Último trimestre: é hora de captar e reter alunosLeitura de 6 minutos

Gestão escolar 12 de setembro de 2018

author:

Último trimestre: é hora de captar e reter alunosLeitura de 6 minutos

Já estamos no último trimestre do ano! Nesse período, uma das principais prioridades das instituições de ensino privado é como atrair novos alunos e manter os que já fazem parte da escola. Para isso, existem diversas estratégias que podem ajudá-lo a enfrentar esse desafio. Veja como potencializar o processo de matrículas e rematrículas da sua escola.


Em um mercado educacional cada vez mais competitivo o que conta, na verdade, é o seu potencial inovador. Por isso, no post de hoje, trouxemos para você métodos para ajudá-lo nessa missão. Além de atrair e manter o alunos, você saberá como trazer as famílias para a escola, fazendo com que eles estejam mais presentes na vida dos estudantes.


Leia também: 5 dicas de como aumentar o número de matrículas na sua escola


Esteja onde seus clientes estão e seja informativo


Conhecer onde seus clientes potenciais estão é o primeiro passo para captar mais alunos para a sua escola. Depois desta etapa, é possível iniciar o processo de interação por meio da divulgação do colégio. Geralmente, na Educação Infantil, a tomada de decisão é feita pelos responsáveis. Mas no Ensino Fundamental e Médio os alunos possuem um papel fundamental na escolha da escola. Assim, saber como e onde realizar essa divulgação requer atenção e um breve estudo.


Um outro passo fundamental para captar e reter os alunos, é manter as informações sempre acessíveis para a comunidade escolar e também para as famílias interessadas. Todos os dados referentes à instituição devem ser apresentados com clareza, principalmente, no processo de prospecção, pois é quando os responsáveis costumam ter mais dúvidas e buscam informações no meio online ou offline. Por isso, mantenha sempre seus canais de atendimento, site e redes sociais bem atualizados.


Ofereça um ambiente agradável


Nessa altura do campeonato, o número de visitas na escola é grande. Dessa forma, quando a instituição possui um ambiente agradável, um clima amigável entre sua equipe isso transparece nos alunos e nas famílias, quando estão realizando as visitas.


Por isso, é muito importante que o clima de motivação esteja presente não apenas na equipe gestora, mas em todos os funcionários da escola.


Aproveite também para apresentar as instalações, equipe e, principalmente, a proposta pedagógica. Assim, você pode mostrar como funciona a rotina da escola e informar aos responsáveis sobre as atividades extraclasse.


Mantenha um bom relacionamento com alunos e responsáveis


Pensando na importância de manter e fidelizar os alunos que já fazem parte da sua escola, o bom relacionamento com a família e com o aluno é essencial.


Leia também: 3 ações para fortalecer a relação entre escola-família


Aliás, você já ouviu falar em propaganda “boca a boca”? Nesse caso, os próprios alunos e responsáveis se tornam os principais encarregados pela propaganda da sua escola. Para que isso aconteça, é preciso ter uma boa relação com a família. Estreite os laços entre escola e família, faça com com que os responsáveis possam participar da rotina escolar dos alunos.


A comunicação como forte aliada na retenção e captação de alunos


A comunicação, potencializada pela agenda digital, pode ser uma forte aliada para o processo de retenção e captação de alunos. Uma das maiores dificuldades dos responsáveis no acompanhamento da rotina diária dos alunos é, inegavelmente, a questão do tempo.


Desse modo, as agendas escolares digitais estão cada vez mais se destacando, por proporcionar uma comunicação muito mais rápida e eficiente entre escolas, alunos e responsáveis. Além disso, essas plataformas permitem que os responsáveis se engajem e participem da jornada educacional dos alunos.


Baixe grátis o ebook: Comunicação com os pais para reter e captar alunos


Investir na qualidade da comunicação se torna primordial em uma estratégia de retenção. Cabe a escola buscar a melhor forma de garantir que informações realmente importantes cheguem aos responsáveis sem ruídos, de maneira clara e efetiva. Assim, o uso do aplicativo de comunicação escolar passa a ser um ótimo meio de se comunicar e manter alunos e responsáveis engajados com a escola.


Com a agenda digital você tem:


– Comunicação direta e em tempo real com alunos e responsáveis;

– Acompanhamento da adesão e do engajamento dos alunos e responsáveis;

– Integração com as demais soluções tecnológicas da escola;

– Comunicação escolar segura e participativa.


Enfim, sabemos que reter e captar alunos nem de longe é uma tarefa fácil. Esperamos que com essas dicas você possa potencializar suas matrículas e rematrículas. Utiliza alguma estratégia que não citamos aqui? Conta pra gente! 😉


Quer ajuda para reter e captar alunos melhorando o relacionamento e a comunicação com os responsáveis na sua escola de forma simples e efetiva? Conheça a Agenda Edu e suas vantagens!


Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos sobre o universo educacional, produzidos pela Agenda Edu

* obrigatório
         
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *