2º semestre à vista!Leitura de 5 minutos

Acontece na escola 23 de julho de 2018

author:

2º semestre à vista!Leitura de 5 minutos

Estamos entrando na última semana das férias de Julho. Conseguiu descansar um pouco? E colocar todas as pendências em dia? Aproveite esses últimos dias para renovar as energias pois temos muitos desafios a partir do próximo mês!

Nosso consultor pedagógico Jones Brandão levantou algumas dicas e pontos importantes que gestores e professores devem ficar atentos para ter um segundo semestre de muito sucesso na escola. Confira abaixo:

 

A pausa no mês de Julho é sempre muito aguardada (mesmo nas escolas que “descansam” apenas de 15 dias), pois todos nós sabemos que o 2º semestre vai exigir mais. Essa segunda metade do ano tem um quantidade menor de dias letivos e uma carga bastante considerável de ações para dar conta, afinal fechamento de ano não pode ser comparado a fechamento de semestre.

 

Posso fechar os olhos e lembrar dos segundos semestres vividos:

 

👉 Já começa com Dia dos Pais;

👉 Olimpíadas esportivas;

👉 Grandes feriados nacionais em setembro, outubro e novembro;

👉 Campanha de matrículas;

👉 Negociações financeiras com os pais;

👉 Festa dos professores;

👉 Prova oficial do ENEM;

👉 Festa de formatura do 1º ano;

👉 Festa do 3º ano do Ensino Médio;

👉 Apresentação da Educação Infantil;

👉 Conselho de classe;

👉 Recuperação;

👉 Planejamento do ano seguinte (calendário, equipe, novidades);

👉 Confraternização funcionários;

👉 Renovação de contrato com parceiros;

👉 Manutenção e reformas no prédio.

 

Ufa!! E olha que essa lista pode ser ainda maior!

E em meio a isso tudo, o ano letivo rolando com todos os seus movimentos e desafios. Como não enlouquecer?

 
 


 

Bom, a sanidade no 2º semestre começa a ser construída quando se faz o planejamento para o ano todo. Dessa maneira, você á consegue ter uma visão clara das ações a tomar e diminui as incertezas e correrias de última hora.

 

✍ Veja algumas dicas importantes que podem facilitar a construção do seu ano letivo:

✍ Realize a maioria dos eventos pedagógicos no 1º semestre (amostras, feiras, etc.)

✍ Desenhe a campanha de matrículas ainda no final do 1º semestre;

✍ Antecipe a criação dos temas e de todo o planejamento das festas desde o início do ano;

✍ Faça o registro de tudo o que é feito, para no ano seguinte poder planejar a partir do que deu certo ou errado no ano anterior;

✍ Cumpra o calendário a todo custo, pois um furo no calendário pode desencadear muitos prejuízos.

 

Confira o texto “Agenda Edu: O que estamos fazendo para você alcançar o sucesso”.

 

Para gestores:

A Escola tende a não fazer registros das suas ações em um ano. São tantas coisas acontecendo no dia a dia que a escola acaba esquecendo de registrar sua história, trajetória, erros e acesso em cada uma das ações. Por isso, a tendência é que cada ano pareça o 1º ano de funcionamento da escola.

Um planejamento para cada ação é imprescindível, mas avaliar (e registrar a avaliação) após cada ação, também é. Esse é um hábito pouco cultivado em muitas escolas e implica na manutenção da cultura do apagar fogo e do pensar tudo outra vez como se nunca tivesse sido feito.

 

Para professores:

No segundo semestre existe a tendência de acelerar mais com o currículo, caso o ritmo do 1º semestre tenha sido mais tranquilo. Isso pode acabar prejudicando muitos alunos. Analise se esse for o seu caso e converse com sua coordenação sobre a necessidade de alguma aula extra com antecedência.

Sinalize também os casos de alunos que estão muito aquém do desempenho esperado. Não deixe para o último bimestre ou para a recuperação. Crie um grupo junto a coordenação e aos pais para que todos possam se empenhar, junto com você, na busca pelo melhor suporte. Que a recuperação desse aluno seja feita ao longo de todo o 2º semestre e não em uma ou duas semanas no final do ano, quando ele estará altamente desmotivado.

 

Última etapa:

A última etapa do 2º semestre (outubro e novembro) é um tempo oportuno para começar a elaboração do planejamento para o ano seguinte. Isso envolve material didático, planejamentos macros, análise de desempenho profissional, pesquisas sobre a escola, professores, etc. Mas principalmente, envolve uma auto análise crítica da sua atuação.

 

Gestores, preparem-se para um momento de feedback para cada um da sua equipe. Não faça isso apenas com os que lhe deram mais trabalho. Nesses momentos permita também que exista o feedback invertido, onde os membros da sua equipe compartilham as suas opiniões sobre você e sua gestão.

 

Professores, mesmo que você não seja convidado para um momento de feedback, exija um momento assim. Diga para seu gestor que deseja meia hora com ele e peça que lhe dê um feedback, assim como ofereça um a ele também.

 

Para facilitar os momentos de feedback vocês podem utilizar a metodologia do semáforo:

 

Verde: o que a pessoa deve continuar fazendo

Amarelo: o que a pessoa deve começar a fazer

Vermelho: o que a pessoa deve parar de fazer

 

Leia o artigo “Fim do semestre – É hora de avaliar sua escola”.

 

Ah! uma dica preciosa para momentos de feedback: se você está recebendo um feedback apenas escute e leve para uma reflexão. Não reaja com justificativas!

 

Espero que vocês tenham gostado dessas dicas!

Desejo um segundo semestre repleto de conquistas e com gosto de ano novo para todos!

E lembrem-se que a Agenda Edu está aqui para ajudar nessa jornada!

         
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *