O uso das tecnologias estão cada vez mais presentes na vida das pessoas, é comum vermos crianças, jovens e adultos conectados. Frequente na vida de todos, principalmente dos estudantes, o uso das tecnologias na escola é hoje uma realidade na educação do século XXI.
Mas como fazer com que a tecnologia seja uma aliada da aprendizagem? Qual a importância do professor no uso das tecnologias?
Somente implantar computadores na escola não é o suficiente para ajudar na melhoria da educação. É necessário que professores, coordenadores, diretores e até os responsáveis conheçam a realidade dos seus alunos junto às novas tecnologias, para que saibam utilizá-las a favor da educação.
A tecnologia traz diversos benefícios para os alunos, ela desperta a criatividade, o interesse, novas formas de se comunicar, pensar, estudar e aprender, mas para que seu uso seja efetivo é preciso apresentar um conteúdo atraente, sem esquecer que ela deve ser usada de forma crítica, significativa, reflexiva e ética.
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Antigamente, o professor era o único participante ativo em sala de aula, somente ele tinha o conhecimento e transmitia para seus alunos, sem muita participação ou grandes reflexões sobre o conteúdo.
Nos dias de hoje, o professor continua sendo o mentor em sala de aula, mas além disso, ele agora é mediador e orientador do uso das tecnologias, com o papel significativo de buscar novas alternativas para desenvolver a aprendizagem dos alunos.
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O professor na educação infantil é o mediador entre a criança e o conhecimento, sua forma de educar e passar conteúdo exige grande atenção e cuidados.
O método de transmitir conhecimentos e ensinamentos para esses pequenos tem que ser da forma mais simples, clara e dinâmica possível. Por isso, é preciso que exista uma preparação para os profissionais que ficarão responsáveis por eles.
A busca por metodologias adequadas para as crianças é responsabilidade desse profissional, é importante aprender sobre o desenvolvimento da criança, a forma como eles veem e sentem o mundo, assim, é possível criar oportunidades para ela manifestar sua linguagem, suas ideias, seus sentimentos, sua criatividade, suas relações sociais e sua imaginação.
6 habilidades do professor do futuro
O contato com novas linguagens aproximam o conteúdo de ensino às novas gerações, principalmente dos chamados nativos digitais. Esse é o público que desde pequenos tem naturalidade e domínio sobre os recursos tecnológicos.
Mesmo que a criança ainda não saiba ler ou escrever, as tecnologias já podem ser utilizadas como ferramenta de ensino dentro e fora da escola.
O professor que tem mais facilidade com a tecnologia, tende a buscar e apresentar novas alternativas de ensino, promovendo mais desenvolvimento socioeducativo, melhor acesso à informação e uma melhor comunicação.
Por isso, separamos algumas práticas que pode facilitar a adaptação dos professores quanto ao uso das tecnologias. Confira!
São inúmeras as opções de tecnologias oferecidas nos dias de hoje, por isso, ofereça recursos com objetivos claros que, realmente, vá solucionar o problema daquele professor, além de agilizar os seus processos.
A demanda de fazer uso de uma tecnologia tem que ser o mais pertinente possível. Cabe à direção apresentar ferramentas e mostrar quais são suas possibilidades de uso.
Além disso, oferecer treinamento aos professores sobre o uso da tecnologia, na qual, você deseja implantar na escola é uma boa alternativa para o desenvolvimento das habilidades.
É muito importante estimular o professor a utilizar as tecnologias em seu dia a dia, seja o computador da sala de aula, apresentação em data show, ou até mesmo preenchimento das agendas digitais. Quanto mais a utilização dessas ferramentas forem natural, mais fácil será a sua integração na dinâmica escolar.
Ter na instituição um profissional da direção que faça a ponte entre o corpo docente e os recursos tecnológicos pode facilitar o diálogo e a aproximação das ferramentas disponíveis com a abordagem pedagógica de cada professor.
“Esse profissional não é um professor que leciona nem um técnico da informação. Ele é a ligação entre a tecnologia da informação e o ensino. Ele gera a união de forma confortável e efetiva para o professor e para o aluno”.
O professor não precisa saber tudo sobre tecnologia, mas ele precisa se adaptar a realidade em que os alunos se encontram para obter os resultados desejados em sala de aula.
A implantação das tecnologias de informação e comunicação em uma escola não favorece somente a aprendizagem do aluno, como também aproxima os professores dos alunos, permitindo a possibilidade de construírem conhecimentos e trocas de experiências juntos, uma construção coletiva do saber.
A tecnologia facilita a transmissão da informação, mas o papel do professor continua sendo fundamental na escolha e na utilização do meio. Por isso, é importante buscar uma transformação cultural que envolva o treinamento de professores e o engajamento de alunos.
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Legal, parabéns aos idealizadores do site.
Oi, Josue! Que bom que você gostou dos nossos conteúdos. Continue acompanhando nosso blog, temos muitos assuntos educacionais. ;)
Muito bom o conteúdo..Preciso saber quem é o esc r Igor do texto o professor frente as tecnologias..preciso referenciar em um trabalho academico
Oi, Juliana, tudo bem?
Você pode referenciar ao site do blog Jornada Edu indicando o dia da sua consulta. ?