A importância da comunicação na gestão escolar

Leitura de 4 minutos

A gestão escolar é um dos principais fatores nos processos socioeducacionais. Ela é responsável por estimular o ensino de qualidade, melhorar o desenvolvimento dos alunos e da comunidade como um todo. É por meio da gestão escolar que os docentes preparam cidadãos para enfrentar as transformações que ocorrem rapidamente no mundo. Desse modo, cabe ao gestor, organizar da melhor forma possível, métodos para que sua gestão escolar seja eficiente e eficaz, desde as práticas pedagógicas até os resultados escolares.

 

A comunicação entra como um elemento fundamental para o bom desempenho e o desenvolvimento do aluno. Por isso, é preciso saber como se comunicar, não só com os alunos, mas com todos que fazem parte da rotina educacional para que se tenha um engajamento escolar satisfatório. A integração das novas tecnologias tem sido uma ótima solução para a comunicação das escolas, além de inovar nas metodologias dos educadores.

 

Saiba como se comunicar com alunos e responsáveis da sua escola.  

 

Gestão da comunicação escolar e as tecnologias

A gestão de comunicação escolar envolve públicos diferentes, de vários ramos, de grande diversidade cultural. Assim, a escola tem o papel fundamental de aplicar uma comunicação de maneira clara e objetiva, seja para um simples recado ou uma reunião.

 

Por isso, algumas escolas optam em utilizar as tecnologias para se comunicarem. Mas é preciso ter atenção e cuidado ao implantá-las. Os usuários devem se sentir bem utilizando a ferramenta, além de ter uma boa usabilidade. Afinal, estamos falando de comunicação e, para que isso aconteça, é necessário que todos estejam envolvidos.

 

O uso dos aplicativos tecnológicos como forma de conexão entre escolas, alunos e famílias já faz parte da realidade de muitas instituições. Mas para se ter bons resultados, esses aplicativos precisam ser o mais acessível possível, de fácil utilização . É preciso observar a forma que os responsáveis vão fazer a leitura para que haja sucesso na interação.

 

Quando a escola tem uma boa gestão de comunicação, ela garante que o aprendizado dos alunos seja mais proveitoso, que os profissionais se sintam mais motivados e os responsáveis engajados. Por isso, listamos para você como os aplicativos escolares podem auxiliar na gestão da sua escola:

✔ Todas as informações escolares ficam centralizadas em um único lugar;

 

✔ Maior engajamento de alunos e responsáveis;

 

✔ Um canal de comunicação exclusivo da escola;

 

✔ Segurança na comunicação;

 

✔ Potencializa o desempenho escolar.

 

Além disso, a comunicação digital traz diversas vantagens e benefícios para a gestão escolar, entre eles:

 

Acesso a qualquer hora e em qualquer lugar

 

A comunicação presencial na escola ainda é muito importante. Mas não são todos os responsáveis que podem estar se locomovendo até a escola. Por isso, a comunicação digital permite que alunos e responsáveis tenham acesso a informação a qualquer hora e em qualquer lugar.

 

Otimização do tempo de trabalho

Quando você tem uma comunicação digital, é possível organizar, agilizar e o otimizar o tempo de trabalho. Para saber com mais detalhes como otimizar seu tempo na escola, clique aqui.

 

Você no controle da comunicação

As agendas digitais se tornam a melhor solução para a comunicação das escolas. Com a agenda digital você tem total controle das atividades dos seus colaboradores. No aplicativo de comunicação Agenda Edu, por exemplo, você consegue mensurar a taxa de engajamento e adesão dos alunos e responsáveis.

 

Fortalecimento dos laços entre escola e família

A comunicação digital aproxima. Responsáveis, cuja a rotina diária é corrida, passam a utilizar os meios digitais para se comunicarem e se aproximarem da escola. Quando a escola opta em utilizar as tecnologias para se comunicar, aumenta a possibilidade de participação desses responsáveis. Assim, consequentemente, melhora o desempenho escolar do aluno, além de melhorar o engajamento entre escola e família. O mesmo acontece no relacionamento entre alunos e professores. Onde é possível a troca de conhecimentos, ambos aprendem juntos.

 

Como vimos, os aplicativos escolares tendem a melhorar a comunicação tanto interna, como externa, além de facilitar e agilizar a vida no ambiente escolar. São os responsáveis mais presentes na rotina escolar e os professores mais próximos dos alunos. Assim, temos uma melhor comunicação entre todos os atores da jornada educacional de forma integrada e, consequentemente, uma gestão de comunicação escolar bem aplicada.

 

Sabendo do potencial de uma boa comunicação na gestão escolar, que tal levar essa realidade para sua gestão e melhorar a comunicação entre alunos e responsáveis?

 

Para facilitar a comunicação entre escolas e famílias, conte com a Agenda Edu, a agenda digital mais utilizada do Brasil. Conheça mais sobre as vantagens da Agenda Edu! Você vai se surpreender!