Como as tecnologias ajudam na alfabetização das criançasLeitura de 3 minutos
O processo de alfabetização é um dos momentos mais fantásticos e encantador para as crianças. Um momento cheio de descoberta, em que os professores precisam criar estratégias para facilitar e ajudar na aprendizagem dos alunos. Se antes os instrumentos utilizados se resumiam a lápis e cartilhas, hoje existem inúmeros recursos que ajudam nesse processo como jogos, aplicativos, livros multimídia e ambientes digitais de aprendizagem. É hora de utilizar as tecnologias na educação para que assim, possa tornar as aulas mais interativas, lúdicas e atraentes.
No post de hoje veremos como essas tecnologias podem auxiliar no processo de alfabetização das crianças, com práticas que podem facilitar a aprendizagem.
Como aliar tecnologia a alfabetização na escola
A escola pode optar pelo uso de tablets e/ou dispositivos móveis, pois são ótimas ferramentas que podem ajudar nesse processo. afinal, essas ferramentas contém elementos visuais que incentivam a leitura e a escrita. Além disso, os games e as redes sociais educativas também ajudam a engajar e despertar o interesse do aluno. No entanto, ao utilizar a tecnologia como aliada durante o processo de alfabetização, o professor precisa se planejar bem para que todas as suas práticas tenham um contexto e os objetivos propostos sejam alcançados.
Existem algumas plataformas ou recursos digitais que vão aliar tecnologia ao processo de alfabetização das crianças, são elas:
Com jogos, músicas, contação de histórias e conteúdos, a plataforma Pé de Vento insere o aluno em um ambiente de aprendizagem que o conduz por uma aventura gamificada. Voltada para alunos do primeiro ano, a ferramenta reúne diferentes atividades planejadas para durar 32 semanas. Conforme o aluno realiza tarefas, ele é apresentado a personagens e histórias. A plataforma é gratuita e está disponível na Educopédia.
Forma Palavras (jogo on-line)
Para estimular a leitura e a escrita, o jogo Forma Palavras simula o cenário de uma fábrica e pede para que os jogadores organizem letras, dispostas em uma engrenagem, até formarem a palavra indicada pela imagem. Conforme o aluno acerta, ele acumula pontos e muda de fase.
Livros Digitais (livro digital)
Com a ferramenta Livros Digitais, desenvolvida pelo Instituto Paramitas, os alunos podem ser alfabetizados criando e contando as suas próprias histórias. No site existe a opção de escolher entre quatro layouts pré-estabelecidos, adicionando imagens e textos. Após finalizar, o aluno pode imprimir sua publicação ou compartilhar o conteúdo nas redes sociais.
Como aliar tecnologia a alfabetização em casa
A presença da família também é muito importante na alfabetização das crianças, sua participação faz com que os alunos se sintam mais confiantes e determinados a aprender, além de despertar o protagonismo dos alunos.
Leia também: Como educar crianças protagonistas?
Para isso, os responsáveis podem acompanhar diariamente a rotina escolar do seu pequeno através do aplicativo de comunicação escolar da Agenda Edu.
Com a Agenda Edu, a escola envia os conteúdos aplicados em sala de aula e informa sobre a lição de casa, assim, os responsáveis podem ajudar diretamente na fixação e no desenvolvimento do aluno. Além disso, você pode contar com diversas funcionalidades que ajudam na aproximação entre escola e família.
Que saber mais sobre a Agenda Edu? Experimente agora mesmo em sua escola e veja como podemos melhor a comunicação escolar! 😉
O uso das tecnologias pode ser uma grande aliada para a alfabetização, mas é preciso sempre lembrar o verdadeiro intuito das ferramentas, seu objetivo. É preciso manter um equilíbrio e monitorá-las para que os resultados sejam satisfatórios.
Quer saber mais sobre Tecnologia na Educação Infantil? Baixe grátis nosso ebook e aproveite!