Como a correção de provas pode ajudar na aprendizagem do alunoLeitura de 2 minutos

Acontece na escola 9 de maio de 2017
Como corrigir provas

author:

Como a correção de provas pode ajudar na aprendizagem do alunoLeitura de 2 minutos

A correção de provas também é uma forma de se comunicar com os alunos, mas é preciso ser feito como um método pedagógico e não algo mecânico. Aplicar feedbacks nas avaliações com expressões: “muito bom”, “parabéns”, “ótimo” fazem toda a diferença para os alunos, independente do seu nível de escolarização. As crianças e os adolescentes vibram com os elogios, mostram aos seus responsáveis e sentem-se mais motivados para continuar. Mas vale lembrar que é importante deixar bem claro o que está sendo elogiado e isso não deve ser apenas para os que tiveram as melhores nota, e nada de expor os alunos que não obtiveram os melhores resultados.

 

Os docentes precisam fazer observações que ajudem na aprendizagem dos alunos de forma clara, simples e objetiva. Não adianta só colocar um “x” nas respostas erradas, é preciso orientar. Responder a prova para os  alunos e explicar as questões também ajudam no processo de aprendizagem.

 

Dessa forma, separamos algumas dicas para garantir que a correção seja uma forma de fazer os alunos avançarem.

 

 

  • Defina um padrão de resposta, antecipadamente, e use-o na correção de questões discursivas.

 

Por exemplo, defina o que deve constar na resposta, os principais aspectos, linguagem e tome como embasamento para realizar a leitura crítica das respostas. Esse procedimento vai dar ritmo à correção e coerência aos registros feitos pelo professor na avaliação, sem deixar de valorizar possíveis estratégias pessoais dos estudantes na resolução de questões.

 

 

  • Complemente a correção escrita com rodas de conversa.

 

Reúna os alunos, cada um com sua prova em mãos.Comente as boas resoluções e aponte as questões que pareceram mais difíceis para o grupo com as devidas reflexões. Compartilhe respostas exemplares e dê oportunidade para crianças conferirem as próprias produções e tirarem suas dúvidas.

 

 

  • Realize atendimentos individuais, quando necessário.

 

Atenda aos alunos quando eles lhe procurarem, principalmente, aqueles que não tiveram os resultados desejados. Essa é uma maneira de acolhê-los e orientá-los rumo à novas etapas de estudo.

 

A correção de provas deve ajudar na aprendizagem dos alunos e não só medir quem foi bem e que foi mal. E você? Como realiza a correção de suas provas? Tem mais alguma dica que não passamos? Deixa um comentário.


Fonte: Nova escola
         
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *