3 ações para fortalecer a relação entre escola-família

Agenda KIds
Leitura de 3 minutos

O fortalecimento da relação entre escola e família ainda é pauta de muitos planejamentos escolares. Afinal, diretores, coordenadores, professores e toda a equipe da secretaria tem o mesmo objetivo: desenvolver um processo educativo que equilibre qualidade com equidade, ou seja, que todos os alunos aprendam e evoluam na carreira escolar na idade certa. Nisso, o envolvimento entre escola-família possui um papel muito importante no desenvolvimento escolar do aluno.

 

As condições socioeconômicas das famílias, suas expectativas, a maneira como valorizam a escola e como legitimam o papel dos educadores são fatores que influenciam o desempenho dos alunos. Por isso, Hoje trouxemos 3 ações que vão fortalecer o relacionamento entre escola e família, aproximando os responsáveis da rotina escolar e fazendo com que os alunos melhorem o seu desempenho.

 

Confira:

 

Participação na organização dos eventos

 

As reuniões são de extrema importância, mas o encontro com a família não pode se restringir apenas às reuniões periódicas. Por isso, os eventos escolares são ótimas oportunidades para fazer com que o os responsáveis se aproximem da escola, sem que se sintam pressionados. Além disso, é possível também convidar os pais para compor a equipe de organização de eventos e incentivá-los a participar de instâncias como conselhos escolares, Associação de Pais e Mestres etc.

 

Esteja sempre de portas abertas

 

A escola deve estar sempre de portas abertas para receber os responsáveis. Apresente seus docentes, a estrutura da escola, faça com que os pais sintam-se à vontade em visitar a escola para que, realmente, exista uma relação entre escola-família. Se possível, abra a escola aos sábados e convide os responsáveis para um dia diferente, com acesso a quadra, biblioteca, laboratórios.

 

Uma outra dica é estimular atividades escolares que requerem a participação dos responsáveis com os alunos, pode ser um momento de leitura, alguma atividade que o responsável desenvolva junto ao aluno. Você pode conferir um projeto que estreita os laços afetivos e melhora o engajamento escolar, clicando aqui.

 

Ofereça uma comunicação de qualidade

 

Uma das maiores dificuldades dos responsáveis no acompanhamento da rotina diária dos alunos é a questão do tempo. Não é sempre que o responsável pode estar se locomovendo até a escola e na maioria das vezes é por conta da longa rotina de trabalho, mas existe uma outra forma de aproximar os responsáveis da escola. As tecnologias se fazem cada vez mais presentes em todos os lugares, inclusive, no ambiente familiar e escolar. Os pais estão mais conectados, utilizam seus smartphones na maioria das vezes para se comunicarem com os filhos. Então, nada como oferecer um app onde o pai possa acompanhar a rotina diária do aluno, ter acesso às informações escolares a qualquer hora e em qualquer lugar, tudo pelo seu celular, computador o tablet.

 

Quer oferecer uma comunicação que possa aproximar os responsáveis da escola? Conheça a Agenda Edu, a agenda digital escolar que facilita a comunicação entre escola, alunos e responsáveis. Nela, a escola envia comunicados, eventos, mensagens diretas, atividades do dia, resumo diário, tudo com poucos cliques.

Agenda digital da sua escola