[Entrevista] Sistema de Tempo Integral: Projeto CASA com Simão Valle

Leitura de 2 minutos

O sistema de tempo integral é a solução para a maioria dos pais que trabalham muito e não tem com quem deixar os filhos. Nele, as crianças além do horário em sala de aula, desenvolvem habilidades e conteúdos, passando o dia na escola. Nesse caso, o período de ensino integral vem como um enorme auxílio para a família que fica ocupada o dia todo.

Então, hoje trouxemos para o blog uma entrevista com o diretor do Colégio Maximus, Simão Valle, criador do projeto CASA.

 

Qual sua opinião sobre de STI e qual a relação com o projeto CASA?

O Sistema de Tempo Integral é uma grande necessidade das famílias brasileiras e percebemos isso deste 2012, quando começamos. Mas em 2016 demos um passo muito ousado e importante, onde inauguramos a CASA, que além de excelente estrutura física temos um propósito fantástico.

 

Como surgiu a ideia do projeto CASA?

As boas ideias normalmente surgem de uma dor. E conosco não foi diferente. É crescente o número de alunos chegam no Ensino Médio, sem visão de futuro, pouco interessado em aprender e com pouca autonomia… foi assim que surgiu a CASA, com um propósito baseado nas competências do Século 21, principalmente no 4C’s (Comunicação, Colaboração, pensamento Crítico e Criatividade) e acima formar pessoas melhores.

 

Quais os desafios e soluções encontradas durante a criação do projeto?

Construir a CASA em 120 dias foi o primeiro desafio e outro mais importante está sendo em convencer o nosso time que esse formato é necessário e também torna nosso trabalho mais empolgante e gratificante. Uma das soluções buscadas foi deixar os alunos empolgados para retornar no próximo dia, a escolha do nome CASA foi muito acertada, ter uma sala, sofá, controle remoto, Netflix e outras coisas mais que uma casa tem. Sentir-se bem-vindo todo dia é fundamental.

 

Como funciona e quais atividades oferecidas?

As crianças saem do horário regular da escola, vão para a CASA e ficam das 11h às 17h:30. A CASA oferece salas temáticas, como, a sala mundo, onde a gente faz uma parceria e traz intercambistas para conhecerem as crianças e conversarem sobre suas experiências. A sala empreendedorismo, onde as crianças produzem seus próprios produtos. Salas ciências, tecnologia, e isso nos dá uma boa dinâmica. Além de jazz, ballet, futsal e natação temos muitas atividades construídas pelos alunos com o acompanhamento dos professores.

 

Como a Agenda Edu ajuda no processo de comunicação?

Tem sido um grande parceiro. As famílias tem gostado da dinâmica que a Agenda proporciona. É ter o Colégio Maximus 24h nas mãos dos pais, afinal ninguém larga o celular 🙂

 

Quer saber mais sobre a Agenda Edu e como ajudamos na comunicação escolar? Entre em contato conosco.