Como estimular a participação dos jovens na escola

Alunos como protagonistas
Leitura de 2 minutos

A participação dos jovens na escola é essencial para a gestão escolar, mas fazer com que esses adolescentes participem das atividades, se sintam motivados e, principalmente, evitem a evasão são alguns dos desafios enfrentados pelas instituições.

 

Como falamos no post anterior, é preciso pensar numa educação que valorize o protagonismo do alunos (clique aqui para conferir), fazer com que os estudantes se sintam à vontade para participação nos projetos da escola.

 

Por isso, no post de hoje, iremos trazer algumas dicas que ajudam a estimular a participação dos jovens na escola.

 

Confira:



Escute e dê voz ao aluno

 

A comunicação entre o aluno e a escola deve ser simples e fácil. Abra espaços para o diálogo com os alunos, separe locais e momentos para ouvi-los, assim, eles podem expressar suas ideias e pensamentos.

 

Alguns alunos não conseguem se expressar na frente de outras pessoas, você pode oferecer então formulários online, onde o aluno pode dizer de forma anônima o que acha da escola, seu pontos positivos, o que poderia melhorar.

 

Participação na gestão

 

O grêmio estudantil é uma das mais tradicionais formas de incluir os alunos na gestão. Uma cultura democrática, onde os alunos escolhem seus representantes para decisões e discussões na escola. Além disso, é possível também a formação de coletivos e grupos de interesses específicos, por exemplo, e isso pode ser estimulado também pelos gestores como forma de ampliar os espaços de protagonismo do jovem.

 

Esse sentimento de participar de um grupo também é importante para combater a evasão escolar, principalmente para os jovens se sentirem bem na escola.

 

Engaje os alunos com a escola

 

Valorize e aproveite as ideias dos alunos como forma de transformar a escola, dedique um tempo oficial na rotina escolar para engajar os alunos em projetos de melhoria da rotina e das práticas escolares.

 

A utilização das tecnologias também é uma forma de motivar a participação dos alunos, o grande domínio sobre as tecnologias e a produção de conteúdo que elas oferecem aumentam o protagonismo dos alunos em sala de aula.

 

Quer conhecer um app escolar que vai facilitar sua comunicação com os alunos? Além de  modernizar e organizar a rotina deles? Conheça a Agenda Edu.

Experimente em sua escola. 😉

Agenda digital da sua escola

Veja mais!

Dos intinerários formativos do Ensino Médio às novas rampas de acesso
23
Com a BNCC a carga horária do Ensino Médio foi dividida em cinco “intinerários formativos” – 1) linguagens e suas tecnologias, 2) matemática e suas te...
Como motivar e engajar os alunos em sala de aula
1382
A participação dos alunos em sala de aula é essencial para o professor, mas fazer com que crianças e jovens participem das atividades, se sintam motiv...
A estratégia como suporte na sala de aula
344
Usar alguns conceitos de estratégia de negócios na sala de aula  pode render bons frutos no aprendizado.   Por Marcelo Freitas: mento...