Comunicação com alunos e responsáveis: saiba como se comunicar com os diferentes perfis da sua escolaLeitura de 4 minutos

Aproximando famílias 4 de abril de 2019

author:

Comunicação com alunos e responsáveis: saiba como se comunicar com os diferentes perfis da sua escolaLeitura de 4 minutos

 

 

Que a comunicação é fundamental para o bom relacionamento da escola (gestores, professores e outros funcionários) com a comunidade que ela envolve (pais, demais responsáveis e alunos) você já sabe, não é mesmo?

 

Através da boa comunicação — e, claro, da qualidade de ensino — as instituições têm a oportunidade de transmitir segurança e conquistar a confiança da comunidade escolar.

Mas promover essa comunicação da maneira eficiente não é tarefa fácil. Por isso, estabelecemos alguns pontos relacionados à comunicação com alunos e responsáveis que você, como gestor, deve estar atento.

 

Como lidar com a comunicação com alunos e responsáveis em sua escola   

 

Quanto aos pais

 

Em primeiro lugar, vale salientar que os pais valorizam a comunicação transparente vinda da instituição de ensino responsável por parte da educação de seus filhos. E que é fundamental que os estudantes — menores de idade, em especial — contem com o acompanhamento próximo de seus responsáveis. Sabemos, contudo, que nem sempre isso acontece, de fato.  

 

Já falamos, aqui pelo blog da Agenda Edu, que existem cinco diferentes perfis de pais quando o assunto é a educação dos filhos. Esses perfis foram identificados pela pesquisa  “Atitudes pela Educação”, realizada pelo movimento “Todos pela educação” e divulgada em novembro de 2014.

 

O estudo foi estruturado de acordo com o vínculo que os responsáveis demonstravam ter com os alunos e o quanto valorizavam o ensino. O objetivo da pesquisa era dimensionar e mapear as atitudes e comportamentos dos responsáveis pelos alunos, que impactam a relação das crianças e jovens com a escola.

 

Segundo o documento, os cinco tipos de responsáveis que foram mapeados — bem como o percentual de abrangência de cada um deles — são:

 

Comprometidos com a Educação: 12%

Envolvidos com a escola: 25%

Vinculados aos filhos: 27%

Intermediários: 17%

Distantes: 19%

 

 

Baseados nisso, nós também listamos algumas dicas de como melhorar a comunicação com cada tipo de perfil de pais e responsáveis. Elas podem ser conferidas no nosso material “Como se comunicar com os diferentes perfis de pais e responsáveis da sua escola“.

 

Quanto aos alunos

 

Para se comunicar de forma eficiente com os alunos também é necessário conhecê-los. As crianças e adolescentes do século XXI já crescem “conectados”, cercados pelas tecnologias e, por isso, exigem das instituições processos de ensino e de comunicação mais práticos e dinâmicos; bem como recursos que ofereçam agilidade e mobilidade.

 

Soluções tecnológicas que ajudam no processo de comunicação com alunos e responsáveis

 

Hoje em dia existem algumas ferramentas tecnológicas focadas em aprimorar a comunicação entre as instituições de ensino e a comunidade escolar, entre elas o SophiA Gestão Escolar.

Trata-se de um software que possui inúmeras funções de gestão e, no que se refere à relação entre o colégio e a comunidade escolar, oferece canais especialmente voltados a esse tipo de comunicação.  Por exemplo:

 

Para os pais

 

Através do SophiA Gestão Escolar, a escola pode disponibilizar aos pais dos estudantes um aplicativo móvel que aprimora e facilita a comunicação. Dentre as funcionalidades que podem ser acessadas rapidamente pelos responsáveis por meio da interface mobile, estão:

 

💜 Apresentação de todas as notas do aluno, agrupadas pela divisão anual escolhida pela escola (bimestral ou trimestral);

💜 Calendário escolar completo com todos os eventos escolares, desde provas e reuniões de pais e mestres até excursões, feiras e competições que os estudantes irão participar;

💜 Alertas de ocorrências referentes ao comportamento do aluno, atrasos ou acidentes;

💜 Visualização de arquivos e links disponibilizados pelos professores com conteúdos relativos às aulas ministradas;

💜 Acesso à ficha financeira do aluno e visualização dos boletos.

 

Para os alunos

 

Para os estudantes, o SophiA Gestão Escolar desenvolveu um canal chamado Terminal Web. Entre os serviços oferecidos por esta ferramenta que tornam a comunicação com os alunos mais assertiva, estão:

 

💜 Quadro de avisos;

💜 Boletim de notas e faltas;

💜 Ficha de ocorrência;

💜 Ficha financeira e impressão de boletos;

💜 Consultas a arquivos e links disponibilizados pela instituição, como conteúdo das aulas, apresentações, tarefas, etc.

 

Se você se interessou por nossa sugestão, entre em contato com os responsáveis pelo SophiA Gestão Escolar e peça uma demonstração de como a ferramenta pode auxiliar a sua escola no processo de comunicação com alunos e responsáveis.

 

Ainda, para saber mais sobre como otimizar a comunicação da sua instituição com a comunidade escolar, baixe o e-book “Otimize a comunicação com os pais dos seus alunos!“.

 

 

         
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *