Guia de comunicação escolar na Educação Infantil e BerçárioLeitura de 6 minutos
Danielle Gonzaga
Assessora de Implantação da Agenda Edu
Segundo a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a Educação Infantil, primeira etapa da Educação Básica, representa o início e o fundamento do processo educacional. Mas você sabe responder se a sua escola está fazendo uma boa comunicação na Educação Infantil?
A entrada na creche ou pré-escola, por vezes simboliza o primeiro distanciamento das crianças do ambiente familiar e o primeiro passo para uma socialização estruturada, o que gera a necessidade de um bom acolhimento e uma comunicação escolar efetiva, para que sejam construídas relações de confiança entre escola e família.
Seja em contexto de atividades remotas ou presenciais, é necessário realizar registros sobre a rotina das turmas para estreitar o elo família/escola e para que os responsáveis possam acompanhar o desenvolvimento da criança.
Educação Infantil na BNCC
Segundo a BNCC, é através da documentação feita pelo professor das vivências das crianças em ambiente escolar, que é possível acompanhar a trajetória de cada sujeito: suas dificuldades, potencialidades, socialização e aprendizagens, que ocorrem de maneira gradual.
Esses registros serão utilizados para reorganizar espaços, tempo e criar desafios que estimulem o desenvolvimento holístico de cada criança, respeitando seu tempo, autonomia e preferências. Eles não devem ser engavetados ou deixados de lado, mas sim compartilhados com as famílias e utilizados para fundamentar novas práticas pedagógicas.
A transparência nas relações estabelecidas é fundamental para que as famílias possam compreender que essa etapa educacional está pautada em duas concepções que são indissociáveis: cuidar e educar.
Dessa forma, para além do acolhimento das vivências e conhecimentos prévios que a criança constrói pautados em sua relação com a família e com o ambiente, a escola possui a missão de articular esse conjunto de saberes com suas propostas pedagógicas, visando expandir o universo de vivências, experimentações e habilidades de cada criança, através da brincadeira, convivência, livre expressão, construção da identidade e investigação do ambiente em um local acolhedor e seguro.
Mas, como é possível fortalecer esses vínculos? O que fazer para garantir a transparência e fluidez no compartilhamento dessas informações?
Separamos algumas dicas para você.
Ações para fortalecer a comunicação na Educação Infantil
Confira as nossas dicas para melhorar o relacionamento da sua escola com os alunos da Educação Infantil.
Faça a documentação da rotina da criança e compartilhe com as famílias
A documentação da rotina escolar pode ser feita a partir de vários recursos: fotos, vídeos, desenhos, textos, portfólios, relatórios, entre outros. É essencial gerar o hábito de capturar esses momentos e compartilhar com as famílias das crianças. Ter um canal de comunicação efetivo que permita esse envio é fundamental.
Caso sua escola não esteja promovendo atividades presenciais, invista na documentação inversa. Compartilhe orientações e sugestões de atividades que possam ser realizadas em casa com a mediação das famílias e solicite que os responsáveis capturem o desenvolvimento das tarefas e dinâmicas propostas.
O registro diário dessas atividades podem garantir aos professores um acompanhamento efetivo da evolução da criança com os desafios propostos fora do ambiente escolar.
Esses registros podem ser feitos através de áudios, vídeos e fotografias e devem ser compartilhados com os professores através do canal de comunicação digital adotado pela escola.
Acompanhe e incentive o engajamento das famílias
Documentos como a própria Constituição Federal de 1988, afirmam que a educação é direito de todos e dever do Estado e da família. Com isso, é fundamental que os responsáveis sejam participativos na vida escolar das crianças.
Promova momentos de tira-dúvidas, reuniões periódicas e de acolhimento. Informe as famílias de cada movimentação que ocorre na escola e a motivação de cada escolha feita pela instituição, sempre lembrando de incluir as considerações feitas pelos responsáveis nas tomadas de decisão feitas pelo corpo gestor.
Nunca esqueça de ressaltar a importância da família, a partir de sua base e influência, no processo de desenvolvimento pleno da criança, principalmente durante a Educação Infantil.
Seja transparente e comunique
Essa sugestão está diretamente ligada com o tópico anterior. Para que as famílias se sintam confortáveis, participativas e protagonistas dentro da comunidade escolar, é importante que a escola preste conta sobre processos e tomadas de decisões.
Compartilhe questões que vão desde pautas orçamentárias até a estruturação de um currículo digital que contemple a etapa da Educação Infantil em contexto pandêmico, por exemplo.
Ao investir em cuidados como esses, a escola demonstra o seu compromisso com uma gestão democrática e participativa.
Como uma agenda digital pode te ajudar na comunicação na Educação Infantil
A Agenda Edu é uma plataforma de comunicação e engajamento que busca fortalecer laços e, mais do que isso, conectar pessoas para transformar jornadas educacionais.
Através do aplicativo de agenda digital, as famílias podem acompanhar a rotina da criança e todas as movimentações que ocorrem na escola.
Utilizando a Agenda Edu, os professores conseguem:
- Compartilhar informações sobre aspectos fisiológicos da criança: alimentação, troca de fraldas, horários de soneca, evacuação, banho e ainda inserir observações, em tempo real, através da nossa funcionalidade de diário.
- Criar e compartilhar com as famílias um documento com todas as refeições feitas pela criança ao longo do dia, através da funcionalidade de cardápios.
- Criar um portfólio através do mural de fotos, com imagens da rotina e atividades desenvolvidas pelas crianças ao longo do dia, deixando esses registros disponíveis para que as famílias possam visualizar e fazer download.
- Tirar dúvidas e orientar famílias em tempo real através do nosso canal de mensagens.
São muitos benefícios, né? Quer saber mais? Clique aqui e entenda como funciona.
Fontes: