Como educar crianças protagonistas?Leitura de 6 minutos

Aproximando famílias 12 de março de 2019

author:

Como educar crianças protagonistas?Leitura de 6 minutos

A palavra “protagonista” é muito comum quando falamos de histórias, para se referir ao personagem principal de um livro ou filme. Mas você já ouviu falar de protagonismo infantil?

 

Muito discutida na educação nos últimos anos, ideia de protagonismo infantil significa tornar as crianças agentes de seu próprio desenvolvimento. Entenda mais logo a seguir e veja dicas de como educar crianças protagonistas.  

 

Entenda o que é protagonismo infantil

 

O protagonismo infantil propõe que os pequenos sejam atores de seu próprio desenvolvimento, seja na escola, no núcleo familiar ou nos espaços públicos. Eles passam a participar de forma ativa em diferentes momentos de seu dia a dia, porque consideramos que mesmo ainda pequena a criança já tem muito a contribuir para sua própria vida e para os ambientes ao seu redor.

 

Essas são características de uma criança protagonista:

 

– Ela se sente no direito de ser quem é, tanto em relação a suas características físicas como a seus gostos e valores.

– Da mesma forma enxerga o outro, com empatia e respeito às diferenças.

– Aprende a fazer escolhas e considera as consequências de suas atitudes, tanto para si mesma como para as pessoas ao seu redor

– É proativa e consegue solucionar problemas, porque se sente capaz de contribuir com a realidade que a cerca.

– Desenvolve continuamente o autoconhecimento e suas competências socioemocionais, mantendo relações e hábitos saudáveis.

 

Crianças protagonistas em casa e na escola

 

O protagonismo deve ser parte da vida da criança nos mais diversos contextos, seja em casa, nos círculos familiares, nos locais públicos e inclusive na escola. Na educação, o protagonismo infantil acontece quando se leva em consideração as necessidades, os interesses e os ritmos de cada criança. Desenvolvendo sua autonomia, a criança protagonista descobre o mundo ao seu redor de forma ativa e aprende a conviver coletivamente.

 

Leia também: Ebook grátis – Tecnologia na Educação Infantil e o protagonismo dos alunos

 

Dicas para criar crianças protagonistas

 

As famílias são parte muito importante do incentivo ao protagonismo, afinal é em casa que os pequenos começam a se desenvolver e descobrir seu lugar no mundo. Veja algumas formas de incentivar as crianças a serem protagonistas em seu dia a dia:

 

1. Permita que a criança faça escolhas

 

No cotidiano corrido, muitas vezes acabamos tolhendo as crianças de fazer escolhas e inclusive de cometer erros. Por exemplo, é mais fácil e rápido um adulto escolher e vestir uma roupa na criança, do que ajudá-la a fazer isso por conta própria. Mas isso não incentiva a autonomia, muito pelo contrário!

 

Ao invés de determinar cada detalhe da rotina dos pequenos, tente orientá-los para que aprendam a tomar suas próprias decisões. Pode começar por escolher uma roupa, um lanche no restaurante, o brinquedo para levar na viagem. Eles vão errar algumas vezes nesse processo, assim como todos nós, mas aprenderão com cada erro.

 

2. Estimule a curiosidade e criatividade

 

As crianças já nascem curiosas, e isso as faz descobrir o mundo à sua volta. Esse espírito de descoberta é o que faz com que aprendam com autonomia, sem depender que alguém lhes mostre sempre o caminho.

 

Brincadeiras lúdicas, atividades artísticas e contato com a natureza são muito importantes para que não percam essa capacidade com o passar dos anos. Além disso, o incentivo à leitura na infância estimula a imaginação e a vontade de aprender sempre mais.

 

3. Incentive a autoestima

 

Valorizar as características da criança e os seus sucessos é essencial para ela sentir como é importante. Entretanto, evite reforçar estereótipos falando apenas que uma menina é bonita, ou que um menino é muito forte e corajoso. Mostre para a criança que ela é incrível por diversos motivos: é inteligente, esperta, carinhosa, bondosa, boa amiga, engraçada…

 

Fique sempre atento para perceber se criança está demonstrando sinais de baixa autoestima ou até sendo vítima de bullying. Nesse caso, estimule-a a expressar o que está acontecendo para descobrir o motivo e, se necessário, procure especialistas para auxiliar.

 

4. Promova o diálogo

 

Para criar uma criança protagonista, é essencial incentivá-la a expressar suas opiniões e também seus sentimentos. Pergunte o que ela achou de algo de aconteceu no desenho, ou como se sentiu com a atitude de um amiguinho. Com esses exercícios ela vai entender melhor suas emoções e como expressá-las.

 

Ao mesmo tempo, nós adultos devemos aprender a escutar as crianças. Elas não se expressam apenas oralmente, mas também através do silêncio e de seu comportamento. Praticar a escuta ativa é estar atento a todas as formas de comunicação, para compreender as verdadeiras necessidades dos pequenos.

 

5. Dê responsabilidades e tarefas

 

É claro que brincar é muito importante para o desenvolvimento, assim como ir para a escola e descansar. Mas aos poucos, de acordo com a idade, incluir outras tarefas na rotina da criança é essencial para ajudá-la desenvolver responsabilidade e compreender as consequências de suas ações.

 

Elas podem começar recolhendo os brinquedos, guardando as roupas, e com o tempo limpar o quarto e lavar a louça. Evite delegar uma tarefa como forma de punição, mas sim como parte de sua responsabilidade para a criança adquirir autonomia, mostrando que ela tem capacidade para fazer aquilo.

 

Veja mais: Como as crianças podem ajudar nas tarefas de casa

 

6. Incentive a colocar a mão na massa

 

As crianças aprendem muito com a prática, principalmente quando têm a oportunidade de criar algo novo. Nas escolas, o movimento maker está inovando a educação, mas também podemos incentivar os pequenos a colocar a mão na massa no dia a dia!

 

Criar brinquedos a partir de materiais recicláveis, ajudar a consertar móveis ou a pintar uma parede, fazer um bolo ou uma receita na cozinha, plantar flores no jardim ou fazer uma horta… São inúmeras as oportunidades para a criança aprender de forma ativa em casa. E quando vir os resultados, ela ficará orgulhosa de sua capacidade e se sentirá ainda mais confiante para tentar coisas novas.

 

Quer transformar seu pequeno em protagonista?

 

A Dentro da História transforma as crianças em protagonistas de livros personalizados junto com a seus personagens favoritos, com o propósito de incentivar o protagonismo infantil através da leitura e da identificação com as histórias.

 

São mais de 30 livros para personalizar, da Turma da Mônica, Patrulha Canina, Barbie e vários outros personagens. Você monta o avatar com as características da criança no site e recebe em casa o livro com um kit de atividades educativas!

 

Clique aqui e ganhe 10% de desconto para transformar seu pequeno em protagonista de uma história exclusiva!

         
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *