Professor, chegou a hora de aproveitar as férias!

Férias dos professores
Leitura de 1 minutos

Chegamos ao fim do ano e com ele as férias e o recesso escolar. Alguns professores, diretores e coordenadores aproveitam o tempo livre para fazerem cursos, colocar em dias planejamentos, não param um instante sequer, esquecendo o quão importante é aproveitar as férias, tirar um tempo para descansar, viver o ócio.

O desgaste de um docente não é apenas físico, tendo que estar em pé grande parte do dia, mas também mental, tendo que lidar com situações sociais, familiares e pessoais, dentre as outras características exigidas pelo trabalho. Por isso, as férias devem ser utilizadas para descanso físico e mental.

“Para que as férias realmente cumpram seu “papel” é preciso que o professor aproveite para fazer atividades prazerosas. Para alguns o melhor é ficar em casa, enquanto outros preferem viajar. Ainda tem aqueles que descansam melhor praticando atividades físicas ou se aventurando. Também existem pessoas que descansam fazendo coisas práticas, como pintar a casa ou cuidar do jardim. O importante é quebrar a rotina, até porque a inércia inibe a criatividade.”

Então, aproveite suas férias para fazer coisas que te agradam ou até mesmo não fazer simplesmente nada. O importante é descansar e estar pronto para o próximo semestre com toda dedicação e disposição que os docentes têm.

“Um repouso prolongado para o professor não é privilégio e sim uma necessidade para quem trabalha na Educação Básica.”

Fonte: Nova Escola.