Aprendizagem além da escolaLeitura de 5 minutos

Acontece na escola Tendências em educação 3 de maio de 2019
Jovens aprendendo fora da escola

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Aprendizagem além da escolaLeitura de 5 minutos

Já faz um bom tempo que educadores pregam a necessidade de tornar o processo de aprendizagem mais significativo para os alunos. Pois talvez esse momento tenha chegado. É que a nova geração, movida pelo propósito, está ávida em contribuir para a melhoria do planeta, e isso abre uma porta e tanto para um novo modelo de aprendizagem. 


A consciência social vem ganhando força e engajando os jovens em projetos sociais e ações empreendedoras que busquem soluções para os problemas da comunidade. Este movimento fomenta uma aprendizagem ativa, que envolve os alunos em atividades mão na massa, permitindo que eles aprendam a partir de um contexto real e de forma vivencial.


Vivendo e aprendendo 


Além de permitir que os alunos coloquem de fato a mão na massa, essa forma de aprendizagem estimula o desenvolvimento das chamadas competências socioemocionais, contribuindo para o aprendizado de valores como ética e cidadania, além de proporcionar a prática de habilidades como a empatia e o trabalho em equipe além, é claro, dos conteúdos técnicos aprendidos em sala de aula.


Como trabalhar as habilidades socioemocionais na escola


Importante observar que, qualquer que seja o projeto, ele obtém melhores resultados se escolhido pelos próprios alunos, com bases nas necessidades do entorno. Além disso, o problema apontado deve permitir que haja um alinhamento com o  currículo, fazendo com que os alunos sejam guiados durante o projeto a partir do conhecimento adquirido em sala de aula.


O que aprendem os alunos


Durante a elaboração do projeto, e a sua posterior implementação, os alunos são desafiados a trabalhar com números (estatísticas, controles, operações e equações), uma vez que é necessário quantificar e criar indicadores para monitorar a situação problema. 


Do mesmo modo, aprendem a trabalhar em equipe, a elaborar pesquisas e relatórios, a interpretar dados e tabular resultados, além de construir gráficos e apresentações. Na etapa de implementação das soluções, também estarão diante das tomadas de decisão; do controle sobre o orçamento que as atividades e ações demandarão; do desafio de gerenciar pessoas e atingir metas. 


Como motivar e engajar os alunos em sala de aula


Como em todo projeto desenvolvido em equipe, entenderão que estão todos conectados e, se um falha ou demora nas suas tarefas, todos sofrem as consequências. Daí aprenderem o significado da solidariedade no trabalho conjunto.


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Aprendendo na rua 


Em um mundo cada vez mais movido por propósitos, transformar o entorno da escola e suas ruas em sala de aula é também um fator que contribui para a motivação dos alunos. Quando os alunos se vêm diante de desafios reais isso faz com que se mobilizem na busca de soluções e tudo aquilo que aprendem nas aulas se torna útil e pertinente.


Ao contrário do aprendizado passivo, são os próprios alunos que vão ao encontro da aquisição dos conhecimentos, habilidades e atitudes necessários à solução do projeto em pauta.


Importante frisar, a importância das ferramentas tecnológicas nesse processo, em como cada vez mais elas são fundamentais para agilizar, monitorar e dinamizar o processo de aprendizagem dos alunos, mas esquecer também da importância do professor como mediador e orientador do uso das tecnologia.


Leia também: A importância do professor frente às novas tecnologias 


Que tal começar a pensar em algo assim na sua escola?


Sobre o autor:
Marcelo Freitas é mentor em inovação educacional; Especialista em Gestão Estratégica e Capital Humano; CEO em EdTechs, escritor e palestrante.

         
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