quanto para famílias, precisamos falar sobre boas práticas que podem ajudar na sua negociação.
Confira!
Para iniciar qualquer abordagem de negociação com as famílias, primeiramente, a escola precisa ter uma comunicação clara e transparente, ajudando a estabelecer confiança e compreensão entre todos.
Para isso, seja transparente sobre sua situação financeira e explique às famílias a importância do pagamento das mensalidades para o funcionamento da instituição.
Além disso, escute os motivos dos atrasos, demonstrando compreensão pelas dificuldades que podem estar enfrentando.
No cenário educacional, com altas taxas de inadimplência e pelos motivos apresentados por cada família, nem sempre é possível ter uma negociação imediata.
Essa é uma relação delicada, e você, como gestor escolar, deve protegê-la e entendê-lo como um processo que vai muito além do técnico. É preciso ter paciência, adotando uma postura de escuta atenta e aberta a compreender as perspectivas diferentes que foram apresentadas.
Ao se mostrar receptivo a ouvir o ponto de vista dos envolvidos, você estabelece um ambiente propício para a resolução de conflitos.
Portanto, ao enfrentar impasses, procure abordá-los de maneira construtiva, mantendo a calma e evitando reações impulsivas.
Como mencionado anteriormente, a comunicação irá possibilitar não somente aproximação da relação entre sua escola e os responsáveis, mas também irá proporcionar um diálogo aberto propício para, juntos, possam pensar em soluções que sejam benéficas para todos os lados.
Para isso, pode ser necessário a criação de um plano de pagamento personalizado, por exemplo. Isso quer dizer que você pode criar um cronograma de pagamento que leve em consideração a capacidade financeira do responsável, estabelecendo parcelas mensais que sejam viáveis.
Um plano de pagamento personalizado demonstra o compromisso da escola em encontrar uma solução que atenda às necessidades dos responsáveis.
Oferecer opções de pagamento diferentes permite que o responsável escolha a opção que melhor se adapte às suas necessidades financeiras, incentivando a regularização das mensalidades em atraso.
Assim, você está demonstrando que se preocupa com a comodidade e facilidade, o que pode aumentar a reputação da escola e atratividade para novos alunos.
Além disso, essa é uma estratégia que diminui as chances do não cumprimento da negociação e que a inadimplência retorne.
E não esqueça também de oferecer descontos por pontualidade ou demais opções de desconto para aumentar suas chances de negociação.
PIX, cartão ou boleto: qual o melhor para pagar mensalidade escolar?
Antes de tudo, é importante destacar que a automação das cobranças proporciona agilidade e eficiência no processo de cobrança de forma geral.
Com um sistema automatizado, é possível enviar lembretes e notificações de pagamento de forma rápida e precisa, aumentando a efetividade das cobranças e contribuindo para um melhor controle financeiro da escola.
Para as negociações a automatização de cobrança ajuda nessa efetividade e, mais ainda, permite cálculos e registros de forma precisa e padronizada, evitando equívocos e a necessidade de correções manuais. Isso economiza tempo e recursos.
Além disso, proporciona mais comodidade para os responsáveis, evitando esquecimento da negociação e mais acúmulos de mensalidades atrasadas.
Cobranças recorrentes: A solução definitiva para as cobranças de mensalidade escolar
A negociação de dívidas surge como uma solução que favorece a parceria entre escolas e famílias, possibilitando a educação contínua dos alunos e a saúde financeira de ambos os lados.
Através da negociação, é possível encontrar alternativas viáveis para questões financeiras, como o pagamento de mensalidades em atraso. Ao dialogar e buscar um entendimento mútuo, é possível chegar a acordos que beneficiem todos, evitando conflitos e problemas futuros.
No entanto, para uma boa negociação é fundamental entender algumas técnicas e estratégias eficazes, que gerem resultados financeiros para escola e oportunidade de aliviar o peso das dívidas acumuladas para as famílias.
Para isso, preparamos um material exclusivo para escolas, nele você aprenderá técnicas de negociação, como quebrar as objeções e ter os melhores argumentos. Assim, você tem mais chances de fechar acordos flexíveis e recuperar dívidas de alunos inadimplentes.
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