4 dicas de como engajar os alunos em sala de aula

Dicas de como engajar alunos
Leitura de 3 minutos

Manter o aluno concentrado, motivado e fazer com que ele participe das aulas não é uma tarefa fácil para os professores. Alguns se desdobram para tornar a aula mais interessante, é preciso usar a criatividade e técnicas para que os alunos estejam engajados e aprendam as lições. As tecnologias trouxeram inúmeros benefícios para a educação, porém, seu uso impactou diretamente na capacidade de concentração por longos períodos de tempo. Se de um lado há dificuldade de concentração, por outro as possibilidades com o uso das tecnologias em sala de aula se multiplicaram.

 

É possível realizar algumas ações que os levem a ter vontade de participar das aulas e estejam engajados . Por isso, hoje trouxemos para vocês 4 dicas que podem ajudar o professor na hora de fornecer estímulos, fazendo com que o aluno se sinta motivado e engajado na sala de aula.

 

Confira as dicas:

 

1 – Novas metodologias

Ao invés de aulas tradicionais, procure interagir com os alunos de maneira constante. Exemplos do dia a dia, o ensino colaborativo, as experiências científicas e o uso da tecnologia são algumas das formas de engajar os alunos. Além disso, palestras, debates e apresentações podem ser uma maneira de inovar durante a rotina em sala de aula.

 

2 – Aposte nos jogos

Nada como aprender com diversão. O ensino lúdico facilita a aprendizagem dos alunos e aumenta o seu engajamento em sala de aula. Uma metodologia interessante é o “Gamification” ou “Gamificação”, que é o processo de aprendizagem lúdica, por meio de jogos. A aplicação da gamificação é utilizada nas escolas, como estratégia para atrair e engajar os estudantes.

 

Trouxemos alguns exemplos de como aplicar a gamificação em sala de aula. Uma delas é o clube de leitura, onde necessariamente não precisa utilizar a tecnologia. No clube de leitura os alunos fazem a leitura de livros e compartilham com a turma o aprendizado.  O estudante pode fazer uma resenha, gravar um vídeo ou encenar a história lida, cada formato pode acumular uma quantidade de pontos, quanto mais ler e mais compartilhar, mais pontos ele irá acumular. O vencedor do mês pode ganhar uma recompensa, algo que favoreça o engajamento  dos pequenos.

 

O desenvolvimento de jogos também é uma boa prática de gamificação, onde os alunos devem criam um jogo educativo.  O jogo pode reunir conhecimentos de história, geografia, ciências e matemática, por exemplo. Os professores dessas disciplinas ficam responsáveis por orientar e acompanhar o desenvolvimento dos protótipos.  

 

3 – Utilize as tecnologias ao seu favor (educomunicação)

Projetos que incentivam o protagonismo dos alunos também trazem bons resultados. Que tal praticar educomunicação para engajar os alunos? Um documentário, um jornal virtual, pesquisas na internet, fotografias externas, tudo produzido pelos alunos já faz uma grande diferença nas aulas. Você pode conferir práticas de educomunicação, clicando aqui.

 

4- Intensificar a comunicação

É preciso se comunicar como os alunos para que se tenha engajamento. Dê voz e escute atentamente suas dúvidas, respostas, abra espaço para o diálogo. É preciso incentivar o debate em sala, mas sem esquecer que a comunicação entre aluno e professor é importante.

 

Para aproximar e melhorar a comunicação entre aluno e professor você pode contar com a Agenda Edu. O aplicativo de comunicação escolar que conta com um canal direto de mensagem, o que facilita e agiliza a comunicação. Mas não só isso, a Agenda Edu aproxima os responsáveis da escola, fazendo com eles participem cada vez mais da rotina escolar dos alunos e melhore o engajamento escolar.

 

 

Clique aqui para experimentar grátis em sua escola.